Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Victor Fernando Abrantes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11858
Resumo: O plano de investigação relativo ao desenvolvimento do projecto de dissertação do curso de mestrado em Educação - Variante de Administração Escolar, da Universidade de Évora que aqui apresento tem como tema central e como base os conceitos de liderança e que tipo de líder existem em torno da realidade da gestão escolar. O presente trabalho pretenderá analisar que tipo de líder e de liderança o Director quer para a sua Escola. A escolha deste trabalho é fundamental, visto que, o seu significado se identifica com o papel do Director de uma escola, enquanto personalidade mais influente no embrião dessa organização. Como afirma Sergiovanni (2004: p.4) “a liderança engloba muitos e variados aspectos; no topo da lista está protecção do mundo-da-vida das nossas escolas; a maioria dos cidadãos deseja que as escolas reflictam os valores e as crenças que são verdadeiramente importantes nas suas vidas”. Constitui um breve olhar sobre os Directores, com o intuito de aferir a imagem que eles têm da liderança e do tipo de líder que querem implementar. Nos últimos anos, a organização escolar passou por mudanças dramáticas, agravadas por uma pressão e exigências externas, com a liderança a assumir-se como elemento crítico e fundamental à iniciação e implementação do impacto das transformações (adaptações) nas várias organizações. Se a liderança causa impacto positivo no ser humano, equipas e organizações, os vários investigadores argumentam que os antigos paradigmas da liderança: directivos, autocráticos e exclusivamente orientados para as tarefas, devem ser abandonados. No enquadramento teórico o trabalho inicia-se, numa primeira parte, com uma perspectiva organizacional e seu conceito. Nesta primeira parte da investigação apresento uma breve sistematização das principais teorias organizacionais, à classificação da escola como uma organização especial, com as suas características próprias que a distinguem de qualquer outra organização. Será referenciado o papel da escola numa sociedade em mudança (capítulo I). Nesta primeira parte irei abordar alguns contributos para a compreensão do conceito de liderança, ou seja, o desenvolvimento conceptual sobre a temática da liderança. Vai prevalecer uma revisão sobre o conceito de liderança e dos vários estilos de liderança, introduzindo depois a liderança escolar como liderança especial, assim como, o líder versus gestor. Iremos abordar, também, o perfil do líder na organização escolar, perspectivando uma liderança para a mudança (capitulo II). Numa segunda parte, apresenta-se o estudo empírico recolhendo informações dos vários Directores. Serão apresentados os objectivos deste trabalho através de um estudo de campo, Directores, abrangendo as seguintes Escolas com Ensino Secundário da cidade de Coimbra: Quinta da Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José Falcão e Infanta D. Maria. Apesar das suas limitações, o estudo poderá contribuir para que a comunidade escolar em geral e os professores em particular possam ter um olhar diferente sobre a questão da liderança e do tipo de líder, favorecendo a reflexão sobre a prática da mesma; ### ABSTRACT: The investigation project concerning the development of a Master’s degree essay on Education- in the specific case on School Administration, from Évora’s University, which is here presented, has as a central theme and foundations the concepts of leadership and the kinds of leaders that exist in today’s reality of scholar management. This work intends to analyze the kind of leader and leadership that a head teacher wants for her school. The choice is crucial, once its meaning identifies itself with the specific role that the head teacher plays at her school, since he/she is the most influent character in the core of that organization. As Sergiovanni states (2004: p.4) “a leadership includes many and different aspects. At the top of the list, we have the protection of a world full of life in our schools. Most citizens wish their schools to mirror the values and beliefs that are really important in their lives.” This work takes a brief look on the kinds of Head teachers, with the purpose of checking the image that have of the concept of leadership and of the kind of leader they want to establish for themselves. In the last few years, school organization has undergone dramatic changes, that became even worse given to external pressure and exigencies. This way, the leadership of a school has become the fundamental and crucial element for implementing and managing the impact of all those changes in the different scholar organizations. As a leadership should cause a positive impact on the human being, teams and organizations, several researchers argue that old-fashioned paradigms of leadership, like the directive one, the autocratic one or an exclusively task-based one should be abandoned. In the theoretical framing, this work starts with an organizational perspective and its concept. In this first part of the research, we present a brief systematization of the main organizational theories, as well as the classification of the school as a special organization, with its own features, that make it distinct from any other organization. Besides, the role that the school plays in a changing society will also be mentioned (chapter I). In this first part, we will deal with some contributions to the understanding of the leadership concept, that is to say the conceptual development on the leadership topic. A revision on the concept of leadership and on the different styles of leadership will prevail. Afterwards, scholar leadership as a special one will be introduced, as well as the concept of leader versus manager. We will also deal with the profile of leader in the scholar organization, being in the outlook for a leadership for the change (chapter II). In a second part of our work, we present the empiric study, based on information gathered from the different Headmasters. The main goals of this work will be presented through a field work with Headmasters that comprise the following schools with Secondary studies in the city of Coimbra: Quinta das Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José Falcão and Infanta D. Maria. In spite of the limitations of this study, it may help on a different approach on the concept of leadership and the kind of leader, above all by the school community and more specifically by teachers. This way, this work may foster a deeper reflection and thought on these concepts and their feasibility.
