Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15474 |
Resumo: | Nos dias que correm é cada vez mais frequente uma criança ter à sua disposição um dispositivo eletrónico, seja um tablet ou um smartphone, mas a sua utilização é maioritariamente lúdica e não educacional. Estas crianças possuem uma grande destreza em manejar os dispositivos porque, além de lhes ser natural, vêm os seus pais e familiares fazê-lo. Seria uma grande conquista conseguir tirar partido desta evolução para o bem do sistema educacional, pegando na destreza do manuseamento das crianças perante as tecnologias e a sua vontade natural de aprender. Visto ainda existir pouca ou nenhuma informação sobre a aplicabilidade de meios digitais na educação, este trabalho revela-se importante para o avanço da consciencialização da problemática que é o ensino em Portugal e a possibilidade de complementar o ensino com novos meios digitais. Durante esta dissertação foi realizado um estudo sobre a oferta digital existente e os meios tradicionais, identificando pontos de convergência e divergência, tendo sido encontrado um conjunto de "guidelines" que levam à utilização mais eficiente destes dispositivos. Um aspeto a ter em conta, que raramente é contemplado em versões comerciais, é a adaptabilidade e a personalização das tecnologias/aplicações à criança, tal como acontece no meio tradicional em contexto de ensino, pois só assim a aprendizagem será mais eficiente. Utilizando estas "guidelines", e em conjunto com o "feedback" providenciado pelos principais "stakeholders", foi possível desenvolver uma aplicação que se adequou às necessidades não só das crianças, como também dos educadores/pais. |
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