A competência como novo paradigma curricular no ensino superior: Um estudo exploratório de inovação pedagógica para o desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Maria Filomena Fonseca da Costa Oliveira Filipe
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2034
Resumo: A emergência da noção de competência nos sistemas europeus de formação profissional e de educação, com resultados na produção de instrumentos europeus e nacionais de referência, tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesta dissertação procura-se reflectir sobre a forma como as instituições de ensino superior têm introduzido a orientação de Bolonha que preconiza a transição para um modelo de ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de competências. “De que forma as instituições de ensino superior se têm organizado para responder à mudança de paradigma de ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de competências?”, é a questão central deste estudo. Em concreto, apresenta-se uma abordagem ao problema através da análise de três casos, dois nacionais e um internacional, através do estudo dos seus modelos de ensino-aprendizagem. Metodologicamente recorreu-se a estudos de caso que integraram, para além da análise documental, entrevistas a docentes e alunos envolvidos na concepção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. A análise demonstra-nos modalidades diferenciados de integração da abordagem por competências nos modelos pedagógicos, bem como a integração também diferenciada das competências na dinâmica regular da acção educativa e que ainda existe um longo caminho para uma mudança efectiva de modelo de ensino-aprendizagem. Sugerem-se, no final, os pressupostos a levar em linha de conta no âmbito de um modelo exploratório para a implementação de uma abordagem curricular por competências. Esses pressupostos favorecem com maior eficácia a obtenção de resultados e, entre eles, as acções de acompanhamento e avaliação têm um lugar de destaque.
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