id RCAP_ce621708ce416d955577ea0d77a3e80d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escolaLíderLiderançasGestãoLiderança escolarLíder escolarLeaderLeadershipsManagementSchool leadershipSchool leaderO plano de investigação relativo ao desenvolvimento do projecto de dissertação do curso de mestrado em Educação - Variante de Administração Escolar, da Universidade de Évora que aqui apresento tem como tema central e como base os conceitos de liderança e que tipo de líder existem em torno da realidade da gestão escolar. O presente trabalho pretenderá analisar que tipo de líder e de liderança o Director quer para a sua Escola. A escolha deste trabalho é fundamental, visto que, o seu significado se identifica com o papel do Director de uma escola, enquanto personalidade mais influente no embrião dessa organização. Como afirma Sergiovanni (2004: p.4) “a liderança engloba muitos e variados aspectos; no topo da lista está protecção do mundo-da-vida das nossas escolas; a maioria dos cidadãos deseja que as escolas reflictam os valores e as crenças que são verdadeiramente importantes nas suas vidas”. Constitui um breve olhar sobre os Directores, com o intuito de aferir a imagem que eles têm da liderança e do tipo de líder que querem implementar. Nos últimos anos, a organização escolar passou por mudanças dramáticas, agravadas por uma pressão e exigências externas, com a liderança a assumir-se como elemento crítico e fundamental à iniciação e implementação do impacto das transformações (adaptações) nas várias organizações. Se a liderança causa impacto positivo no ser humano, equipas e organizações, os vários investigadores argumentam que os antigos paradigmas da liderança: directivos, autocráticos e exclusivamente orientados para as tarefas, devem ser abandonados. No enquadramento teórico o trabalho inicia-se, numa primeira parte, com uma perspectiva organizacional e seu conceito. Nesta primeira parte da investigação apresento uma breve sistematização das principais teorias organizacionais, à classificação da escola como uma organização especial, com as suas características próprias que a distinguem de qualquer outra organização. Será referenciado o papel da escola numa sociedade em mudança (capítulo I). Nesta primeira parte irei abordar alguns contributos para a compreensão do conceito de liderança, ou seja, o desenvolvimento conceptual sobre a temática da liderança. Vai prevalecer uma revisão sobre o conceito de liderança e dos vários estilos de liderança, introduzindo depois a liderança escolar como liderança especial, assim como, o líder versus gestor. Iremos abordar, também, o perfil do líder na organização escolar, perspectivando uma liderança para a mudança (capitulo II). Numa segunda parte, apresenta-se o estudo empírico recolhendo informações dos vários Directores. Serão apresentados os objectivos deste trabalho através de um estudo de campo, Directores, abrangendo as seguintes Escolas com Ensino Secundário da cidade de Coimbra: Quinta da Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José Falcão e Infanta D. Maria. Apesar das suas limitações, o estudo poderá contribuir para que a comunidade escolar em geral e os professores em particular possam ter um olhar diferente sobre a questão da liderança e do tipo de líder, favorecendo a reflexão sobre a prática da mesma; ### ABSTRACT: The investigation project concerning the development of a Master’s degree essay on Education- in the specific case on School Administration, from Évora’s University, which is here presented, has as a central theme and foundations the concepts of leadership and the kinds of leaders that exist in today’s reality of scholar management. This work intends to analyze the kind of leader and leadership that a head teacher wants for her school. The choice is crucial, once its meaning identifies itself with the specific role that the head teacher plays at her school, since he/she is the most influent character in the core of that organization. As Sergiovanni states (2004: p.4) “a leadership includes many and different aspects. At the top of the list, we have the protection of a world full of life in our schools. Most citizens wish their schools to mirror the values and beliefs that are really important in their lives.” This work takes a brief look on the kinds of Head teachers, with the purpose of checking the image that have of the concept of leadership and of the kind of leader they want to establish for themselves. In the last few years, school organization has undergone dramatic changes, that became even worse given to external pressure and exigencies. This way, the leadership of a school has become the fundamental and crucial element for implementing and managing the impact of all those changes in the different scholar organizations. As a leadership should cause a positive impact on the human being, teams and organizations, several researchers argue that old-fashioned paradigms of leadership, like