As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097 |
Resumo: | Resumo O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio. |
id |
RCAP_232d7af8b4eb9f3694424abd60aa0450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722023000100097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação BásicaLicenciatura em Educação BásicaFormação inicial de professoresProcesso de BolonhaAprendizagem centrada no estudanteAprendizagem ativaResumo O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2023-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097Da Investigação às Práticas v.13 n.1 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097Feio,MarianaValente,BianorLeite,Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:26Zoai:scielo:S2182-13722023000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:32.993541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
title |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
spellingShingle |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica Feio,Mariana Licenciatura em Educação Básica Formação inicial de professores Processo de Bolonha Aprendizagem centrada no estudante Aprendizagem ativa |
title_short |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
title_full |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
title_fullStr |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
title_full_unstemmed |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
title_sort |
As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica |
author |
Feio,Mariana |
author_facet |
Feio,Mariana Valente,Bianor Leite,Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Valente,Bianor Leite,Teresa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feio,Mariana Valente,Bianor Leite,Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Educação Básica Formação inicial de professores Processo de Bolonha Aprendizagem centrada no estudante Aprendizagem ativa |
topic |
Licenciatura em Educação Básica Formação inicial de professores Processo de Bolonha Aprendizagem centrada no estudante Aprendizagem ativa |
description |
Resumo O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722023000100097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.13 n.1 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376508837888 |