Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tesch, Angela de Oliveira Antelo, 1977-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23959
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_bd69064e7ce75be582e7737686452441
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visualTecnologia educativaInclusãoDeficiência visualProfessores - FormaçãoTeses de mestrado - 2015Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A presente pesquisa incide sobre a formação dos professores em relação ao uso de tecnologias educacionais para os alunos com deficiência visual incluídos na rede regular de ensino. Esta formação é essencial para o melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula visto que os recursos tecnológicos são utilizados pelos alunos cegos ou com baixa visão matriculados no sistema de inclusão nas escolas. O trabalho pretende contribuir para a reflexão em torno da temática da formação de professores para o uso das tecnologias educacionais para os alunos com deficiência visual, a fim de aumentar o diálogo sobre o assunto e assim garantir melhor igualdade de aprendizagem e oportunidades aos alunos incluídos nestas condições nas unidades de ensino. A investigação foi realizada dentro dos conceitos da abordagem qualitativa na recolha de dados e análise de conteúdo, tendo sido feita a partir de entrevistas de grupo com participantes previamente selecionados de acordo com sua área de atuação. Foram abordados temas como a deficiência visual, inclusão desses alunos na rede regular de ensino, formação de professores e as tecnologias utilizadas com indivíduos deficientes visuais. Os resultados apresentados indicam que existe a necessidade de melhorias na formação dos professores no uso das tecnologias educacionais específicas. No entanto, esses profissionais mostram-se interessados a se tornar aptos ao uso dos recursos tecnológicos educacionais disponíveis para o público escolar com deficiência visual.This research approaches the background of teachers dealing with educacional technologies meant for students suffering from sight conditions, Who are included on regular tuition net of schools. The mastering of such Technologies is essential for a better development of the pedagogical activities in the classroom, considering that technologic aid is used by blind students as well as those with weak and low sight. This paper intends to contribute with the discussion about the teachers mastering and usage of educational technologies for students in need of them. It aims at enriching the dialog about this very subject that may assure the students conditions and opportunities in the group where they are included. The investigation has been made within the quality approach concepts at the data aquisition and contents analysis. It was done from interviews of groups of individuals previously selected in accordance with their areas of activities. Topics such as sight conditions, inclusion of impaired students in the regular tuition systems, teachers specialization and technologies of interest have been discussed. The presented results indicate the need of improvement in the teachers background when using specific educacional technologies. These professionals seemed interested in learning how to use the available technologies discussed here.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaTesch, Angela de Oliveira Antelo, 1977-2016-06-07T10:14:23Z20152016-02-052015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23959TID:201704277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:12:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:10.633182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
title Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
spellingShingle Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
Tesch, Angela de Oliveira Antelo, 1977-
Tecnologia educativa
Inclusão
Deficiência visual
Professores - Formação
Teses de mestrado - 2015
title_short Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
title_full Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
title_fullStr Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
title_full_unstemmed Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
title_sort Formação de professores : tecnologia educacional para o aluno deficiente visual
author Tesch, Angela de Oliveira Antelo, 1977-
author_facet Tesch, Angela de Oliveira Antelo, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tesch, Angela de Oliveira Antelo, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Inclusão
Deficiência visual
Professores - Formação
Teses de mestrado - 2015
topic Tecnologia educativa
Inclusão
Deficiência visual
Professores - Formação
Teses de mestrado - 2015
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-06-07T10:14:23Z
2016-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23959
TID:201704277
url http://hdl.handle.net/10451/23959
identifier_str_mv TID:201704277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134322757730304