Otimização de postos: standardized work & Kaizen no contexto de uma indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26861
Resumo: O presente relatório apresenta o estudo das técnicas utilizadas numa empresa de indústria automóvel para melhorar os postos de trabalho. Foca-se na utilização de práticas de standardized work e melhoria continua – kaizen – numa linha de preparação crítica a nível da sua capacidade de produção, promovendo a equilibragem nos postos em causa de forma a que os seus tempos de ciclo permitissem garantir a produção. Assim, o projeto foca-se melhoria dos postos a diversos níveis: tempo de ciclo (TC), qualidade, ergonomia, número de não conformidades, atividades de valor não acrescentado (OC). O projeto caracterizou-se também pela criação e supressão de postos de trabalho, aumentado o nível de produtividade. O objetivo é sempre fazer mais com o mesmo ou fazer mais com menos. A metodologia deste estudo corresponde a um estudo de caso e a sua realização foi de encontro à metodologia utilizada pela empresa no Standardized Work & Kaizen e dividiu-se em cinco fases: conhecimento e caraterização da empresa; identificação dos problemas; revisão da literatura; projeto (caraterização do estado inicial, identificação de soluções, realização de testes e implementação da melhor solução); e análise de melhorias. Assim, é importante conhecer a empresa e o processo produtivo em causa, nomeadamente, a hierarquia do sector. Apresenta-se também as aplicações necessárias para a realização do projeto: EQUINOX e ASWK. A primeira mostra o estado dos postos. A segunda permite estudar os postos através de filmagens, fornecendo no fim, o Yamazumi e Esquema Cronológico Dinâmico (ECD) de cada posto. Uma vez que a este estudo se uniu a eliminação de um posto de trabalho, as melhorias obtidas na eliminação de OCs dos outros postos, foram utilizadas para equilibrar as operações deste posto. No que diz respeito as equilibragens o objetivo passou por melhorar da melhor forma possível as operações da diversidade com maior percentagem de produção. Para avaliar o estado final dos postos utilizou-se o Yamazumi WACT, que mostra o tempo de ciclo dos postos de acordo com a percentagem de produção esperada e através daqui, conclui-se um resultado positivo. Este Yamazumi permite também criar as regras necessárias para a introdução de um posto chandelle (posto que absorve operações que deixam os outros fora do TC), ajustando as necessidades e velocidades adequadas à linha.
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A metodologia deste estudo corresponde a um estudo de caso e a sua realização foi de encontro à metodologia utilizada pela empresa no Standardized Work & Kaizen e dividiu-se em cinco fases: conhecimento e caraterização da empresa; identificação dos problemas; revisão da literatura; projeto (caraterização do estado inicial, identificação de soluções, realização de testes e implementação da melhor solução); e análise de melhorias. Assim, é importante conhecer a empresa e o processo produtivo em causa, nomeadamente, a hierarquia do sector. Apresenta-se também as aplicações necessárias para a realização do projeto: EQUINOX e ASWK. A primeira mostra o estado dos postos. A segunda permite estudar os postos através de filmagens, fornecendo no fim, o Yamazumi e Esquema Cronológico Dinâmico (ECD) de cada posto. Uma vez que a este estudo se uniu a eliminação de um posto de trabalho, as melhorias obtidas na eliminação de OCs dos outros postos, foram utilizadas para equilibrar as operações deste posto. No que diz respeito as equilibragens o objetivo passou por melhorar da melhor forma possível as operações da diversidade com maior percentagem de produção. Para avaliar o estado final dos postos utilizou-se o Yamazumi WACT, que mostra o tempo de ciclo dos postos de acordo com a percentagem de produção esperada e através daqui, conclui-se um resultado positivo. Este Yamazumi permite também criar as regras necessárias para a introdução de um posto chandelle (posto que absorve operações que deixam os outros fora do TC), ajustando as necessidades e velocidades adequadas à linha.This report presents a study of the techniques used in an automotive industry to improve jobs. It focuses on the use of standardized work practices and continuous improvement - kaizen - in a line of critical preparation in terms of its production capacity, promoting the balancing of the workstation in question so that their cycle times could guarantee production. Thus, the project focuses on the improvement of the stations at various levels: cycle time (CT), quality, ergonomics, number of non-conformities, non-value-added activities (OC). The project was also characterized by the creation and suppression of jobs, increasing the level of productivity. The goal is to always do more with the same or do more with less. The methodology of this study corresponds to a case study and its accomplishment was in accordance with the methodology used by the company in Standardized Work & Kaizen and it was divided in five phases: knowledge and characterization of the company; identification of problems; literature revision; design (characterization of the initial state, identification of solutions, testing and implementation of the best solution); and analysis of improvements. Thus, it is important to know the company and the production process in question, namely the hierarchy of the sector. It also presents the necessary applications for the realization of the project: EQUINOX and ASWK. The first shows the status of the workstations. The second allows to study the workstations through filming, providing in the end, the Yamazumi and Dynamic Chronological Scheme (ECD) of each workstation. Since this study was combined with the elimination of a job, the improvements obtained in the elimination of OCs from the other workstations were used to balance the operations of this workstation. About balancing, the goal was to improve the operations of diversity with the highest percentage of production. To evaluate the final state of the stations, the Yamazumi WACT was used, which shows the cycle time of the stations according to the expected production percentage and here, positive results were observed. This Yamazumi also allows to create the necessary rules for the introduction of a chandelle station (since it absorbs operations that leave others outside the CT), adjusting the needs and speed appropriate to the line.2019-10-23T15:35:23Z2019-07-01T00:00:00Z2019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26861porTavares, Ana Carolina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:02Zoai:ria.ua.pt:10773/26861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:46.497477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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