Ler e escrever: bases na formação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ana Sofia Das Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2183
Resumo: Este relatório dá conta da experiência de prática pedagógica desenvolvida no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico ao longo da nossa profissionalização. A intervenção baseou-se nas fundamentações teóricas de referência, que junto com a prática educativa, apoiada também na reflexão, foram fundamentais para a elaboração deste trabalho. Sendo esta a postura de um profissional de educação e indo ao encontro com dos objetivos exponenciais da educação que são o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, ajudando-o nas suas dificuldades para que obtenham aprendizagens significativas, nomeadamente, nas bases fundamentais da leitura e da escrita. Por isso, a observação atenta e uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágio. A escola e os pais também têm um papel fundamental na motivação para as aprendizagens destas crianças, pois são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento das mesmas e para que estas atinjam os objetivos propostos com sucesso.
id RCAP_22cd74549a32945cfe031b6381042721
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler e escrever: bases na formação dos alunosLeituraEscritaMotivaçãoEste relatório dá conta da experiência de prática pedagógica desenvolvida no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico ao longo da nossa profissionalização. A intervenção baseou-se nas fundamentações teóricas de referência, que junto com a prática educativa, apoiada também na reflexão, foram fundamentais para a elaboração deste trabalho. Sendo esta a postura de um profissional de educação e indo ao encontro com dos objetivos exponenciais da educação que são o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, ajudando-o nas suas dificuldades para que obtenham aprendizagens significativas, nomeadamente, nas bases fundamentais da leitura e da escrita. Por isso, a observação atenta e uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágio. A escola e os pais também têm um papel fundamental na motivação para as aprendizagens destas crianças, pois são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento das mesmas e para que estas atinjam os objetivos propostos com sucesso.It gives an account of teaching practice experience developed in the 1st and 2nd cycle of basic education throughout our professionalism. The intervention was based on the theoretical foundations of reference, which along with educational practice, also supported on reflection, it was instrumental in the preparation of this work. This being the position of an education professional and meeting with the exponential aims of education that are comprehensive and harmonious development of each student, helping them in their difficulties to obtain meaningful learning in particular on the fundamentals of reading and writing. Therefore, close observation and constant reflection were instrumental in this whole stage learning process. The school and parents also have an important role in motivation for learning these children because they are two fundamental pillars for their development and for them to achieve the proposed objectives successfully.2015-07-07T14:39:57Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2183TID:201465302porAmorim, Ana Sofia Das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.761881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever: bases na formação dos alunos
title Ler e escrever: bases na formação dos alunos
spellingShingle Ler e escrever: bases na formação dos alunos
Amorim, Ana Sofia Das Neves
Leitura
Escrita
Motivação
title_short Ler e escrever: bases na formação dos alunos
title_full Ler e escrever: bases na formação dos alunos
title_fullStr Ler e escrever: bases na formação dos alunos
title_full_unstemmed Ler e escrever: bases na formação dos alunos
title_sort Ler e escrever: bases na formação dos alunos
author Amorim, Ana Sofia Das Neves
author_facet Amorim, Ana Sofia Das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Ana Sofia Das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Motivação
topic Leitura
Escrita
Motivação
description Este relatório dá conta da experiência de prática pedagógica desenvolvida no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico ao longo da nossa profissionalização. A intervenção baseou-se nas fundamentações teóricas de referência, que junto com a prática educativa, apoiada também na reflexão, foram fundamentais para a elaboração deste trabalho. Sendo esta a postura de um profissional de educação e indo ao encontro com dos objetivos exponenciais da educação que são o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, ajudando-o nas suas dificuldades para que obtenham aprendizagens significativas, nomeadamente, nas bases fundamentais da leitura e da escrita. Por isso, a observação atenta e uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágio. A escola e os pais também têm um papel fundamental na motivação para as aprendizagens destas crianças, pois são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento das mesmas e para que estas atinjam os objetivos propostos com sucesso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T14:39:57Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2183
TID:201465302
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2183
identifier_str_mv TID:201465302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624189722624