O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38275 |
Resumo: | A comunicação é uma condição sine qua non, pensando no contexto do ensino superior, enquanto lugar de construção do Saber, por excelência, e enquanto campo agregador de diversidade linguística. Num contexto de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, surge o presente trabalho que tem como objetivo estudar o erro na expressão escrita, através da análise de um corpus, constituído por trabalhos de estudantes chineses a frequentar a disciplina de Oficinas de Expressão Escrita em língua portuguesa. Pretende-se que os resultados contribuam para a reflexão sobre a questão do erro, na vertente da expressão escrita, de uma língua (estrangeira), nomeadamente como fator potenciador da aprendizagem e modelador do processo de ensino. |
id |
RCAP_226f91764962d392c0dac7f4de3890e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesaPortuguêsLíngua estrangeiraExpressão escritaErroAprendizagemComunicaçãoA comunicação é uma condição sine qua non, pensando no contexto do ensino superior, enquanto lugar de construção do Saber, por excelência, e enquanto campo agregador de diversidade linguística. Num contexto de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, surge o presente trabalho que tem como objetivo estudar o erro na expressão escrita, através da análise de um corpus, constituído por trabalhos de estudantes chineses a frequentar a disciplina de Oficinas de Expressão Escrita em língua portuguesa. Pretende-se que os resultados contribuam para a reflexão sobre a questão do erro, na vertente da expressão escrita, de uma língua (estrangeira), nomeadamente como fator potenciador da aprendizagem e modelador do processo de ensino.Communication is a sine qua non condition, thinking in the context of higher education, as a place of construction of knowledge, par excellence, and as an aggregating field of linguistic diversity. In a context of teaching and learning foreign languages, the present work aims to study the error in written expression, through the analysis of a corpus, consisting of works of Chinese students attending to Written Expression Workshops in Portuguese language. It is intended that the results contribute to the reflection of the error in the written expression of a (foreign) language, namely as a factor that enhances learning and modulates the teaching process.UA Editora2023-06-27T15:21:01Z2021-11-16T00:00:00Z2021-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38275por0870-154710.34624/rual.v0i8.26554Amorim, Filomena Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:45Zoai:ria.ua.pt:10773/38275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:46.837335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
title |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
spellingShingle |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa Amorim, Filomena Barbosa Português Língua estrangeira Expressão escrita Erro Aprendizagem Comunicação |
title_short |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
title_full |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
title_fullStr |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
title_sort |
O erro na expressão escrita: análise de um corpus e do perfil dos estudantes de língua portuguesa |
author |
Amorim, Filomena Barbosa |
author_facet |
Amorim, Filomena Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Filomena Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Língua estrangeira Expressão escrita Erro Aprendizagem Comunicação |
topic |
Português Língua estrangeira Expressão escrita Erro Aprendizagem Comunicação |
description |
A comunicação é uma condição sine qua non, pensando no contexto do ensino superior, enquanto lugar de construção do Saber, por excelência, e enquanto campo agregador de diversidade linguística. Num contexto de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, surge o presente trabalho que tem como objetivo estudar o erro na expressão escrita, através da análise de um corpus, constituído por trabalhos de estudantes chineses a frequentar a disciplina de Oficinas de Expressão Escrita em língua portuguesa. Pretende-se que os resultados contribuam para a reflexão sobre a questão do erro, na vertente da expressão escrita, de uma língua (estrangeira), nomeadamente como fator potenciador da aprendizagem e modelador do processo de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16T00:00:00Z 2021-11-16 2023-06-27T15:21:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38275 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0870-1547 10.34624/rual.v0i8.26554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137739670552576 |