Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13428
Resumo: O nosso estudo pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança dos diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. Na revisão da literatura abordámos os temas Liderança e Resultados escolares. Centrámo-nos nos estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e no sucesso/insucesso dos alunos. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, predominantemente qualitativa. Tratámos e analisámos os dados com a técnica de análise de conteúdo. Através das técnicas de investigação utilizadas (análise de relatórios de avaliação externa de escolas e inquérito por entrevista), caraterizámos as escolas/agrupamentos ao nível da liderança e dos resultados escolares, verificámos qual o estilo de liderança adotado por cada diretor, as prioridades utilizadas para fomentar o sucesso dos alunos para, finalmente, compreendermos a relação existente entre o estilo de liderança e os resultados escolares. Concluímos que o equilíbrio entre os estilos de liderança transformacional e transacional conduziram a melhores resultados escolares, enquanto que um só estilo de liderança parece conduzir a resultados menos bons; ABSTRACT: Leadership and Scholar Results - evidence of a relationship. A study from external reports. Our study’s aim was to investigate the relation between leadership style of school’s directors and the scholar results of students. During the literature review we addressed the topics Leadership and Scholar Results. We focused on transformational, transactional and laissez-faire leadership styles and in the success or not of the students. The study used a qualitative interpretativist with a mixed approach, mostly qualitative. We treated and analysed the data with the content analysis technique. Through the investigation techniques used (analysis of external evaluation reports of schools survey by interview), we characterized the schools/groups of schools in matters of leadership and the scholar results, we verified what leadership style was adopted by each school director, the priorities used to increase the students’ success to finally understand the existing relation between leadership styles and scholar results. We concluded that the balance between transformational and transactional leadership styles led to better scholar results, while just one leadership style seems to lead to less good results.
id RCAP_23398cc3b7337f9c14eda33f17c6b028
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externaLiderLiderançaResultados escolaresSucessoLeaderLeadershipResultsSuccessO nosso estudo pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança dos diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. Na revisão da literatura abordámos os temas Liderança e Resultados escolares. Centrámo-nos nos estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e no sucesso/insucesso dos alunos. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, predominantemente qualitativa. Tratámos e analisámos os dados com a técnica de análise de conteúdo. Através das técnicas de investigação utilizadas (análise de relatórios de avaliação externa de escolas e inquérito por entrevista), caraterizámos as escolas/agrupamentos ao nível da liderança e dos resultados escolares, verificámos qual o estilo de liderança adotado por cada diretor, as prioridades utilizadas para fomentar o sucesso dos alunos para, finalmente, compreendermos a relação existente entre o estilo de liderança e os resultados escolares. Concluímos que o equilíbrio entre os estilos de liderança transformacional e transacional conduziram a melhores resultados escolares, enquanto que um só estilo de liderança parece conduzir a resultados menos bons; ABSTRACT: Leadership and Scholar Results - evidence of a relationship. A study from external reports. Our study’s aim was to investigate the relation between leadership style of school’s directors and the scholar results of students. During the literature review we addressed the topics Leadership and Scholar Results. We focused on transformational, transactional and laissez-faire leadership styles and in the success or not of the students. The study used a qualitative interpretativist with a mixed approach, mostly qualitative. We treated and analysed the data with the content analysis technique. Through the investigation techniques used (analysis of external evaluation reports of schools survey by interview), we characterized the schools/groups of schools in matters of leadership and the scholar results, we verified what leadership style was adopted by each school director, the priorities used to increase the students’ success to finally understand the existing relation between leadership styles and scholar results. We concluded that the balance between transformational and transactional leadership styles led to better scholar results, while just one leadership style seems to lead to less good results.Universidade de Évora2015-03-19T15:44:20Z2015-03-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13428http://hdl.handle.net/10174/13428TID:201233908porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoluisacarapeta@sapo.pt229Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:53.703445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
title Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
spellingShingle Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas
Lider
Liderança
Resultados escolares
Sucesso
Leader
Leadership
Results
Success
title_short Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
title_full Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
title_fullStr Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
title_full_unstemmed Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
title_sort Liderança e resultados escolares: indícios de uma relação. Um estudo a partir de relatórios de avaliação externa
author Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas
author_facet Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carapeta, Luísa Maria Rebola Calquinhas
dc.subject.por.fl_str_mv Lider
Liderança
Resultados escolares
Sucesso
Leader
Leadership
Results
Success
topic Lider
Liderança
Resultados escolares
Sucesso
Leader
Leadership
Results
Success
description O nosso estudo pretendeu investigar a relação entre o estilo de liderança dos diretores de escola e os resultados escolares dos alunos. Na revisão da literatura abordámos os temas Liderança e Resultados escolares. Centrámo-nos nos estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire e no sucesso/insucesso dos alunos. O estudo inseriu-se num paradigma qualitativo interpretativista com uma abordagem mista, predominantemente qualitativa. Tratámos e analisámos os dados com a técnica de análise de conteúdo. Através das técnicas de investigação utilizadas (análise de relatórios de avaliação externa de escolas e inquérito por entrevista), caraterizámos as escolas/agrupamentos ao nível da liderança e dos resultados escolares, verificámos qual o estilo de liderança adotado por cada diretor, as prioridades utilizadas para fomentar o sucesso dos alunos para, finalmente, compreendermos a relação existente entre o estilo de liderança e os resultados escolares. Concluímos que o equilíbrio entre os estilos de liderança transformacional e transacional conduziram a melhores resultados escolares, enquanto que um só estilo de liderança parece conduzir a resultados menos bons; ABSTRACT: Leadership and Scholar Results - evidence of a relationship. A study from external reports. Our study’s aim was to investigate the relation between leadership style of school’s directors and the scholar results of students. During the literature review we addressed the topics Leadership and Scholar Results. We focused on transformational, transactional and laissez-faire leadership styles and in the success or not of the students. The study used a qualitative interpretativist with a mixed approach, mostly qualitative. We treated and analysed the data with the content analysis technique. Through the investigation techniques used (analysis of external evaluation reports of schools survey by interview), we characterized the schools/groups of schools in matters of leadership and the scholar results, we verified what leadership style was adopted by each school director, the priorities used to increase the students’ success to finally understand the existing relation between leadership styles and scholar results. We concluded that the balance between transformational and transactional leadership styles led to better scholar results, while just one leadership style seems to lead to less good results.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-19T15:44:20Z
2015-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13428
http://hdl.handle.net/10174/13428
TID:201233908
url http://hdl.handle.net/10174/13428
identifier_str_mv TID:201233908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
luisacarapeta@sapo.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136553363046400