Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Damião
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3894
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_2363ec3d60fb80db720468e109572c90
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensinoAulaClimaPercepçãoMetodologiasClassroomEnvironmentPerceptionsMethodologiesDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO clima de sala de aula encontra-se profundamente ligado à qualidade e eficácia do processo educativo, sendo fundamental não só para depositar, na criança, confiança nas aprendizagens mas também para o desenvolvimento de interacções sociais com o todo integrante da escola. Para além disto, o clima de sala de aula envolve todo um conjunto de outras dimensões imperativas para o processo educativo. O presente trabalho de investigação pretende debruçar-se sobre o estudo do clima de sala de aula e percepções de alunos e professores acerca do mesmo. Este estudo será, contudo, feito tendo em conta a comparação destas percepções em duas metodologias de ensino distintas, nomeadamente o Ensino Tradicional e o Movimento da Escola Moderna. Como tal, foram aplicados questionários que visam medir a percepção de clima de sala de aula, a partir de várias dimensões, em duas escolas: Academia de Música de Santa Cecília e Escola da Voz do Operário. Os resultados obtidos neste trabalho empírico reportam-se a noventa e nove alunos e seus respectivos professores (quatro). O estudo pressupunha a existência de diferenças, quanto à percepção do clima de sala de aula, entre ambas as correntes pedagógicas. As diferenças entre ambas as escolas não dizem apenas respeito à metodologia de ensino em vigor, mas também aos contextos sociais em que estas se encontram e, sobretudo, ao nível da população que as integra. Contudo, contrariamente ao que seria esperado, estas diferenças não tiveram peso significativo relativamente à percepção de clima de sala de aula.ABSTRACT: The classroom environment is deeply associated to quality and efficacy of the educational process, by being essential not only to put trust in children’s achievements but also to the development of social interactions with the whole school. Besides, the classroom environment implicates a group of other imperative dimensions to educational process. This investigation assignment intends to lean over the study of the classroom environment and the students and teachers perceptions of it. This study will however be made by comparing this perceptions in two teaching methodologies, namely, the Traditional Teaching and The Modern School Movement. Therefore, questionnaires, that intend to measure the classroom environment perception, were applied, from several dimensions, in two schools: Academia de Música de Santa Cecília and Escola da Voz do Operário. The results obtained in this empirical assignment are related to ninety nine students and their teachers (four). The study presupposed the existence of differences, concerning to classroom environment perception, between both educational methodologies. The differences between the two schools are not only due to the educational methodology that is in effect, but also because of their social context and, specially, the population who integrate it. However, contrary to predictions, there were no significantly differences in the classroom environment perceptions.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAMoreira, Ana Damião2015-07-29T16:41:56Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:45.304763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
title Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
spellingShingle Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
Moreira, Ana Damião
Aula
Clima
Percepção
Metodologias
Classroom
Environment
Perceptions
Methodologies
title_short Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
title_full Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
title_fullStr Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
title_full_unstemmed Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
title_sort Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino
author Moreira, Ana Damião
author_facet Moreira, Ana Damião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Aula
Clima
Percepção
Metodologias
Classroom
Environment
Perceptions
Methodologies
topic Aula
Clima
Percepção
Metodologias
Classroom
Environment
Perceptions
Methodologies
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-07-29T16:41:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3894
url http://hdl.handle.net/10400.12/3894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078374789120