As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feio,Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valente,Bianor, Leite,Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097
Resumo: Resumo O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.
id RCAP_232d7af8b4eb9f3694424abd60aa0450
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722023000100097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação BásicaLicenciatura em Educação BásicaFormação inicial de professoresProcesso de BolonhaAprendizagem centrada no estudanteAprendizagem ativaResumo O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2023-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097Da Investigação às Práticas v.13 n.1 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097Feio,MarianaValente,BianorLeite,Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:26Zoai:scielo:S2182-13722023000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:32.993541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
title As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
spellingShingle As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
Feio,Mariana
Licenciatura em Educação Básica
Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Aprendizagem centrada no estudante
Aprendizagem ativa
title_short As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
title_full As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
title_fullStr As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
title_full_unstemmed As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
title_sort As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
author Feio,Mariana
author_facet Feio,Mariana
Valente,Bianor
Leite,Teresa
author_role author
author2 Valente,Bianor
Leite,Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feio,Mariana
Valente,Bianor
Leite,Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Educação Básica
Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Aprendizagem centrada no estudante
Aprendizagem ativa
topic Licenciatura em Educação Básica
Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Aprendizagem centrada no estudante
Aprendizagem ativa
description Resumo O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.13 n.1 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376508837888