Educar para a atualidade: dar vida à mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Manuel Augusto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1189
Resumo: O trabalho que a seguir se descreve está inserido no âmbito do relatório de estágio da prática de Ensino Supervisionada I e II no contexto de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, para aquisição do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório teve como objetivo o aprofundamento teórico acerca do trabalho desenvolvido ao longo destes dois estágios. Tem ainda como propósito dar a conhecer a realização da nossa intervenção educativa, onde se apresentou de uma forma organizada, planificada, concretizada e avaliada, tendo em conta o paradigma do professor reflexivo. Pretendemos, ainda, com este trabalho dar a conhecer, que estiveram sempre presentes preocupações evidentes, de que, as nossas aprendizagens e estratégias pedagógicas fossem de encontro à reflexão sobre a prática, contribuindo e garantindo, de certo modo, o crescimento e o sucesso escolar de cada aluno. A fundamentação deste relatório foi feita com base em autores de referência, para estes níveis de ensino aqui referenciados. Descreve-se ainda neste relatório as diversas fases deste desenvolvimento e das práticas vivenciadas, dando a conhecer as caraterísticas do contexto educativo, estrutura e funcionamento do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade da continuidade pedagógica entre estes dois ciclos. Foi uma experiência enriquecedora que nos proporcionou comparar semelhanças e diferenças, entre estes dois níveis, reconhecendo a inevitável continuidade e articulação pedagógicas.
id RCAP_226b19bdaf88ee0e88893ef7aa7b6438
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a atualidade: dar vida à mudançaProfessor reflexivoAprendizagem cooperativaPrática pedagógicaAprendizagem activa2º Ciclo Ensino Básico1º Ciclo Ensino BásicoO trabalho que a seguir se descreve está inserido no âmbito do relatório de estágio da prática de Ensino Supervisionada I e II no contexto de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, para aquisição do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório teve como objetivo o aprofundamento teórico acerca do trabalho desenvolvido ao longo destes dois estágios. Tem ainda como propósito dar a conhecer a realização da nossa intervenção educativa, onde se apresentou de uma forma organizada, planificada, concretizada e avaliada, tendo em conta o paradigma do professor reflexivo. Pretendemos, ainda, com este trabalho dar a conhecer, que estiveram sempre presentes preocupações evidentes, de que, as nossas aprendizagens e estratégias pedagógicas fossem de encontro à reflexão sobre a prática, contribuindo e garantindo, de certo modo, o crescimento e o sucesso escolar de cada aluno. A fundamentação deste relatório foi feita com base em autores de referência, para estes níveis de ensino aqui referenciados. Descreve-se ainda neste relatório as diversas fases deste desenvolvimento e das práticas vivenciadas, dando a conhecer as caraterísticas do contexto educativo, estrutura e funcionamento do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade da continuidade pedagógica entre estes dois ciclos. Foi uma experiência enriquecedora que nos proporcionou comparar semelhanças e diferenças, entre estes dois níveis, reconhecendo a inevitável continuidade e articulação pedagógicas.The work described below is inserted in the report stage of practice Supervised Teaching I and II in the context of 1st and 2nd cycles of basic education, to acquire the master's degree in Education from 1st and 2nd Cycle Education basic. This report aims about the theoretical work along these two stages. It also has the purpose to inform the achievement of our educational intervention, which is presented in an organized, planned, implemented and evaluated, taking into account the paradigm of reflective teacher. It also aims to make known this work, which was always present obvious concerns that our learning and teaching strategies were against the reflection on practice, contributing and ensuring, in a sense, growth and success of each student. The basis of this report was based on authors of reference for these levels of education referenced herein. It is also described in this report the various stages of development and practices experienced, presenting the characteristics of the educational context, structure and functioning of the 1st and 2nd cycle of Basic Education, recognizing the need for pedagogical continuity between these two cycles. It was an enriching experience that provided us compare similarities and differences between these two levels, recognizing the inevitable continuity and articulation teaching.2012-07-17T11:33:54Z2013-05-20T14:06:56Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1189porGarcia, Manuel Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.969128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a atualidade: dar vida à mudança
title Educar para a atualidade: dar vida à mudança
spellingShingle Educar para a atualidade: dar vida à mudança
Garcia, Manuel Augusto
Professor reflexivo
Aprendizagem cooperativa
Prática pedagógica
Aprendizagem activa
2º Ciclo Ensino Básico
1º Ciclo Ensino Básico
title_short Educar para a atualidade: dar vida à mudança
title_full Educar para a atualidade: dar vida à mudança
title_fullStr Educar para a atualidade: dar vida à mudança
title_full_unstemmed Educar para a atualidade: dar vida à mudança
title_sort Educar para a atualidade: dar vida à mudança
author Garcia, Manuel Augusto
author_facet Garcia, Manuel Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Manuel Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Professor reflexivo
Aprendizagem cooperativa
Prática pedagógica
Aprendizagem activa
2º Ciclo Ensino Básico
1º Ciclo Ensino Básico
topic Professor reflexivo
Aprendizagem cooperativa
Prática pedagógica
Aprendizagem activa
2º Ciclo Ensino Básico
1º Ciclo Ensino Básico
description O trabalho que a seguir se descreve está inserido no âmbito do relatório de estágio da prática de Ensino Supervisionada I e II no contexto de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, para aquisição do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório teve como objetivo o aprofundamento teórico acerca do trabalho desenvolvido ao longo destes dois estágios. Tem ainda como propósito dar a conhecer a realização da nossa intervenção educativa, onde se apresentou de uma forma organizada, planificada, concretizada e avaliada, tendo em conta o paradigma do professor reflexivo. Pretendemos, ainda, com este trabalho dar a conhecer, que estiveram sempre presentes preocupações evidentes, de que, as nossas aprendizagens e estratégias pedagógicas fossem de encontro à reflexão sobre a prática, contribuindo e garantindo, de certo modo, o crescimento e o sucesso escolar de cada aluno. A fundamentação deste relatório foi feita com base em autores de referência, para estes níveis de ensino aqui referenciados. Descreve-se ainda neste relatório as diversas fases deste desenvolvimento e das práticas vivenciadas, dando a conhecer as caraterísticas do contexto educativo, estrutura e funcionamento do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade da continuidade pedagógica entre estes dois ciclos. Foi uma experiência enriquecedora que nos proporcionou comparar semelhanças e diferenças, entre estes dois níveis, reconhecendo a inevitável continuidade e articulação pedagógicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17T11:33:54Z
2012-06-01T00:00:00Z
2012-06
2013-05-20T14:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1189
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620911874048