Perturbações da Linguagem e da Fala em crianças dos 4:00A aos 4:11A do Concelho de Oeiras: Fatores de Risco e Necessidades de Encaminhamento para a Terapia da Fala
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10884/928 |
Resumo: | As alterações da linguagem e da fala são os problemas mais comuns que afectam as crianças em idade pré-escolar, atingindo cerca de 3 a 15% das crianças (Law et al., 2000; Baird, 2008). Quando às alterações da linguagem e da fala permanecem para além dos 6 anos de idade podem causar diversas dificuldades no quotidiano das crianças, mais concretamente, na interação social, alterações no comportamento, dificuldades na aprendizagem escolar (leitura, escrita e cálculo) e apresentam maior risco de desenvolverem problemas de saúde mental e psicossociais (Young et al. 2002; Conti-Ramsden et al, 2009; Beitchman e Brownlie, 2010;Costa, 2011). Nesse sentido é fundamental a identificação precoce destas perturbações, ainda em idade pré-escolar de modo a prevenir o impacto negativo que estas perturbações podem causar às crianças. Os estudos epidemiológicos são essenciais para a auxiliar a detecção precoce das crianças com perturbações da linguagem e da fala uma vez que auxiliam a evidenciar e/ou demonstrar o custo social das perturbações da comunicação (Law, 2000). |
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Perturbações da Linguagem e da Fala em crianças dos 4:00A aos 4:11A do Concelho de Oeiras: Fatores de Risco e Necessidades de Encaminhamento para a Terapia da FalaTerapia da falaPerturbações da linguagemPerturbações da falaFactores de riscoPrevalênciaNecessidades de encaminhamentoAs alterações da linguagem e da fala são os problemas mais comuns que afectam as crianças em idade pré-escolar, atingindo cerca de 3 a 15% das crianças (Law et al., 2000; Baird, 2008). Quando às alterações da linguagem e da fala permanecem para além dos 6 anos de idade podem causar diversas dificuldades no quotidiano das crianças, mais concretamente, na interação social, alterações no comportamento, dificuldades na aprendizagem escolar (leitura, escrita e cálculo) e apresentam maior risco de desenvolverem problemas de saúde mental e psicossociais (Young et al. 2002; Conti-Ramsden et al, 2009; Beitchman e Brownlie, 2010;Costa, 2011). Nesse sentido é fundamental a identificação precoce destas perturbações, ainda em idade pré-escolar de modo a prevenir o impacto negativo que estas perturbações podem causar às crianças. Os estudos epidemiológicos são essenciais para a auxiliar a detecção precoce das crianças com perturbações da linguagem e da fala uma vez que auxiliam a evidenciar e/ou demonstrar o custo social das perturbações da comunicação (Law, 2000).2014-12-09T12:26:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10884/928porAguiar, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T11:07:41Zoai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:43.686428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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