A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andreia Sofia Nunes, 1976-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20239
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_21fd867f615f723d504fb741fdb69eb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitaisProfessores - FormaçãoTecnologias da informação e da comunicaçãoAprendizagemEducação - PedagogiaTrabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O relatório de projeto relata várias experiências realizadas no âmbito do Projeto TACCLE2, projeto este que atua a nível europeu e que tem como principal objetivo a criação de atividades com tecnologias para os professores das diferentes áreas utilizarem com os seus alunos. Partindo da constatação da fraca utilização das tecnologias digitais nas escolas e da desadequada formação contínua de professores ao objetivo de preparar convenientemente os mesmos para o uso pedagógico das TIC, o trabalho de projeto aqui relatado pretendeu desenvolver estratégias e materiais que contribuíssem para a adequada formação de professores no uso das tecnologias digitais nas suas práticas letivas. Uma adequada formação neste âmbito é fundamental pois, mais do que competências tecnológicas, os professores deverão ser capazes de refletir criticamente acerca das tecnologias digitais e das suas possibilidades de educação pedagógica, de modo a desenvolverem uma estratégia educativa centrada no aluno, em que o mesmo desempenhe um papel ativo na construção do conhecimento. Deste modo, e tendo em conta a problemática em questão, pretendeu-se aqui o desenvolvimento de várias estratégias que conduzissem à modificação das práticas escolares através da utilização pedagógica das TIC.This research project was collaboration for the TACCLE2 Project, which operates at a European level and aims to create activities with technology for teachers from different areas to be used with their students. Based on the observation of a low rate of use of technologies in schools and the inadequate teachers training in order to properly prepare them for the pedagogical use of ICT, the project presented here pretends to develop strategies and materials that contribute to a rich formation of teachers in the use of digital technologies in their practice. Adequate training in this area is fundamental because more than technological skills, the teachers should be able to reflect critically about digital technologies and their possibilities of pedagogical education, in order to develop an educational strategy centered on the student, in which it plays an active role in the construction of knowledge. Thus, taking into account the problems in question, here we have tried to develop strategies that lead to changes of school practices through the educational use of ICT.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Andreia Sofia Nunes, 1976-2015-10-08T13:53:40Z20152014-10-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20239TID:201282623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:19.211019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
title A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
spellingShingle A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
Martins, Andreia Sofia Nunes, 1976-
Professores - Formação
Tecnologias da informação e da comunicação
Aprendizagem
Educação - Pedagogia
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
title_short A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
title_full A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
title_fullStr A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
title_full_unstemmed A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
title_sort A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE 2 : criação de recursos com tecnologias digitais
author Martins, Andreia Sofia Nunes, 1976-
author_facet Martins, Andreia Sofia Nunes, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Andreia Sofia Nunes, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Tecnologias da informação e da comunicação
Aprendizagem
Educação - Pedagogia
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
topic Professores - Formação
Tecnologias da informação e da comunicação
Aprendizagem
Educação - Pedagogia
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-15
2015-10-08T13:53:40Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20239
TID:201282623
url http://hdl.handle.net/10451/20239
identifier_str_mv TID:201282623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134282215587840