Ler e escrever: bases na formação dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2183 |
Resumo: | Este relatório dá conta da experiência de prática pedagógica desenvolvida no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico ao longo da nossa profissionalização. A intervenção baseou-se nas fundamentações teóricas de referência, que junto com a prática educativa, apoiada também na reflexão, foram fundamentais para a elaboração deste trabalho. Sendo esta a postura de um profissional de educação e indo ao encontro com dos objetivos exponenciais da educação que são o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, ajudando-o nas suas dificuldades para que obtenham aprendizagens significativas, nomeadamente, nas bases fundamentais da leitura e da escrita. Por isso, a observação atenta e uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágio. A escola e os pais também têm um papel fundamental na motivação para as aprendizagens destas crianças, pois são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento das mesmas e para que estas atinjam os objetivos propostos com sucesso. |
id |
RCAP_22cd74549a32945cfe031b6381042721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler e escrever: bases na formação dos alunosLeituraEscritaMotivaçãoEste relatório dá conta da experiência de prática pedagógica desenvolvida no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico ao longo da nossa profissionalização. A intervenção baseou-se nas fundamentações teóricas de referência, que junto com a prática educativa, apoiada também na reflexão, foram fundamentais para a elaboração deste trabalho. Sendo esta a postura de um profissional de educação e indo ao encontro com dos objetivos exponenciais da educação que são o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, ajudando-o nas suas dificuldades para que obtenham aprendizagens significativas, nomeadamente, nas bases fundamentais da leitura e da escrita. Por isso, a observação atenta e uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágio. A escola e os pais também têm um papel fundamental na motivação para as aprendizagens destas crianças, pois são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento das mesmas e para que estas atinjam os objetivos propostos com sucesso.It gives an account of teaching practice experience developed in the 1st and 2nd cycle of basic education throughout our professionalism. The intervention was based on the theoretical foundations of reference, which along with educational practice, also supported on reflection, it was instrumental in the preparation of this work. This being the position of an education professional and meeting with the exponential aims of education that are comprehensive and harmonious development of each student, helping them in their difficulties to obtain meaningful learning in particular on the fundamentals of reading and writing. Therefore, close observation and constant reflection were instrumental in this whole stage learning process. The school and parents also have an important role in motivation for learning these children because they are two fundamental pillars for their development and for them to achieve the proposed objectives successfully.2015-07-07T14:39:57Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2183TID:201465302porAmorim, Ana Sofia Das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.761881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
title |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
spellingShingle |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos Amorim, Ana Sofia Das Neves Leitura Escrita Motivação |
title_short |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
title_full |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
title_fullStr |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
title_full_unstemmed |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
title_sort |
Ler e escrever: bases na formação dos alunos |
author |
Amorim, Ana Sofia Das Neves |
author_facet |
Amorim, Ana Sofia Das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Ana Sofia Das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Motivação |
topic |
Leitura Escrita Motivação |
description |
Este relatório dá conta da experiência de prática pedagógica desenvolvida no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico ao longo da nossa profissionalização. A intervenção baseou-se nas fundamentações teóricas de referência, que junto com a prática educativa, apoiada também na reflexão, foram fundamentais para a elaboração deste trabalho. Sendo esta a postura de um profissional de educação e indo ao encontro com dos objetivos exponenciais da educação que são o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, ajudando-o nas suas dificuldades para que obtenham aprendizagens significativas, nomeadamente, nas bases fundamentais da leitura e da escrita. Por isso, a observação atenta e uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágio. A escola e os pais também têm um papel fundamental na motivação para as aprendizagens destas crianças, pois são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento das mesmas e para que estas atinjam os objetivos propostos com sucesso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07T14:39:57Z 2015-07-07T00:00:00Z 2015-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2183 TID:201465302 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2183 |
identifier_str_mv |
TID:201465302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624189722624 |