A Auto-compaix?o em Adolescentes: o papel das mem?rias emocionais precoces, temperamento, empatia e ansiedade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/578 |
Resumo: | Introdu??o: A auto-compaix?o define-se atrav?s de uma postura calorosa e de aceita??o connosco pr?prios, perante adversidades, mostrando aten??o e sensibilidade ao nosso pr?prio sofrimento. Associados a este sentimento est?o outros conceitos importantes que o podem influenciar positiva ou negativamente. Objetivos: Este estudo pretende analisar qual o contributo de determinadas vari?veis, como a ansiedade social, empatia, mem?rias precoces de calor e seguran?a e inibi??o comportamental na manifesta??o da auto-compaix?o nos adolescentes. Paralelamente pretende, igualmente, apurar poss?veis diferen?as entre g?nero, idade e escolaridade. Por fim ? analisado de que forma as vari?veis se relacionam entre si e qual o conjunto que melhor prediz a auto-compaix?o. M?todo: A amostra ? constitu?da por 207 adolescentes (107 rapazes e 100 raparigas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, a frequentarem o ensino b?sico e secund?rio do ensino regular. Os participantes preencheram uma folha de dados sociodemogr?ficos e completaram 5 instrumentos de auto-resposta fidedignos que avaliaram a auto-compaix?o (SCS; Neff, 2003), ansiedade social (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998), a inibi??o comportamental (RSRI; Reznick, 1992), a empatia (QACEC; Zoll & Enz, 2010) e as mem?rias precoces de calor e seguran?a (EMWSS-A; Richter, Gilbert & McEwan, 2009). Resultados: Os resultados obtidos indicaram diferen?as significativas entre rapazes e raparigas relativamente ? auto-compaix?o, ? empatia, inibi??o comportamental e ansiedade social. A idade e a escolaridade apenas se mostraram associadas ? inibi??o comportamental. Por sua vez a compaix?o demonstrou uma associa??o significativa e no sentido esperado com as vari?veis em estudo, ? exce??o da empatia que n?o apresentou qualquer correla??o significativa. O modelo preditor da auto-compaix?o ? constitu?do pelo medo de avalia??o negativa, mem?rias positivas precoces em rela??o aos pais, g?nero, temperamento de inibi??o comportamental e ansiedade social em situa??es novas, explicando 40% da sua vari?ncia. Conclus?es: Devido ao contributo de novas vari?veis, este estudo apresenta um papel inovador para uma melhor compreens?o da auto-compaix?o nos adolescentes. Deste modo, verifica-se que as mem?rias emocionais precoces, temperamento de inibi??o comportamental, ansiedade social, bem como o g?nero a que pertencem os adolescentes desempenham um papel importante na manifesta??o da auto-compaix?o enquanto tra?o. Ainda que n?o seja poss?vel estabelecer uma rela??o causal entre as vari?veis, estas podem apontar poss?veis vias para o desenvolvimento de auto-compaix?o, enquanto uma estrat?gia de regula??o emocional mais positiva e adaptativa para lidar com o sofrimento ou adversidades. / Introduction: Self-compassion is defined by a warm attitude and acceptance with ourselves before adversity, showing attention and sensitivity to our own suffering. Associated with this feeling are other important concepts that can positively or negatively influence. Objectives: This study intends to analyze the contribution of certain variables, such as social anxiety, empathy, early memories of warmth and safety and behavioral inhibition in the manifestation of self-compassion in adolescents. Parallel intends also investigate possible differences between gender, age and education. Finally, it is analyzed how the variables relate to each other and which set best predicts self-compassion. Method: The sample consisted of 207 adolescents (107 boys and 100 girls) aged between 12 and 18 years, attending the school education in regular education. Participants completed a demographic data sheet and completed five instruments reliable auto-response that assessed self-compassion (SCS; Neff, 2003), social anxiety (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998), behavioral inhibition (RSRI; Reznick, 1992), empathy (QACEC; Zoll & Enz, 2010) and early memories of warmth and security (EMWSS-A; Richter, Gilbert & McEwan, 2009). Results: The results indicated significant differences between boys and girls regarding self-compassion, empathy, behavioral inhibition and social anxiety. The only age and education were associated with behavioral inhibition. Turn the compassion demonstrated a significant association and in the expected direction with the study variables, except for empathy showed no significant correlation. The predictive model of self-compassion consists of the fear of negative evaluation, early positive memories in relation to parents, gender, temperament of behavioral inhibition and social anxiety in new situations, explaining 40% of its variance. Conclusions: Due to the contribution of new variables, this study presents a novel role for a better understanding of self-compassion in adolescents. Thus, it appears that the early memories emotional, behavioral inhibition temper, social anxiety, as well as gender teenagers belong to play an important role in the manifestation of self-compassion as stroke. Although it is not possible to establish a causal relationship between variables, they can point out possible avenues for the development of self-compassion, while a strategy of more positive and adaptive emotion regulation to deal with suffering and adversity. |
