O uso do Instagram e dos influenciadores digitais na participação em eventos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19998 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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O uso do Instagram e dos influenciadores digitais na participação em eventosInstagramInfluenciadores digitaisFuncionalidades do InstagramConteúdos dos influenciadoresMarketing de InfluenciaMillenialsEventosDigital InfluencersInstagram FeaturesType of content created by the influencersInfluence MarketingEventsMestrado em MarketingAtualmente, os eventos são utilizados como uma ferramenta de marketing para as empresas como meio de troca de mensagens, de comunicação ou para promover produtos e serviços. Sendo os eventos, um mercado que tem vindo a emergir nos últimos anos, faz todo o sentido para as marcas apostarem neste segmento. Para tal, como forma de potenciar a participação nos eventos, analisou-se a rede social Instagram, que tem vindo a ganhar um importante crescimento nos últimos anos. Assim, esta investigação tem como principal objetivo analisar como o uso do Instagram e dos influenciadores digitais potenciam a participação nos eventos para um público jovem adulto. Para dar respostas ao objetivo, recorreu-se a dados secundários, apresentados numa revisão de literatura detalhada e a dados primários obtidos através de um inquérito online respondido por 119 inquiridos de uma amostra de conveniência. No geral, os inquiridos demonstraram ser mais cativados pelos conteúdos visuais, quer nas páginas de eventos quer pelos influenciadores digitais sendo que nestes as características mais importantes são a credibilidade, honestidade e sinceridade. No geral a faixa etária mais nova, 14-18 anos, sente-se mais cativada pelo Instagram Direct como conteúdo nas páginas de eventos, assim como, a característica que consideram mais relevante num influenciador é a sinceridade. As conclusões obtidas nesta investigação são relevantes para a estratégia de comunicação digital das marcas, uma vez que permite que estas adaptem os conteúdos que partilham consoante o público-alvo que pretendem atingir, tendo em consideração a atitude de cada grupo face ao diferente tipo de evento.Nowadays, events are used as a marketing tool for companies as means of messaging, communication or even to promote products and services. Since events constitute a market that has been emerging in recent years, it makes perfect sense for brands to bet on this segment. To that end, and as a way to enhance the image of a company and the participation in the events, the social network Instagram was analyzed, as it has been growing significantly in recent years. Therefore, the main objective of this research is to analyse how Instagram and Digital Influencers can influence event participation for a young adult audience. To provide answers to the proposed objective we used secondary data, presented in a detailed literature review, as well as primary data obtained through an online survey answered by 119 respondents. In general, respondents were shown to be most captivated by visual content, ranging from event brand pages to digital influencers, and the most important features for them were credibility, honesty, and sincerity. Overall, the younger age group (14-18) had the most interest in Instagram Direct as a form of content on branded event pages, alongside the level of sincerity in an influencer. The conclusions obtained in this research are very relevant to the brands' digital communication strategy, since it allows them to adapt the content they share accordingly with the target audience they intend to reach, taking into account the attitude of each group towards a different type of event.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaPereira, Vicente Maria Claro2020-03-30T14:05:18Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19998porPereira, Vicente Maria Claro (2019). "O uso do Instagram e dos influenciadores digitais na participação em eventos", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:49.422775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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