Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8474
Resumo: O ensino bilingue torna-se cada vez mais relevante no contexto Europeu. O Content and Language Integrated Learning (CLIL) apresenta-se como uma metodologia importante como podemos observar no European Profile for Language Teacher Education. Após realizar uma revisão de literatura cujo conteúdo versa sobretudo acerca os princípios orientados pelos preconizadores desta abordagem metodológica, nomeadamente Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), entre outros, e no sentido de tentarmos aferir a sua viabilidade, realizámos um Projeto de Investigação no qual implementámos esta abordagem pedagógica, ensinando a disciplina de ciências a grupo de alunos do Pré-escolar. Assim, neste estudo de caso, com contornos da metodologia de investigação-ação, tivemos como principal objetivo verificar a aplicabilidade do CLIL na Educação Préescolar. Com a implementação deste projeto, conseguimos perceber que a metodologia CLIL é uma abordagem metodológica eficaz, sendo que, nos permitiu concluir que mesmo na Educação Pré-escolar é possível ensinarmos uma disciplina através de uma segunda língua.
id RCAP_232de0a15bcec34b443dfc95c6eed5a9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolarEducação pré-escolarEnsino da ciênciaMetodologia CLILAprendizagem da LEEnsino precoce de inglêsKindergarten educationScience teachingCLIL methodology foreign language learningEarly english learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensino bilingue torna-se cada vez mais relevante no contexto Europeu. O Content and Language Integrated Learning (CLIL) apresenta-se como uma metodologia importante como podemos observar no European Profile for Language Teacher Education. Após realizar uma revisão de literatura cujo conteúdo versa sobretudo acerca os princípios orientados pelos preconizadores desta abordagem metodológica, nomeadamente Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), entre outros, e no sentido de tentarmos aferir a sua viabilidade, realizámos um Projeto de Investigação no qual implementámos esta abordagem pedagógica, ensinando a disciplina de ciências a grupo de alunos do Pré-escolar. Assim, neste estudo de caso, com contornos da metodologia de investigação-ação, tivemos como principal objetivo verificar a aplicabilidade do CLIL na Educação Préescolar. Com a implementação deste projeto, conseguimos perceber que a metodologia CLIL é uma abordagem metodológica eficaz, sendo que, nos permitiu concluir que mesmo na Educação Pré-escolar é possível ensinarmos uma disciplina através de uma segunda língua.Bilingual teaching has become more and more relevant in the European context. Content and Language Integrated Learning (CLIL) is presented as an important methodology as we can observe in the European Profile for Language Teacher Education. After completing a literature review whose content refers to the oriented principles by the early advocates that support this methodological approach, namely Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), among others, in order to try to assess its viability, we have applied a Research Project in which we have implemented this methodology, teaching the Science subject to a group of preschool students. Therefore, in this case study, with contours of the investigation-action methodology, we had as our main objective to discover the applicability of CLIL in the Preschool teaching. Throughout this Project we managed to understand that the CLIL methodology is an effective methodological approach, given even in Preschool education it is possible to teach a subject through a second language.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoOrange, Maria Edite Pais de Oliveira AiresCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias2016-08-02T15:01:57Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8474TID:201276224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:18.432404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
title Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
spellingShingle Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
Ribeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias
Educação pré-escolar
Ensino da ciência
Metodologia CLIL
Aprendizagem da LE
Ensino precoce de inglês
Kindergarten education
Science teaching
CLIL methodology foreign language learning
Early english learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
title_full Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
title_fullStr Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
title_full_unstemmed Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
title_sort Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar
author Ribeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias
author_facet Ribeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orange, Maria Edite Pais de Oliveira Aires
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino da ciência
Metodologia CLIL
Aprendizagem da LE
Ensino precoce de inglês
Kindergarten education
Science teaching
CLIL methodology foreign language learning
Early english learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Ensino da ciência
Metodologia CLIL
Aprendizagem da LE
Ensino precoce de inglês
Kindergarten education
Science teaching
CLIL methodology foreign language learning
Early english learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O ensino bilingue torna-se cada vez mais relevante no contexto Europeu. O Content and Language Integrated Learning (CLIL) apresenta-se como uma metodologia importante como podemos observar no European Profile for Language Teacher Education. Após realizar uma revisão de literatura cujo conteúdo versa sobretudo acerca os princípios orientados pelos preconizadores desta abordagem metodológica, nomeadamente Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), entre outros, e no sentido de tentarmos aferir a sua viabilidade, realizámos um Projeto de Investigação no qual implementámos esta abordagem pedagógica, ensinando a disciplina de ciências a grupo de alunos do Pré-escolar. Assim, neste estudo de caso, com contornos da metodologia de investigação-ação, tivemos como principal objetivo verificar a aplicabilidade do CLIL na Educação Préescolar. Com a implementação deste projeto, conseguimos perceber que a metodologia CLIL é uma abordagem metodológica eficaz, sendo que, nos permitiu concluir que mesmo na Educação Pré-escolar é possível ensinarmos uma disciplina através de uma segunda língua.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02T15:01:57Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8474
TID:201276224
url http://hdl.handle.net/10400.22/8474
identifier_str_mv TID:201276224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389824598016