T-Life - Um programa de treino da capacidade de reconhecimento emocional em pessoas com perturbações do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, José Carlos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Orvalho, Verónica, Freitas, Paulo, Coimbra, Miguel, Queirós, Cristina, Marques, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2688
Resumo: Os indivíduos com défices de relacionamento interpessoal, especificamente com Perturbação do Espectro Autista (PEA), apresentam dificuldades em reconhecer emoções em si e nos outros, evidenciando claro prejuízo no funcionamento social e tarefas interpessoais do quotidiano. O Reconhecimento das Expressões Faciais (REF) tem sido estudado na tentativa de compreensão dos défices no reconhecimento emocional. Inúmeros trabalhos tentam promover o reconhecimento emocional facial em indivíduos com PEA, mas não através da síntese da face em tempo real. As novas tecnologias, nomeadamente a Realidade Virtual, parecem ser muito promissoras no trabalho com as PEA (Eynon, 1997, cit. in Beardon et al., 2001; Strickland et al., 1996), pois vão ao encontro das necessidades/características destes indivíduos ao permitirem: o controlo na apresentação dos estímulos; a introdução de modificações graduais para permitir a generalização; a garantia de situações seguras de aprendizagem, a intervenção individualizada e customizada e a interacção com computadores, factor motivador que permite a aprendizagem de forma não ansiogénica (Strickland, 1997). A abordagem que estamos a desenvolver e a testar reflecte todos estes pressupostos e enquadra-se numa tipologia de jogo. What a feeling é um videojogo que apresenta como finalidade melhorar a capacidade de indivíduos, social e emocionalmente diminuídos, no reconhecimento de emoções através da expressão facial. O jogo desenvolvido permite, através de um conjunto de exercícios, que qualquer pessoa de qualquer idade possa interagir com modelos 3D e aprender sobre as expressões da face. O jogo é baseado em síntese facial em tempo real. Nesta comunicação descreveremos a mecânica da nossa metodologia de aprendizagem e apresentaremos algumas linhas de orientação para trabalho futuro, resultante dos estudos desenvolvidos com os protótipos testados.
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