O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4264 |
Resumo: | A relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune. |
id |
RCAP_6030a3cf6a49268006a915ec3e6df205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em redeMetodologias de InvestigaçãoObservação em Sala de AulaSociedade em RedeResearch MethodologiesClassroom EthnographyNetwork SocietyA relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune.The relevance of some phenomena attributable, at a first glance, to the impact of new ICT in society and everyday life of social actors has allowed extending sociological analysis beyond more evident processes and circumstances of the network society. Since the incidence of such events intersect with ways to communicate and information access, it is not unreasonable to contemplate the possibility of a reconfiguration in the context of education, including classroom environment and pedagogical relationship. Thus, the aim proposed here is briefly revisiting some theoretical and methodological contributions of classroom observation and also propose a model adapted to the contingencies inherent to the dynamics of a network society, to which school life is not immune.CIES-IUL2012-12-07T14:37:35Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4264por1647-0893Ferreira, Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:00.327064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
title |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
spellingShingle |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede Ferreira, Nuno Metodologias de Investigação Observação em Sala de Aula Sociedade em Rede Research Methodologies Classroom Ethnography Network Society |
title_short |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
title_full |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
title_fullStr |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
title_full_unstemmed |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
title_sort |
O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede |
author |
Ferreira, Nuno |
author_facet |
Ferreira, Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de Investigação Observação em Sala de Aula Sociedade em Rede Research Methodologies Classroom Ethnography Network Society |
topic |
Metodologias de Investigação Observação em Sala de Aula Sociedade em Rede Research Methodologies Classroom Ethnography Network Society |
description |
A relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07T14:37:35Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4264 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-0893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES-IUL |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES-IUL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134891199168512 |