A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30484 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_22c95635693edd7d2e13fb73b4b7ee08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30484 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde FamiliarThe satisfaction of health professionals and users of the Family Health UnitsSatisfação laboralSatisfação de utentesCuidados de saúde primáriosJob satisfactionSatisfaction of usersPrimary health care159.944614:658.0658.0:614Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA presente investigação teve por objetivo analisar a satisfação de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e secretários clínicos) e satisfação de utentes de Unidades de Saúde Familiar (USF) do Distrito de Braga, Viana do Castelo e Porto. Participaram no estudo 300 profissionais de saúde e 392 utentes de 10 USF modelo A e 10 USF modelo B. Para avaliar a satisfação laboral dos profissionais de saúde recorreu-se ao Job Satisfaction Survey (Spector,1985), adaptado para a população portuguesa por Malheiro (2009). De forma a percecionar o grau de satisfação dos utentes com as USF utilizou-se o Questionário de Satisfação dos Utentes (QSU), baseado nos indicadores EUROPEP. Os resultados obtidos demostraram que 57.83% dos profissionais de saúde se encontram satisfeitos, evidenciando maior satisfação em dimensões relacionadas com a “natureza do trabalho”, “comunicação” e “colegas”. Os utentes apresentaram bons níveis de satisfação, principalmente com os serviços de enfermagem. Verificaram-se diferenças ao nível da satisfação tanto em profissionais como utentes entre as USF modelo A e B, sendo os profissionais e utentes das USF modelo B aqueles que apresentam maiores níveis de satisfação. A satisfação dos utentes com o “Serviço de Secretariado” demonstrou ser preditor da satisfação global dos profissionais.The present research aimed to analyze the satisfaction of health professionals (doctors, nurses and clinical secretaries) and Family Health Units (FHU) users’ satisfaction, in the district of Braga, Viana do Castelo and Porto. The sample was composed by 300 health professionals and 392 users which were spread in two groups: 10 FHU for Model A and 10 FHU for Model B. To assess job satisfaction of health professionals we resorted to the Job Satisfaction Survey (Spector, 1985), adapted for the Portuguese population by Malheiro (2009). In order to perceive the degree of user satisfaction with the FHU, we used the Satisfaction Questionnaire of users (QSU), based on EUROPEP indicators. The results showed that 57.83% of healthcare professionals were satisfied, with greater satisfaction in dimensions related with "nature of work", "communication" and "colleagues". Users had good levels of satisfaction, especially with nursing services. There were differences in satisfaction for both professionals and users between the FHUs. Health professionals and users of FHU Model B revealed higher levels of satisfaction. The dimensions of users satisfaction were shown to be predictors of global professional satisfaction.Veloso, Ana Luísa de Oliveira MarquesUniversidade do MinhoRodrigues, Célina Isabelle da Cunha20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30484por201177030info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:58.626712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar The satisfaction of health professionals and users of the Family Health Units |
title |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar |
spellingShingle |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar Rodrigues, Célina Isabelle da Cunha Satisfação laboral Satisfação de utentes Cuidados de saúde primários Job satisfaction Satisfaction of users Primary health care 159.944 614:658.0 658.0:614 Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar |
title_full |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar |
title_fullStr |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar |
title_full_unstemmed |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar |
title_sort |
A satisfação de profissionais de saúde e utentes das Unidades de Saúde Familiar |
author |
Rodrigues, Célina Isabelle da Cunha |
author_facet |
Rodrigues, Célina Isabelle da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Célina Isabelle da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação laboral Satisfação de utentes Cuidados de saúde primários Job satisfaction Satisfaction of users Primary health care 159.944 614:658.0 658.0:614 Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Satisfação laboral Satisfação de utentes Cuidados de saúde primários Job satisfaction Satisfaction of users Primary health care 159.944 614:658.0 658.0:614 Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30484 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201177030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132971516559360 |