A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Liliana Vilela da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85457
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_2303f47d4a571f15f0cb93c43817b4ee
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de LatimThe etymology in lexical development: didactic proposals in Portuguese an Latin ClassesEtimologiaCompetência lexicalEnsino de LatimEnsino de PortuguêsEnriquecimento de vocabulárioEtymologyLexical competenceTeaching LatinTeaching PortugueseVocabulary enrichmentRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasA competência lexical assume um papel fulcral no desenvolvimento de outras competências tais como a compreensão e a produção oral e escrita. Os hábitos de leitura e a interação social que os indivíduos experimentam ao longo da vida podem ajudar na ampliação e diversificação do léxico, contudo, por vezes, é necessária uma intervenção pedagógica em contexto de aula. Então, cabe ao professor de línguas a aplicação de estratégias didáticas que permitam o enriquecimento vocabular dos discentes, podendo, desta forma, recorrer-se ao ensino explícito de palavras, levando o aluno a observar a sua estrutura interna. O presente trabalho propõe a reflexão sobre os elementos greco-latinos nas palavras portuguesas como recurso didático para aquisição de vocabulário nas aulas de Português e de Latim, para além da consciencialização dos alunos para herança das línguas clássicas na língua portuguesa.Assim, são apresentadas as atividades realizadas em ambas as disciplinas, Português e Latim, em contexto de prática pedagógica supervisionada, bem como são apresentadas outras propostas didáticas, que mesmo não tendo sido concretizadas por imposição do cumprimento do programa, futuramente poderão ser utilizadas em sala de aula. No final deste trabalho é, então, aferida a eficácia da aplicação do tema deste relatório ao longo do ano letivo, bem como são analisados os dados de um inquérito que visou auscultar os alunos acerca da forma como ultrapassam as suas dificuldades quando se deparam com uma palavra desconhecida, a sua curiosidade sobre a história das palavras e a importância que eles atribuem ao estudo da etimologia.Lexical competence plays a key role in the development of other competences such as comprehension and oral and written production. Reading habits and social interaction that individuals experience throughout life can help in the expansion and diversification of the lexicon, however, sometimes a pedagogical intervention is necessary in class context. Therefore, it is up to the language teacher to apply didactic strategies that allow the students to enrich their vocabulary, thus making explicit the teaching of words, leading the student to observe their internal structure.The present work proposes the reflection on the Greco-Latin elements in the Portuguese words as a didactic resource for acquiring vocabulary in Portuguese and Latin classes, in addition to the students' awareness of the inheritance of the classical languages ​​in the Portuguese language.Thus, we present the activities carried out in both disciplines, Portuguese and Latin, in the context of a supervised pedagogical practice, as well as other didactic proposals that, even though they were not implemented due to compliance with the program, may be used in the future of class.At the end of this paper, the effectiveness of the application of the theme of this report throughout the school year is evaluated, as well as the data from a survey that aims to listen to the students about how they overcome their difficulties when faced with a unknown word, their curiosity about the history of words and the importance they attach to the study of etymology.2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85457http://hdl.handle.net/10316/85457TID:202043223porCosta, Liliana Vilela dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-03T12:12:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:46.238172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
The etymology in lexical development: didactic proposals in Portuguese an Latin Classes
title A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
spellingShingle A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
Costa, Liliana Vilela da
Etimologia
Competência lexical
Ensino de Latim
Ensino de Português
Enriquecimento de vocabulário
Etymology
Lexical competence
Teaching Latin
Teaching Portuguese
Vocabulary enrichment
title_short A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
title_full A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
title_fullStr A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
title_full_unstemmed A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
title_sort A etimologia no desenvolvimento lexical: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
author Costa, Liliana Vilela da
author_facet Costa, Liliana Vilela da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Liliana Vilela da
dc.subject.por.fl_str_mv Etimologia
Competência lexical
Ensino de Latim
Ensino de Português
Enriquecimento de vocabulário
Etymology
Lexical competence
Teaching Latin
Teaching Portuguese
Vocabulary enrichment
topic Etimologia
Competência lexical
Ensino de Latim
Ensino de Português
Enriquecimento de vocabulário
Etymology
Lexical competence
Teaching Latin
Teaching Portuguese
Vocabulary enrichment
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85457
http://hdl.handle.net/10316/85457
TID:202043223
url http://hdl.handle.net/10316/85457
identifier_str_mv TID:202043223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959781613568