O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Maria Verde
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2868
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_3ba7305ea0311801ca70091a3ecdd20e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicotransiçõescontinuidadeeducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicotransitionspermanencypreschool education1st cycle of basic educationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio surge no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo do mestrado, as aprendizagens adquiridas no decorrer dos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido. Este relatório de estágio está organizado em duas partes: a primeira parte é composta por uma síntese dos diferentes estágios (creche, jardim de infância e 1.º CEB), onde estão descritos os contextos, as experiências vividas e o projeto desenvolvido. A segunda parte contempla o exercício investigativo realizado a partir de questões emergentes dos estágios desenvolvidos. O estudo de natureza qualitativa procurou analisar as estratégias para o apoio no processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1.º CEB e os constrangimentos e fatores que influenciam esse processo, tendo como objetivo um entendimento global dos diferentes intervenientes que participam nestes processos de transição escolares. Assim, foram realizadas entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância, a duas professoras do 1.º CEB, a duas docentes do ensino superior politécnico e a três crianças do jardim de infância. Foi ainda realizado um focus group a sete crianças do 1.º CEB. Da triangulação dos dados, salientam-se as seguintes conclusões: a relevância de uma transição pacífica e contínua, que preveja a continuidade educativa; a importância de se conhecer os diferentes contextos educativos a vários níveis.This internship report at the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education aims to acknowledge the academic path during the Masters, the learning process in the course of the internship and the research work fulfilled. This report is organized in two parts: the first part includes a summary of the different internships (nursery, kindergarten and primary-elementary school), where the contexts are described, and also the project developed is recorded. The second part contemplates the investigative exercise performed from the internships taken. The qualitative study sought to analyze the strategies to support the transition process of children from pre-school education to the 1st CBE and the constraints and factors that influence this process, aiming at a global understanding of the different actors that participate in these school transition processes. Thus, semi-directive interviews were conducted with two kindergarten teachers, two teachers from the 1st CBE, two academic teachers and three children from kindergarten. It was also accomplished a focus group of seven children from the 1st CBE. From the data triangulation, enhances the following: the relevance of a peaceful and continuous transition, which provides for educational continuity; the importance of acknowledge the different educational contexts at various levels.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Susana Maria Verde2020-04-14T14:06:36Z2020-03-112020-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2868TID:202468127por202468127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:12Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:45.856700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Silva, Susana Maria Verde
transições
continuidade
educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
transitions
permanency
preschool education
1st cycle of basic education
title_short O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_full O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_sort O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
author Silva, Susana Maria Verde
author_facet Silva, Susana Maria Verde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Susana Maria Verde
dc.subject.por.fl_str_mv transições
continuidade
educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
transitions
permanency
preschool education
1st cycle of basic education
topic transições
continuidade
educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
transitions
permanency
preschool education
1st cycle of basic education
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T14:06:36Z
2020-03-11
2020-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2868
TID:202468127
url http://hdl.handle.net/10400.15/2868
identifier_str_mv TID:202468127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202468127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137037710786560