Recent reforms in French and German family policies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagnani, Jeanne
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Math, Antoine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2759
Resumo: Este artigo analisa se as reformas recentemente introduzidas nas políticas da família, tanto em França como na Alemanha, estão a direccionar os dois países para uma convergência. A Alemanha tem introduzido mudanças drásticas, especialmente um novo subsídio de licença parental, enquanto a França, por seu lado, optou por uma abordagem mais gradual que se tem traduzido por um reforço da promoção das suas políticas de conciliação trabalho-família juntamente com um aumento continuado da oferta de serviços de cuidados a crianças durante a última década. Apesar de um aumento na oferta global de equipamentos de cuidados a crianças, a Alemanha continua atrás da França neste domínio, fenómeno que pode ser parcialmente explicado por uma combinação de obstáculos institucionais, a persistência de normas sociais no que diz respeito aos cuidados a crianças com idades inferiores a três anos e uma procura excessiva. Defendemos que os principais motores para uma mudança paradigmática na Alemanha têm sido as preocupações com as consequências do declínio da fertilidade, da falta de trabalhadores qualificados e, segundo um estudo da OCDE, o desvanecimento de certezas sobre a educação infantil. Em França, as reformas nas políticas de licenças parentais têm apostado, por exemplo no maior encorajamento das mães a manter o vínculo laboral mesmo enquanto estão de licença. Mas, enquanto as reformas adoptadas por parte da Alemanha representam um corte radical com o antigo modelo masculino de provedor da família, as taxas de emprego das mães permanecem mais baixas do queemFrança e as mães alemãs trabalham com mais frequência a tempo parcial do que as suas homólogas francesas.
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Apesar de um aumento na oferta global de equipamentos de cuidados a crianças, a Alemanha continua atrás da França neste domínio, fenómeno que pode ser parcialmente explicado por uma combinação de obstáculos institucionais, a persistência de normas sociais no que diz respeito aos cuidados a crianças com idades inferiores a três anos e uma procura excessiva. Defendemos que os principais motores para uma mudança paradigmática na Alemanha têm sido as preocupações com as consequências do declínio da fertilidade, da falta de trabalhadores qualificados e, segundo um estudo da OCDE, o desvanecimento de certezas sobre a educação infantil. Em França, as reformas nas políticas de licenças parentais têm apostado, por exemplo no maior encorajamento das mães a manter o vínculo laboral mesmo enquanto estão de licença. Mas, enquanto as reformas adoptadas por parte da Alemanha representam um corte radical com o antigo modelo masculino de provedor da família, as taxas de emprego das mães permanecem mais baixas do queemFrança e as mães alemãs trabalham com mais frequência a tempo parcial do que as suas homólogas francesas.This article investigates whether the recent reforms introduced in the family policies of both France and Germany are leading the two countries towards some measure of convergence. Germany has favoured dramatic changes, especially a new parental leave allowance, while France, for its part, has chosen a more gradual approach that has translated into an enhancement of its promotion ofwork-family reconciliation policies along with steady increases in spending related to childcare provision over the last decade. Despite a rise in its overall supply of childcare Germany still lags far behind France in this domain, aphenomenonthat can be partially explained by a combination of institutional obstacles, the persistence of social norms governing childcare for under- 3s, and excessive demand.We argue that the main drivers for paradigmatic change in Germany have been concerns over the consequences of declining fertility; a shortfall of qualified workers; and, the shattering of certitudes following an OECD study on childhood education. In France reforms in parental leave policies have been more incremental with, for example, mothers being encouraged to retain their links to theworkforce even while on leave. But while the reforms adopted by Germany represent a radical departure from the former ‘male-breadwinner model’, mothers’ employment rates remain lower than in France and German mothers work part-time with much greater frequency than their French counterparts.Nous analysons les réformes introduites depuis les années 1990 dans les politiques relatives aux aides à la conciliation travail/famille en France et en Allemagne et examinons si elles contribuent à une relative convergence dans ce domaine. L’Allemagne a réformé le congé parental (Elterngeld) en s’inspirant du modèle suédois, tandis que la France a poursuivi ses efforts en faveur des politiques d’accueil du jeune enfant sans pour autant modifier le dispositif du congé parental qui reste peu rémunéré. Outre-Rhin, tous les enfants âgés de trois à six ans bénéficient maintenant d’une place dans un jardin d’enfants, le plus souvent à temps partiel. L’accueil des enfants de moins de trois ans, en revanche, reste très limité. Des obstacles institutionnels, la persistance des normes éducatives et une forte demande expliquent ces différences entre les deux pays. Parmi les facteurs de changement, en Allemagne, figurent les préoccupations démographiques, la pénurie de travailleurs qualifiés et la volonté politique d’augmenter les taux d’emploi des mères, compte tenu de la diminution de la population active. La participation de celles-ci au marché du travail a beaucoup augmenté mais demeure moins élevée qu’en France et elles travaillent plus souvent à temps partiel que leurs homologues françaises. Onpeut conclure toutefois qu’on assiste à une relative convergence des politiques familiales des deux pays.Este artículo analiza si las reformas recientemente introducidas en las políticas de la familia, tanto en Francia como en Alemania, están direccionando a los dos países para una convergencia. Alemania ha introducido cambios drásticos, especialmente un nuevo subsidio de licencia parental. Francia, por su lado, optó por un abordaje más gradual que se ha traducido por un refuerzo de la promoción de sus políticas de conciliación trabajo-familia conjuntamente con un aumento continuado de la oferta de servicios de cuidado para niños durante la última década. Apesar de un aumento en la oferta global de equipamientos de cuidados para los niños, Alemania continua atrás de Francia en este dominio, fenómeno que puede ser parcialmente explicado por una combinación de obstáculos institucionales, la persistencia de normas sociales en lo que se refiere a los cuidados de niños con edades inferiores a tres años y una búsqueda excesiva. Nosotros defendemos que los principales motores para el cambio paradigmático en Alemania han sido las preocupaciones con las consecuencias del declive de la fertilidad, de la falta de trabajadores calificados y del desvanecimiento de certezas sobre educación infantil según un estudio de la OCDE. En Francia, las reformas en las políticas de licencias parentales han sido demayor destaque, como, por ejemplo, la valentía de las madres por mantener el vínculo laboral aún estando de licencia. Sin embargo, las reformas adoptadas por parte de Alemania representan un corte radical con el antiguo modelo masculino de proveedor de familia, las tazas de empleo de las madres permanecen más bajas que en Francia y las madres alemanas trabajan con más frecuencia de tiempo parcial de que sus homólogas francesas.Editora Mundos Sociais2011-07-18T08:48:20Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/2759eng0873-6529Fagnani, JeanneMath, Antoineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:28.682450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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