A propensão do estudante universitário/ português para o comércio electrónico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24894 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
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A propensão do estudante universitário/ português para o comércio electrónicoComércio electrónicoCompras on-lineEstudantes universitários portuguesesCompras via InternetE-ComnnerceE-BusinessElectronic commerceonline buyingPortuguese university studentsBuying thru InternetMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoDe acordo com vários estudos realizados em diversos países, existe uma evidência de que o comércio electrónico B2C tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. No caso de Portugal, esse crescimento também se verifica, embora seja apontada uma certa resistência à sua adesão. Na tentativa de percebermos melhor essa resistência, procurámos analisar com mais pormenor uma das maiores e mais promissoras classes de utilizadores da Internet: a classe estudantil universitária. A importância do estudo desta classe assume um relevo ainda maior se tomarmos em consideração que são poucos os estudos realizados até hoje no nosso país que abordem a propensão do estudante universitário face ao comércio electrónico. De acordo com o nosso estudo, baseado num questionário distribuído a cerca de 700 estudantes universitários, uma das causas mais indicadas de resistência à adesão ao comércio on-line continua a ser a segurança, embora se tenha constatado que a preferência pelo comércio tradicional se evidência, actualmente, como a primeira grande razão para a resistência. Numa óptica de gestão de relações com o consumidor (CRM), estes resultados chamam a atenção para o facto de que é necessário continuar a conceder, aos aspectos relacionados com a segurança, uma atenção especial, bem como de que são necessárias ideias inovadoras que permitam minimizar o impacto de certos aspectos intrínsecos ao comércio electrónico. A sensibilização para as vantagens do comércio electrónico entre os estudantes também será uma importante medida a tomar neste sentido.Several, studies around the world indicate that business-to-consumer ecommerce is becoming mainstream among Internet users. Despite the resistance observed that growth still applies, In Portugal. In an attempt to better understand that resistance, we tried to analyse more deeply one of the biggest and most prolific groups of Internet users, university students. The importance of the study of this class becomes higher if we keep in mind that little research has been made to relate with each other. Results of online survey data collected from 700 undergraduate students suggest that security is still one of the most important factors of resistance to e-commerce in Portugal. However, there is evidence that characteristics intrinsic to traditional commerce are nowadays the most important factors for the resistance. From a customer relationship management perspective (CRM), the findings indicate that it is important to maintain the aspects related to security control as well as to create innovative ways capable of minimize the intrinsic aspects of traditional commerce. It is also important to make the students realize the advantages of E-Commerce.Instituto Superior de Economia e GestãoReis, António Palma dosRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Sérgio Miguel Vasconcelos2022-07-18T09:49:22Z2005-062005-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24894porOliveira, Sérgio Miguel Vasconcelos (2005). “A propensão do estudante universitário/ português para o comércio electrónico”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:50.326387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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