Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo, Inês Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19683
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_0acd63a576cb9a95542a974ee33e0137
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de belezaInfluenciadores DigitaisMarketing de InfluênciaeWOMInstagramDigital InfluencersInfluencer MarketingMestrado em MarketingCom a evolução da era digital e o advento dos social networking sites, o consumidor assume um papel cada vez mais ativo, sendo simultaneamente produtor e consumidor de conteúdos online. Isto levou a um crescente número de oportunidades de influenciar e de ser influenciado através de electronic word of mouth. Surgiram, assim, os digital influencers. O influencer marketing tem-se revelado uma tendência crescente na estratégia digital das empresas, especialmente no setor de Beleza. O Instagram tem-se assumido como um canal de preferência para conduzir as campanhas de influencer marketing devido às suas características e crescente adesão especialmente pelas gerações mais jovens. Apesar da crescente importância atribuída aos digital influencers, por parte das empresas e da academia, a literatura relativa a este tema, dada a sua contemporaneidade, ainda é limitada. Assim, o presente estudo pretende dar continuidade à exploração deste tópico, propondo-se a analisar as perceções e motivações de especialistas do setor de beleza face aos digital influencers e ao influencer marketing no Instagram. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa e uma amostragem criteriosa com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas a profissionais do setor de beleza. Os resultados realçam a importância dos digital influencers para as marcas do setor de beleza, a necessidade da liberdade criativa dos digital influencers, a sua autenticidade e credibilidade enquanto fatores chave para uma campanha de sucesso e as dificuldades de medição de retorno de investimento, gestão de recompensação e diferenciação.The evolution of the digital age and the rise of social networking sites brought changes to the consumer behavior, today, the consumer assumes an increasingly active role as producer and consumer of online content. This transformation has led to an increasing number of opportunities to both influence and be influenced through electronic word of mouth. With this digital influencers arise. Influencer marketing has become a key element of companies' digital, especially in the beauty industry. Instagram has assumed an important role as the preferred channel for conducting influencer marketing campaigns due to its characteristics and emerging growth especially near the younger generations. The increasing importance of digital influencers has been acknowledged by companies and the academy. However, due to its contemporaneity, the literature regarding this subject faces some limitations. Thus, the present study intends to continue to explore this topic by analysing the perspective and motivations of the beauty industry professionals towards digital influencers and influencer marketing campaigns on Instagram. The research followed a qualitative approach with a non-probabilistic convenience sampling. To achieve the objective of this research semi-structured interviews were conducted to the professionals of the beauty sector, including beauty brands and digital and PR agencies. The results highlight the importance of digital influencers for beauty brands, the need of creative freedom for digital influencers, their authenticity and credibility as key factors for a successful campaign, and the difficulties of measuring return on investment, managing rewards and differentiation.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCastelo, Inês Moreira2020-08-12T00:30:13Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19683porCastelo, Inês Moreira (2019). "Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:31.247841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
title Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
spellingShingle Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
Castelo, Inês Moreira
Influenciadores Digitais
Marketing de Influência
eWOM
Instagram
Digital Influencers
Influencer Marketing
title_short Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
title_full Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
title_fullStr Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
title_full_unstemmed Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
title_sort Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
author Castelo, Inês Moreira
author_facet Castelo, Inês Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelo, Inês Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores Digitais
Marketing de Influência
eWOM
Instagram
Digital Influencers
Influencer Marketing
topic Influenciadores Digitais
Marketing de Influência
eWOM
Instagram
Digital Influencers
Influencer Marketing
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-08-12T00:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19683
url http://hdl.handle.net/10400.5/19683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castelo, Inês Moreira (2019). "Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131137616904192