SINATRA: suporte à terapia de perturbações do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Raquel Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18467
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015
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spelling SINATRA: suporte à terapia de perturbações do espectro autistaPerturbação do espectro do autismoPEAAutismoCriançasTecnologiaCompetências sociaisEducação especialHistórias interativasRegisto de dadosAnálise de dadosPartilha de dadosTrabalhos de projecto de mestrado - 2015Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um conjunto de manifestações que afetam o comportamento social e a capacidade de comunicação. As pessoas com PEA apresentam uma gama de interesses muito restrita e comportamento altamente repetitivo. Devido à aptidão das crianças com PEA pelas novas tecnologias, o uso de dispositivos com estas tecnologias consegue cativar e melhorar a atenção destas nas sessões. Este projeto visa a ajudar os terapeutas a melhorarem as sessões de terapia que realizam com as crianças, tentando que haja um equilíbrio entre a atenção que se tem que dar à sessão e à criança. Das sessões de terapia resulta uma quantidade significativa de dados que são registados em papel e não são normalizados, daí haver dificuldade na sua análise. É importante uma fácil análise, uma vez que se tem que perceber se as atividades feitas com as crianças estão a ter impacto positivo no seu comportamento e, no caso de ser negativo, ajudar a reavaliar estratégias. A não normalização e o registo em papel leva, também, a uma dificuldade na partilha e compreensão dos dados por parte das pessoas envolvidas na educação da criança. Portanto, esta ferramenta pretende também ajudar na recolha e consulta destes durante uma sessão de terapia e na partilha entre terapeutas, pais e outros educadores. Esta ferramenta oferece, de raiz, histórias interativas que podem ser usadas para melhorar as competências sociais das crianças, podendo ser adicionados outros tipos de exercícios para treinar as dificuldades destas. Na aplicação também é possível gerir e monitorizar sessões, gerir terapeutas e crianças, recolher e consultar registos dos dados obtidos, levando a uma maior facilidade na monitorização da evolução da criança. Com o uso da aplicação, foi possível perceber que esta é útil, flexível, fácil de usar e oferece portabilidade e mobilidade. As crianças mostram mais interesse e motivação nas sessões e os terapeutas veem o seu trabalho facilitado uma vez que têm tudo o que precisam numa sessão num só lugar e o tempo despendido para registar o que acontece numa sessão é minimizado. Portanto, a aplicação é vantajosa, não só para a criança como para o terapeuta.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects social behaviour and communications skills. People with ASD have a range of very restricted and highly repetitive behaviour concerns. It has been observed that children with ASD have an aptitude and interest in new technologies. Using technological devices can be captivating and improve the attention in ASD therapy sessions. The aim of this project is to exploit this interest to assist therapists improve therapy sessions, trying to reach a balance between the attention they have to give to the session and the child. From therapy sessions results a large amount of data, recorded on paper and not standardised, making it difficult to analyse. It is important that data analysis is an easy task, since the therapists need to understand if the activities being done with children have a positive impact on their behaviour and, if otherwise, need to re-evaluate the strategies being used. The non-standardisation of data and its paper support, also makes it difficult for it be shared with and comprehended by other people involved in the child?s education. Therefore, this project also aims to assist in data collection and consultation during a therapy session, as well as data sharing between therapists, parents or guardians. The resulting tool offers interactive stories that can be used to improve children?s social skills and has the possibility to add other types of exercises to practice the various capacities in which the child may have difficulties. It also supports managing and monitoring sessions, therapists and children, collect and query data records from sessions and for each child, leading to an improved and easier monitoring of the child?s progress. After being used, it was noted that the tool is useful, flexible and easy to use, in addition to other advantages like its portability and mobility. Children showed more interest and motivation in the sessions and therapists sawed their workload reduced as they have everything they need for a session in one place and the time taken to record what happens in a session is minimised. Therefore, it proved advantageous not only for the children but also for the therapists.Carriço, Luís, 1963-Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana Raquel Gomes dos Santos2015-07-20T10:57:06Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18467TID:201363372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:01.482525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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