the directive one, the autocratic one or an exclusively task-based one should be abandoned. In the theoretical framing, this work starts with an organizational perspective and its concept. In this first part of the research, we present a brief systematization of the main organizational theories, as well as the classification of the school as a special organization, with its own features, that make it distinct from any other organization. Besides, the role that the school plays in a changing society will also be mentioned (chapter I). In this first part, we will deal with some contributions to the understanding of the leadership concept, that is to say the conceptual development on the leadership topic. A revision on the concept of leadership and on the different styles of leadership will prevail. Afterwards, scholar leadership as a special one will be introduced, as well as the concept of leader versus manager. We will also deal with the profile of leader in the scholar organization, being in the outlook for a leadership for the change (chapter II). In a second part of our work, we present the empiric study, based on information gathered from the different Headmasters. The main goals of this work will be presented through a field work with Headmasters that comprise the following schools with Secondary studies in the city of Coimbra: Quinta das Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José Falcão and Infanta D. Maria. In spite of the limitations of this study, it may help on a different approach on the concept of leadership and the kind of leader, above all by the school community and more specifically by teachers. This way, this work may foster a deeper reflection and thought on these concepts and their feasibility.Universidade de Évora2014-11-20T18:11:09Z2014-11-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11858http://hdl.handle.net/10174/11858porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Victor Fernando Abrantes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.980191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
title Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
spellingShingle Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
Sousa, Victor Fernando Abrantes de
Líder
Lideranças
Gestão
Liderança escolar
Líder escolar
Leader
Leaderships
Management
School leadership
School leader
title_short Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
title_full Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
title_fullStr Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
title_full_unstemmed Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
title_sort Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola
author Sousa, Victor Fernando Abrantes de
author_facet Sousa, Victor Fernando Abrantes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Victor Fernando Abrantes de
dc.subject.por.fl_str_mv Líder
Lideranças
Gestão
Liderança escolar
Líder escolar
Leader
Leaderships
Management
School leadership
School leader
topic Líder
Lideranças
Gestão
Liderança escolar
Líder escolar
Leader
Leaderships
Management
School leadership
School leader
description O plano de investigação relativo ao desenvolvimento do projecto de dissertação do curso de mestrado em Educação - Variante de Administração Escolar, da Universidade de Évora que aqui apresento tem como tema central e como base os conceitos de liderança e que tipo de líder existem em torno da realidade da gestão escolar. O presente trabalho pretenderá analisar que tipo de líder e de liderança o Director quer para a sua Escola. A escolha deste trabalho é fundamental, visto que, o seu significado se identifica com o papel do Director de uma escola, enquanto personalidade mais influente no embrião dessa organização. Como afirma Sergiovanni (2004: p.4) “a liderança engloba muitos e variados aspectos; no topo da lista está protecção do mundo-da-vida das nossas escolas; a maioria dos cidadãos deseja que as escolas reflictam os valores e as crenças que são verdadeiramente importantes nas suas vidas”. Constitui um breve olhar sobre os Directores, com o intuito de aferir a imagem que eles têm da liderança e do tipo de líder que querem implementar. Nos últimos anos, a organização escolar passou por mudanças dramáticas, agravadas por uma pressão e exigências externas, com a liderança a assumir-se como elemento crítico e fundamental à iniciação e implementação do impacto das transformações (adaptações) nas várias organizações. Se a liderança causa impacto positivo no ser humano, equipas e organizações, os vários investigadores argumentam que os antigos paradigmas da liderança: directivos, autocráticos e exclusivamente orientados para as tarefas, devem ser abandonados. No enquadramento teórico o trabalho inicia-se, numa primeira parte, com uma perspectiva organizacional e seu conceito. Nesta primeira parte da investigação apresento uma breve sistematização das principais teorias organizacionais, à