As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1532
Resumo: Esta pesquisa visa compreender o processo de implementação das políticas públicas voltadas para alunos com NEE, a partir de um estudo comparativo entre escolas, tendo como embasamento as concepções de estudiosos e documentos legais da segregação à proposta inclusiva. Na pesquisa a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, direcionadas aos gestores, aos coordenadores pedagógicos, aos professores e questionários dirigidos aos pais dos alunos das escolas públicas pesquisadas. Os resultados serão apresentados de forma qualiquanti e como aporte metodológico optamos pela Análise de Discurso (AD) para analisar as entrevistas por acreditarmos ser mais apropriado a fim compreender os sentidos da linguagem entre os interlocutores. A análise dos dados da nossa investigação nos permitiu concluir que os conhecimentos dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores ainda precisam ser ampliados no que diz respeito às concepções inclusivas e as políticas públicas que visam garantir o acesso e permanência dos alunos com NEE, nas salas do ensino regular, uma vez que é perceptível a sensibilidade dos inquiridos, em relação à inclusão dos mesmos, além de diferenças entre os discursos e os fundamentos da proposta inclusiva. Pelos professores é apontada a formação docente como diferencial, no âmbito de mudanças em sua prática pedagógica e pelos pais o hiato entre a compreensão da proposta inclusiva e o cotidiano que observam na escola. Constata-se, portanto, que o processo de implementação da proposta inclusiva é um tema que ainda necessita de maiores discussões e está longe de ser esgotado.
id RCAP_231ac1c6a66904fa6484ae81a83c1f6f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolasPOLÍTICA PÚBLICAINCLUSÃO ESCOLARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOSCHOOL INCLUSIONPUBLIC POLICYEDUCATIONEsta pesquisa visa compreender o processo de implementação das políticas públicas voltadas para alunos com NEE, a partir de um estudo comparativo entre escolas, tendo como embasamento as concepções de estudiosos e documentos legais da segregação à proposta inclusiva. Na pesquisa a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, direcionadas aos gestores, aos coordenadores pedagógicos, aos professores e questionários dirigidos aos pais dos alunos das escolas públicas pesquisadas. Os resultados serão apresentados de forma qualiquanti e como aporte metodológico optamos pela Análise de Discurso (AD) para analisar as entrevistas por acreditarmos ser mais apropriado a fim compreender os sentidos da linguagem entre os interlocutores. A análise dos dados da nossa investigação nos permitiu concluir que os conhecimentos dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores ainda precisam ser ampliados no que diz respeito às concepções inclusivas e as políticas públicas que visam garantir o acesso e permanência dos alunos com NEE, nas salas do ensino regular, uma vez que é perceptível a sensibilidade dos inquiridos, em relação à inclusão dos mesmos, além de diferenças entre os discursos e os fundamentos da proposta inclusiva. Pelos professores é apontada a formação docente como diferencial, no âmbito de mudanças em sua prática pedagógica e pelos pais o hiato entre a compreensão da proposta inclusiva e o cotidiano que observam na escola. Constata-se, portanto, que o processo de implementação da proposta inclusiva é um tema que ainda necessita de maiores discussões e está longe de ser esgotado.This research aims to understand the process of implementing public policies for students with special needs, from a comparative study of schools, having as theoretical basis the views of scholars and legal documents from segregation to inclusive proposal. In the survey, data collection was conducted through semistructured interviews, targeted to school managers, educational coordinators and teachers also through questionnaires for parents of public school students surveyed. The results will have a qualitative – quantitative focus and as the methodological approach we used the Discourse Analysis (DA) to analyze the interviews that we believe is more appropriate to understand the meanings of language among the interlocutors. The data analysis of our research allowed us to conclude that the knowledge of school managers, educational coordinators and teachers still need to be expanded regard to the inclusive concepts and public policies that seek to guarantee access and retention of students with SEN in the regular education, as it is perceived sensitivity of the respondents in relation to their own inclusion, and differences between the speeches and the foundations of inclusive proposal. By teachers, teacher training is aimed as a differential in the context of changes in their teaching, by parents is aimed the gap between the understanding of the Inclusive proposal and what they observe daily in school life. It appears therefore that the process of implementing the Inclusive Education is a topic that requires further discussion and is far from being exhausted.2012-01-12T15:53:12Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1532porSilva, Patrícia Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:09.836773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
title As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
spellingShingle As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
Silva, Patrícia Ferreira da
POLÍTICA PÚBLICA
INCLUSÃO ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
SCHOOL INCLUSION
PUBLIC POLICY
EDUCATION
title_short As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
title_full As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
title_fullStr As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
title_full_unstemmed As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
title_sort As entrelinhas do processo de implementação das políticas públicas para inclusão : um estudo comparativo entre escolas
author Silva, Patrícia Ferreira da
author_facet Silva, Patrícia Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv POLÍTICA PÚBLICA
INCLUSÃO ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
SCHOOL INCLUSION
PUBLIC POLICY
EDUCATION
topic POLÍTICA PÚBLICA
INCLUSÃO ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
SCHOOL INCLUSION
PUBLIC POLICY
EDUCATION
description Esta pesquisa visa compreender o processo de implementação das políticas públicas voltadas para alunos com NEE, a partir de um estudo comparativo entre escolas, tendo como embasamento as concepções de estudiosos e documentos legais da segregação à proposta inclusiva. Na pesquisa a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, direcionadas aos gestores, aos coordenadores pedagógicos, aos professores e questionários dirigidos aos pais dos alunos das escolas públicas pesquisadas. Os resultados serão apresentados de forma qualiquanti e como aporte metodológico optamos pela Análise de Discurso (AD) para analisar as entrevistas por acreditarmos ser mais apropriado a fim compreender os sentidos da linguagem entre os interlocutores. A análise dos dados da nossa investigação nos permitiu concluir que os conhecimentos dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores ainda precisam ser ampliados no que diz respeito às concepções inclusivas e as políticas públicas que visam garantir o acesso e permanência dos alunos com NEE, nas salas do ensino regular, uma vez que é perceptível a sensibilidade dos inquiridos, em relação à inclusão dos mesmos, além de diferenças entre os discursos e os fundamentos da proposta inclusiva. Pelos professores é apontada a formação docente como diferencial, no âmbito de mudanças em sua prática pedagógica e pelos pais o hiato entre a compreensão da proposta inclusiva e o cotidiano que observam na escola. Constata-se, portanto, que o processo de implementação da proposta inclusiva é um tema que ainda necessita de maiores discussões e está longe de ser esgotado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-01-12T15:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1532
url http://hdl.handle.net/10437/1532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131208615985152