Problematizar para educar : o papel da reflexão na construção da profissionalização : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1192 |
Resumo: | O estágio vivenciado, neste ano letivo, proporcionou momentos de intervenção pedagógica, semelhantes à nossa futura atividade profissional, em contexto do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, como docente de dupla habilitação. Toda a intervenção educativa partiu de situações de observação e identificação das necessidades da turma, que se traduziram nas planificações de aulas, concretização e avaliação das mesmas. Com este processo, agimos intencional, crítica e reflexivamente, tentando promover e desenvolver nos alunos, experiências pedagógicas ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. A intervenção educativa é um período fundamental no processo de formação profissional, pois, é nela que se experienciam, descobrem e desenvolvem as competências básicas, que nos tornaram aptos para a profissionalização, nomeadamente ao nível do grupo, instituição e comunidade. O presente relatório reflete esse processo, assim como, toda a teoria que o justificou, contextualizou e consolidou a prática pedagógica. Desta forma, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, de carácter intensivo, com recurso a duas amostras – turmas do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico – com características de investigação ação. Neste processo, a partir da observação e da utilização de diferentes instrumentos de recolha e registo de dados, aliados a momentos de reflexão constante, foi-se construindo um processo de formação e aprendizagem. Ser profissional com dupla habilitação é uma realidade, recente (Decreto-Lei 43/2007), que implica desafios e adaptações para toda a comunidade educativa. O conceito de continuidade, sequência de aprendizagens, e, articulação entre estas duas valências serão objeto de estudo, sendo comprovados pelas evidências, ao longo deste relatório. |
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Problematizar para educar : o papel da reflexão na construção da profissionalização : professor do 1º CEB e professor de apoio educativoSupervisão pedagógicaEnsino básico (1º/2º ciclo)Professor reflexivoO estágio vivenciado, neste ano letivo, proporcionou momentos de intervenção pedagógica, semelhantes à nossa futura atividade profissional, em contexto do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, como docente de dupla habilitação. Toda a intervenção educativa partiu de situações de observação e identificação das necessidades da turma, que se traduziram nas planificações de aulas, concretização e avaliação das mesmas. Com este processo, agimos intencional, crítica e reflexivamente, tentando promover e desenvolver nos alunos, experiências pedagógicas ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. A intervenção educativa é um período fundamental no processo de formação profissional, pois, é nela que se experienciam, descobrem e desenvolvem as competências básicas, que nos tornaram aptos para a profissionalização, nomeadamente ao nível do grupo, instituição e comunidade. O presente relatório reflete esse processo, assim como, toda a teoria que o justificou, contextualizou e consolidou a prática pedagógica. Desta forma, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, de carácter intensivo, com recurso a duas amostras – turmas do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico – com características de investigação ação. Neste processo, a partir da observação e da utilização de diferentes instrumentos de recolha e registo de dados, aliados a momentos de reflexão constante, foi-se construindo um processo de formação e aprendizagem. Ser profissional com dupla habilitação é uma realidade, recente (Decreto-Lei 43/2007), que implica desafios e adaptações para toda a comunidade educativa. O conceito de continuidade, sequência de aprendizagens, e, articulação entre estas duas valências serão objeto de estudo, sendo comprovados pelas evidências, ao longo deste relatório.The teaching practice experienced, this school year, has provided moments of pedagogic intervention alike our future professional activity, in the context of the first and second cycle of basic education, as a teacher with double qualification. The whole educational intervention has been grounded on the observation and identification of a classes needs, translated into the planification of teaching sessions, as well as carrying out and evaluation of the latter. Throughout this process, we have acted intentionally, critically and reflexively, aiming the promotion and development of active, significant, diversified, integrated and socialising pedagogic experiences in pupils. The educational intervention is a fundamental period in the professional training process, as basic competences are put into practice and enhanced, which are essential to prepare us as professionals in particular at the level of the group, institution and community. This report reflects this process, as well as, all theory that has justified and contextualised it and consolidated the pedagogic practice. Thus, an intensive study of a qualitative nature has been carried out based on two samples - classes of the first and second cycle of basic education - with characteristics of action research. Supported by the observation and use of instruments of data collection and analysis, combined with constant reflection, a process of training and learning has been built. Being a professional of double qualification is a reality, that is new (law 43/2007), which implies challenges and adaptation for all the teaching community. The concept of continuity, sequence of learning, and the articulation between these two, represent the aim of the study, being validated with evidence, throughout this report.2013-01-23T11:29:23Z2013-05-20T14:07:00Z2012-09-01T00:00:00Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1192porCarvalho, Carla Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.109033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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