classificação da escola como uma organização especial, com as suas características próprias que a distinguem de qualquer outra organização. Será referenciado o papel da escola numa sociedade em mudança (capítulo I). Nesta primeira parte irei abordar alguns contributos para a compreensão do conceito de liderança, ou seja, o desenvolvimento conceptual sobre a temática da liderança. Vai prevalecer uma revisão sobre o conceito de liderança e dos vários estilos de liderança, introduzindo depois a liderança escolar como liderança especial, assim como, o líder versus gestor. Iremos abordar, também, o perfil do líder na organização escolar, perspectivando uma liderança para a mudança (capitulo II). Numa segunda parte, apresenta-se o estudo empírico recolhendo informações dos vários Directores. Serão apresentados os objectivos deste trabalho através de um estudo de campo, Directores, abrangendo as seguintes Escolas com Ensino Secundário da cidade de Coimbra: Quinta da Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José Falcão e Infanta D. Maria. Apesar das suas limitações, o estudo poderá contribuir para que a comunidade escolar em geral e os professores em particular possam ter um olhar diferente sobre a questão da liderança e do tipo de líder, favorecendo a reflexão sobre a prática da mesma; ### ABSTRACT: The investigation project concerning the development of a Master’s degree essay on Education- in the specific case on School Administration, from Évora’s University, which is here presented, has as a central theme and foundations the concepts of leadership and the kinds of leaders that exist in today’s reality of scholar management. This work intends to analyze the kind of leader and leadership that a head teacher wants for her school. The choice is crucial, once its meaning identifies itself with the specific role that the head teacher plays at her school, since he/she is the most influent character in the core of that organization. As Sergiovanni states (2004: p.4) “a leadership includes many and different aspects. At the top of the list, we have the protection of a world full of life in our schools. Most citizens wish their schools to mirror the values and beliefs that are really important in their lives.” This work takes a brief look on the kinds of Head teachers, with the purpose of checking the image that have of the concept of leadership and of the kind of leader they want to establish for themselves. In the last few years, school organization has undergone dramatic changes, that became even worse given to external pressure and exigencies. This way, the leadership of a school has become the fundamental and crucial element for implementing and managing the impact of all those changes in the different scholar organizations. As a leadership should cause a positive impact on the human being, teams and organizations, several researchers argue that old-fashioned paradigms of leadership, like the directive one, the autocratic one or an exclusively task-based one should be abandoned. In the theoretical framing, this work starts with an organizational perspective and its concept. In this first part of the research, we present a brief systematization of the main organizational theories, as well as the classification of the school as a special organization, with its own features, that make it distinct from any other organization. Besides, the role that the school plays in a changing society will also be mentioned (chapter I). In this first part, we will deal with some contributions to the understanding of the leadership concept, that is to say the conceptual development on the leadership topic. A revision on the concept of leadership and on the different styles of leadership will prevail. Afterwards, scholar leadership as a special one will be introduced, as well as the concept of leader versus manager. We will also deal with the profile of leader in the scholar organization, being in the outlook for a leadership for the change (chapter II). In a second part of our work, we present the empiric study, based on information gathered from the different Headmasters. The main goals of this work will be presented through a field work with Headmasters that comprise the following schools with Secondary studies in the city of Coimbra: Quinta das Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José Falcão and Infanta D. Maria. In spite of the limitations of this study, it may help on a different approach on the concept of leadership and the kind of leader, above all by the school community and more specifically by teachers. This way, this work may foster a deeper reflection and thought on these concepts and their feasibility.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T18:11:09Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11858
http://hdl.handle.net/10174/11858
url http://hdl.handle.net/10174/11858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540161474560