Educar: a missão de cativar para libertar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1455 |
Resumo: | Educar: a missão de Cativar para libertar é o paradoxo que consiste no ideal subjacente aos estágios desenvolvidos em duas valências distintas: o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico. Aqui espelha-se a intervenção educativa concretizada, através da sua coadjuvação com uma prática reflexiva inerente ao profissional de dupla habilitação, tendo esta sido focada em aspetos que traduzem preocupações da educação hodierna como a continuidade e articulação latentes entre os dois níveis de ensino, que, por sua vez implicam uma flexibilidade do docente mediante a necessidade de praticar uma diferenciação pedagógica que se traduza na construção de uma Escola de todos e para todos (SERRA, 2005). Do mesmo modo este relatório espelha a preocupação com a formação de espíritos críticos através da realização de atividades interdisciplinares baseadas numa busca pela motivação, no sentido de promover nos alunos uma construção do auto conhecimento, capaz de libertá-los para uma vivência plena da sua individualidade, já que “[…] a educação é um processo de crescimento interno, que o sujeito pratica ativa e progressivamente, avançando na sua maturação pessoal.” (CABANAS, 2002: 104). Em suma, esta dissertação apresenta, ainda que inacabado, o processo de construção da profissionalização e da profissionalidade de uma estagiária através do confronto das suas dúvidas e certezas com os factos vivenciados.ABSTRACT Educate: the mission of Captivate to release is the paradox underlying the practicums in the two distinct contexts: the 1st and 2nd Cycles of Primary School Teaching. This document features the educational intervention through reflective practice, characteristic to a teacher with double qualification, following a path where current educational concerns such as the ones regarding the continuity and articulation between the two cycles were always taken into account, which in turn leads to the teacher’s flexibility upon the need of carrying a pedagogical differentiation in order to build a school from and for everyone (SERRA, 2005). Similarly, this report enlightens the concern of creating critical spirits by pursuing interdisciplinary activities founded on a pursuit for motivation, towards promoting self-knowledge upon the students, in order to release them for a full experience of one’s individuality, since education is an internal growth process, that one practices activily and gradually, progressing to one’s personal maturity (CABANAS, 2002). Although it’s unfinished, this essay presents the construction of the professionalization and professionalism process of an internee through the clash of her doubts and certainties with what was experienced. |
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