A aplicação do método SWK e ferramentas lean no abastecimento de peças numa linha de montagem de automóveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7229 |
Resumo: | O presente relatório de trabalho de estágio, no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, foi realizado numa fábrica de montagem de automóveis do grupo Stellantis, e teve como base a área da Gestão Industrial. O objetivo do projeto de estágio consistiu em otimizar um posto de abastecimento na linha de montagem de um automóvel. Criando, assim, padrões de operações através de uma das ferramentas da metodologia Lean. Desta forma, torna-se possível identificar rapidamente os desperdícios e erros, e, posteriormente, resolvê-los. Para chegar ao objetivo pretendido, a empresa propôs a implementação da metodologia SWK – Standardised Work and Kaizen. O núcleo ou atividade chave desta ferramenta é a criação de modelos de trabalho padronizado. A definição de um posto de trabalho padronizado permite que todos os operadores do posto realizem a operação da mesma forma. Tornando-se mais fácil de identificar potenciais erros e conseguir rapidamente resolvê-los. O trabalho foi realizado no posto de abastecimento logístico ou “Picking MVA”. Partindo de uma observação do posto para posteriormente analisar as possíveis melhorias, de maneira a atingir o objetivo proposto. Através da implementação do SWK foi possível identificar ações de melhoria no posto de “Picking MVA”. Deste modo, ao serem implementadas, permitiram diminuir o tempo de ciclo, reduzir operações que não acrescentavam valor ao produto final e, sobretudo, criar um posto de trabalho ergonómico e eficiente. Em suma, permitiram que os operadores realizassem as operações sem falhas e sem stress. |
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A aplicação do método SWK e ferramentas lean no abastecimento de peças numa linha de montagem de automóveisStandardized WorkKaizenIndústria AutomóvelTempo CicloOtimização do PostoYamazumiMelhoria Contínua5’sDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO presente relatório de trabalho de estágio, no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, foi realizado numa fábrica de montagem de automóveis do grupo Stellantis, e teve como base a área da Gestão Industrial. O objetivo do projeto de estágio consistiu em otimizar um posto de abastecimento na linha de montagem de um automóvel. Criando, assim, padrões de operações através de uma das ferramentas da metodologia Lean. Desta forma, torna-se possível identificar rapidamente os desperdícios e erros, e, posteriormente, resolvê-los. Para chegar ao objetivo pretendido, a empresa propôs a implementação da metodologia SWK – Standardised Work and Kaizen. O núcleo ou atividade chave desta ferramenta é a criação de modelos de trabalho padronizado. A definição de um posto de trabalho padronizado permite que todos os operadores do posto realizem a operação da mesma forma. Tornando-se mais fácil de identificar potenciais erros e conseguir rapidamente resolvê-los. O trabalho foi realizado no posto de abastecimento logístico ou “Picking MVA”. Partindo de uma observação do posto para posteriormente analisar as possíveis melhorias, de maneira a atingir o objetivo proposto. Através da implementação do SWK foi possível identificar ações de melhoria no posto de “Picking MVA”. Deste modo, ao serem implementadas, permitiram diminuir o tempo de ciclo, reduzir operações que não acrescentavam valor ao produto final e, sobretudo, criar um posto de trabalho ergonómico e eficiente. Em suma, permitiram que os operadores realizassem as operações sem falhas e sem stress.ABSTRACT: The forward report of the internship work, within the scope of the Masters in Mechanical Engineering and Industrial Management, carried out in a car assembly plant of the Stellantis group, and which was based on the area of Industrial Management. The objective of the internship project was to optimize a suplying station on the assembly line of an automobile. Creating, for that, operational standards through one of the Lean methodology’s tools. Consequently, it becames possible to quickly identify waste and errors and, there for, to resolve them. To reach the intended objective, the company proposed the implementation of the SWK methodology – Standardized Work and Kaizen. The core or key activity of this tool is the creation of standardized working models. Defining a standardized workstation allows all operators at the workstation to carry out the operation in the same way. Allowing it to easier identify potential errors and manage a quick resolution. There for, the work was carried out at the logistic suplying station or “Picking MVA”. Starting from an observation of the workingstation and, a later analysis of possible improvements in order to achieve the proposed objective. Throughout the implementation of the SWK, it was possible to identify improvement actions at the “Picking MVA” station. In which, when implemented, allowed to reduce the cycle time, reduce operations that did not add value to the final product and, above all, create an ergonomic and efficient workstation. At the end, allowing the operators to perform the operations without failures and stress’.Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesLopes, Maria Odete MonteiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCoutinho, Leandro Manuel Henriques2023-02-22T01:30:20Z2022-02-222021-11-192022-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7229TID:203001150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-25T02:30:22Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:59.685977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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