O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nuno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4264
Resumo: A relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune.
id RCAP_6030a3cf6a49268006a915ec3e6df205
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em redeMetodologias de InvestigaçãoObservação em Sala de AulaSociedade em RedeResearch MethodologiesClassroom EthnographyNetwork SocietyA relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune.The relevance of some phenomena attributable, at a first glance, to the impact of new ICT in society and everyday life of social actors has allowed extending sociological analysis beyond more evident processes and circumstances of the network society. Since the incidence of such events intersect with ways to communicate and information access, it is not unreasonable to contemplate the possibility of a reconfiguration in the context of education, including classroom environment and pedagogical relationship. Thus, the aim proposed here is briefly revisiting some theoretical and methodological contributions of classroom observation and also propose a model adapted to the contingencies inherent to the dynamics of a network society, to which school life is not immune.CIES-IUL2012-12-07T14:37:35Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4264por1647-0893Ferreira, Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:00.327064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
title O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
spellingShingle O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
Ferreira, Nuno
Metodologias de Investigação
Observação em Sala de Aula
Sociedade em Rede
Research Methodologies
Classroom Ethnography
Network Society
title_short O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
title_full O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
title_fullStr O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
title_full_unstemmed O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
title_sort O desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em rede
author Ferreira, Nuno
author_facet Ferreira, Nuno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de Investigação
Observação em Sala de Aula
Sociedade em Rede
Research Methodologies
Classroom Ethnography
Network Society
topic Metodologias de Investigação
Observação em Sala de Aula
Sociedade em Rede
Research Methodologies
Classroom Ethnography
Network Society
description A relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T14:37:35Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4264
url http://hdl.handle.net/10071/4264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL
publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134891199168512