Rastreio de perturbações de comunicação num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4211
Resumo: As perturbações da comunicação podem estar na origem de várias dificuldades, nomeadamente de aprendizagem escolar, interacção social, comportamento. Em Portugal, não existem estudos de prevalência que reportem o número de crianças com perturbações da comunicação, não se sabendo se os recursos existentes estão bem distribuídos. Este trabalho consiste na avaliação da linguagem e da fala das crianças em idade pré-escolar a frequentar o Agrupamento de Escolas de Águeda. Tem como objectivo determinar o número de crianças com perturbação da linguagem e/ou da fala neste agrupamento. A linguagem foi avaliada formalmente através do Teste de Avaliação da Linguagem na Criança (crianças dos 36 aos 47 meses) e do Teste de Identificação de Competências Linguísticas (crianças dos 48 aos 72 meses). A fala, especificamente a articulação, foi avaliada através do Teste Fonético- Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar. Os encarregados de educação foram ainda convidados a preencher um questionário, com o objectivo de caracterizar a origem das perturbações. Foram avaliadas um total de 130 crianças, das quais 102 (78,46%) apresentaram resultados abaixo do ponto de corte estabelecido em pelo menos um dos testes. Os resultados indicam uma percentagem mais elevada de crianças com uma perturbação da linguagem e/ou da fala do que a que está documentada na literatura, que varia entre os 1,06% e os 22,30%. Esta discrepância poderá ser devida, no entanto, ao número reduzido da amostra utilizada neste estudo.
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