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A Auto-compaix?o em Adolescentes: o papel das mem?rias emocionais precoces, temperamento, empatia e ansiedade socialAuto-compaix?o - Self-compassionAdolesc?ncia - AdolescenceAnsiedade social - Social anxietyInibi??o comportamental - Behavioral inhibitionEmpatia - EmpathyMem?rias precoces de calor e seguran?a - Early memories of warmth and safenessIntrodu??o: A auto-compaix?o define-se atrav?s de uma postura calorosa e de aceita??o connosco pr?prios, perante adversidades, mostrando aten??o e sensibilidade ao nosso pr?prio sofrimento. Associados a este sentimento est?o outros conceitos importantes que o podem influenciar positiva ou negativamente. Objetivos: Este estudo pretende analisar qual o contributo de determinadas vari?veis, como a ansiedade social, empatia, mem?rias precoces de calor e seguran?a e inibi??o comportamental na manifesta??o da auto-compaix?o nos adolescentes. Paralelamente pretende, igualmente, apurar poss?veis diferen?as entre g?nero, idade e escolaridade. Por fim ? analisado de que forma as vari?veis se relacionam entre si e qual o conjunto que melhor prediz a auto-compaix?o. M?todo: A amostra ? constitu?da por 207 adolescentes (107 rapazes e 100 raparigas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, a frequentarem o ensino b?sico e secund?rio do ensino regular. Os participantes preencheram uma folha de dados sociodemogr?ficos e completaram 5 instrumentos de auto-resposta fidedignos que avaliaram a auto-compaix?o (SCS; Neff, 2003), ansiedade social (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998), a inibi??o comportamental (RSRI; Reznick, 1992), a empatia (QACEC; Zoll & Enz, 2010) e as mem?rias precoces de calor e seguran?a (EMWSS-A; Richter, Gilbert & McEwan, 2009). Resultados: Os resultados obtidos indicaram diferen?as significativas entre rapazes e raparigas relativamente ? auto-compaix?o, ? empatia, inibi??o comportamental e ansiedade social. A idade e a escolaridade apenas se mostraram associadas ? inibi??o comportamental. 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Ainda que n?o seja poss?vel estabelecer uma rela??o causal entre as vari?veis, estas podem apontar poss?veis vias para o desenvolvimento de auto-compaix?o, enquanto uma estrat?gia de regula??o emocional mais positiva e adaptativa para lidar com o sofrimento ou adversidades. / Introduction: Self-compassion is defined by a warm attitude and acceptance with ourselves before adversity, showing attention and sensitivity to our own suffering. Associated with this feeling are other important concepts that can positively or negatively influence. Objectives: This study intends to analyze the contribution of certain variables, such as social anxiety, empathy, early memories of warmth and safety and behavioral inhibition in the manifestation of self-compassion in adolescents. Parallel intends also investigate possible differences between gender, age and education. Finally, it is analyzed how the variables relate to each other and which set best predicts self-compassion. 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The predictive model of self-compassion consists of the fear of negative evaluation, early positive memories in relation to parents, gender, temperament of behavioral inhibition and social anxiety in new situations, explaining 40% of its variance. Conclusions: Due to the contribution of new variables, this study presents a novel role for a better understanding of self-compassion in adolescents. Thus, it appears that the early memories emotional, behavioral inhibition temper, social anxiety, as well as gender teenagers belong to play an important role in the manifestation of self-compassion as stroke. 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O modelo preditor da auto-compaix?o ? constitu?do pelo medo de avalia??o negativa, mem?rias positivas precoces em rela??o aos pais, g?nero, temperamento de inibi??o comportamental e ansiedade social em situa??es novas, explicando 40% da sua vari?ncia. Conclus?es: Devido ao contributo de novas vari?veis, este estudo apresenta um papel inovador para uma melhor compreens?o da auto-compaix?o nos adolescentes. Deste modo, verifica-se que as mem?rias emocionais precoces, temperamento de inibi??o comportamental, ansiedade social, bem como o g?nero a que pertencem os adolescentes desempenham um papel importante na manifesta??o da auto-compaix?o enquanto tra?o. Ainda que n?o seja poss?vel estabelecer uma rela??o causal entre as vari?veis, estas podem apontar poss?veis vias para o desenvolvimento de auto-compaix?o, enquanto uma estrat?gia de regula??o emocional mais positiva e adaptativa para lidar com o sofrimento ou adversidades. / Introduction: Self-compassion is defined by a warm attitude and acceptance with ourselves before adversity, showing attention and sensitivity to our own suffering. Associated with this feeling are other important concepts that can positively or negatively influence. Objectives: This study intends to analyze the contribution of certain variables, such as social anxiety, empathy, early memories of warmth and safety and behavioral inhibition in the manifestation of self-compassion in adolescents. Parallel intends also investigate possible differences between gender, age and education. Finally, it is analyzed how the variables relate to each other and which set best predicts self-compassion. Method: The sample consisted of 207 adolescents (107 boys and 100 girls) aged between 12 and 18 years, attending the school education in regular education. Participants completed a demographic data sheet and completed five instruments reliable auto-response that assessed self-compassion (SCS; Neff, 2003), social anxiety (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998), behavioral inhibition (RSRI; Reznick, 1992), empathy (QACEC; Zoll & Enz, 2010) and early memories of warmth and security (EMWSS-A; Richter, Gilbert & McEwan, 2009). Results: The results indicated significant differences between boys and girls regarding self-compassion, empathy, behavioral inhibition and social anxiety. The only age and education were associated with behavioral inhibition. Turn the compassion demonstrated a significant association and in the expected direction with the study variables, except for empathy showed no significant correlation. The predictive model of self-compassion consists of the fear of negative evaluation, early positive memories in relation to parents, gender, temperament of behavioral inhibition and social anxiety in new situations, explaining 40% of its variance. Conclusions: Due to the contribution of new variables, this study presents a novel role for a better understanding of self-compassion in adolescents. Thus, it appears that the early memories emotional, behavioral inhibition temper, social anxiety, as well as gender teenagers belong to play an important role in the manifestation of self-compassion as stroke. Although it is not possible to establish a causal relationship between variables, they can point out possible avenues for the development of self-compassion, while a strategy of more positive and adaptive emotion regulation to deal with suffering and adversity. |
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