Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13428 |
Resumo: | O nosso estudo pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança dos diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. Na revisão da literatura abordámos os temas Liderança e Resultados escolares. Centrámo-nos nos estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e no sucesso/insucesso dos alunos. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, predominantemente qualitativa. Tratámos e analisámos os dados com a técnica de análise de conteúdo. Através das técnicas de investigação utilizadas (análise de relatórios de avaliação externa de escolas e inquérito por entrevista), caraterizámos as escolas/agrupamentos ao nível da liderança e dos resultados escolares, verificámos qual o estilo de liderança adotado por cada diretor, as prioridades utilizadas para fomentar o sucesso dos alunos para, finalmente, compreendermos a relação existente entre o estilo de liderança e os resultados escolares. Concluímos que o equilíbrio entre os estilos de liderança transformacional e transacional conduziram a melhores resultados escolares, enquanto que um só estilo de liderança parece conduzir a resultados menos bons; ABSTRACT: Leadership and Scholar Results - evidence of a relationship. A study from external reports. Our study’s aim was to investigate the relation between leadership style of school’s directors and the scholar results of students. During the literature review we addressed the topics Leadership and Scholar Results. We focused on transformational, transactional and laissez-faire leadership styles and in the success or not of the students. The study used a qualitative interpretativist with a mixed approach, mostly qualitative. We treated and analysed the data with the content analysis technique. Through the investigation techniques used (analysis of external evaluation reports of schools survey by interview), we characterized the schools/groups of schools in matters of leadership and the scholar results, we verified what leadership style was adopted by each school director, the priorities used to increase the students’ success to finally understand the existing relation between leadership styles and scholar results. We concluded that the balance between transformational and transactional leadership styles led to better scholar results, while just one leadership style seems to lead to less good results. |
id |
RCAP_23398cc3b7337f9c14eda33f17c6b028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13428 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externaLiderLiderançaResultados escolaresSucessoLeaderLeadershipResultsSuccessO nosso estudo pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança dos diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. Na revisão da literatura abordámos os temas Liderança e Resultados escolares. Centrámo-nos nos estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e no sucesso/insucesso dos alunos. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, predominantemente qualitativa. Tratámos e analisámos os dados com a técnica de análise de conteúdo. Através das técnicas de investigação utilizadas (análise de relatórios de avaliação externa de escolas e inquérito por entrevista), caraterizámos as escolas/agrupamentos ao nível da liderança e dos resultados escolares, verificámos qual o estilo de liderança adotado por cada diretor, as prioridades utilizadas para fomentar o sucesso dos alunos para, finalmente, compreendermos a relação existente entre o estilo de liderança e os resultados escolares. Concluímos que o equilíbrio entre os estilos de liderança transformacional e transacional conduziram a melhores resultados escolares, enquanto que um só estilo de liderança parece conduzir a resultados menos bons; ABSTRACT: Leadership and Scholar Results - evidence of a relationship. A study from external reports. Our study’s aim was to investigate the relation between leadership style of school’s directors and the scholar results of students. During the literature review we addressed the topics Leadership and Scholar Results. We focused on transformational, transactional and laissez-faire leadership styles and in the success or not of the students. The study used a qualitative interpretativist with a mixed approach, mostly qualitative. We treated and analysed the data with the content analysis technique. Through the investigation techniques used (analysis of external evaluation reports of schools survey by interview), we characterized the schools/groups of schools in matters of leadership and the scholar results, we verified what leadership style was adopted by each school director, the priorities used to increase the students’ success to finally understand the existing relation between leadership styles and scholar results. We concluded that the balance between transformational and transactional leadership styles led to better scholar results, while just one leadership style seems to lead to less good results.Universidade de Évora2015-03-19T15:44:20Z2015-03-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13428http://hdl.handle.net/10174/13428TID:201233908porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoluisacarapeta@sapo.pt229Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:53.703445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
title |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
spellingShingle |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas Lider Liderança Resultados escolares Sucesso Leader Leadership Results Success |
title_short |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
title_full |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
title_fullStr |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
title_full_unstemmed |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
title_sort |
Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa |
author |
Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas |
author_facet |
Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lider Liderança Resultados escolares Sucesso Leader Leadership Results Success |
topic |
Lider Liderança Resultados escolares Sucesso Leader Leadership Results Success |
description |
O nosso estudo pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança dos diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. Na revisão da literatura abordámos os temas Liderança e Resultados escolares. Centrámo-nos nos estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e no sucesso/insucesso dos alunos. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, predominantemente qualitativa. Tratámos e analisámos os dados com a técnica de análise de conteúdo. Através das técnicas de investigação utilizadas (análise de relatórios de avaliação externa de escolas e inquérito por entrevista), caraterizámos as escolas/agrupamentos ao nível da liderança e dos resultados escolares, verificámos qual o estilo de liderança adotado por cada diretor, as prioridades utilizadas para fomentar o sucesso dos alunos para, finalmente, compreendermos a relação existente entre o estilo de liderança e os resultados escolares. Concluímos que o equilíbrio entre os estilos de liderança transformacional e transacional conduziram a melhores resultados escolares, enquanto que um só estilo de liderança parece conduzir a resultados menos bons; ABSTRACT: Leadership and Scholar Results - evidence of a relationship. A study from external reports. Our study’s aim was to investigate the relation between leadership style of school’s directors and the scholar results of students. During the literature review we addressed the topics Leadership and Scholar Results. We focused on transformational, transactional and laissez-faire leadership styles and in the success or not of the students. The study used a qualitative interpretativist with a mixed approach, mostly qualitative. We treated and analysed the data with the content analysis technique. Through the investigation techniques used (analysis of external evaluation reports of schools survey by interview), we characterized the schools/groups of schools in matters of leadership and the scholar results, we verified what leadership style was adopted by each school director, the priorities used to increase the students’ success to finally understand the existing relation between leadership styles and scholar results. We concluded that the balance between transformational and transactional leadership styles led to better scholar results, while just one leadership style seems to lead to less good results. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-19T15:44:20Z 2015-03-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13428 http://hdl.handle.net/10174/13428 TID:201233908 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13428 |
identifier_str_mv |
TID:201233908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação luisacarapeta@sapo.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136553363046400 |