Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Miguel Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10560
Resumo: O estágio pedagógico é o momento em que o professor estagiário aplica, em contexto real, o conhecimento adquirido durante a sua formação inicial. Este relatório pretende analisar de forma reflexiva e crítica todo o processo de formação do professor, que contemplou inúmeras experiências, dificuldades e desafios. Enquanto docente da disciplina de Educação Física, desenvolvi competências ao nível de três áreas fulcrais, sendo elas: a área do planeamento em que se pretendeu que este fosse ajustado às reais necessidades de cada aluno; a área da avaliação, onde desenvolvi competências que me permitiram operacionalizar adequadamente a avaliação formativa e sumativa; e a área da condução, onde evoluí ao nível da organização das atividades, da transmissão de informação nos momentos de instrução, da gestão da disciplina da turma e da criação de um clima relacional positivo, durante a lecionação. De salientar a importância que os momentos de reflexão individual, de discussão e partilha com o núcleo de estágio e de estudo autónomo contínuo tiveram na evolução da minha intervenção pedagógica. O estágio pedagógico pretendeu, também proporcionar a oportunidade de desenvolver competências noutras áreas de intervenção como a área da investigação-ação, a área da direção de turma, e a área do desporto escolar.
id RCAP_237c5cee6a1e43f8a42429928fe8abe5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos SantosEstágio pedagógicoEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemReflexãoIntervenção pedagógicaStudent teachingPhysical EducationTeaching-learning processReflectionEducational interventionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico é o momento em que o professor estagiário aplica, em contexto real, o conhecimento adquirido durante a sua formação inicial. Este relatório pretende analisar de forma reflexiva e crítica todo o processo de formação do professor, que contemplou inúmeras experiências, dificuldades e desafios. Enquanto docente da disciplina de Educação Física, desenvolvi competências ao nível de três áreas fulcrais, sendo elas: a área do planeamento em que se pretendeu que este fosse ajustado às reais necessidades de cada aluno; a área da avaliação, onde desenvolvi competências que me permitiram operacionalizar adequadamente a avaliação formativa e sumativa; e a área da condução, onde evoluí ao nível da organização das atividades, da transmissão de informação nos momentos de instrução, da gestão da disciplina da turma e da criação de um clima relacional positivo, durante a lecionação. De salientar a importância que os momentos de reflexão individual, de discussão e partilha com o núcleo de estágio e de estudo autónomo contínuo tiveram na evolução da minha intervenção pedagógica. O estágio pedagógico pretendeu, também proporcionar a oportunidade de desenvolver competências noutras áreas de intervenção como a área da investigação-ação, a área da direção de turma, e a área do desporto escolar.The student teaching is the moment where the student teacher applies, in a real context, the knowledge acquired during his initial training. The present internship report analyzes and critiques, in a reflexive manner, the entire process of coaching, covering countless experiences, difficulties and challenges. As a Physical Education teacher, I developed skills in three crucial departments, which were: the ability of planning according to the different characteristics of each student; the ability to assess adequately, both in the formative point of view and in the summative; the management expertise, in which I became more capable of organizing the activities, of communicating the instructions, of applying discipline in terms of behavior and of creating a positive social environment during class. I would like to point out the importance of the individual reflection moments, of the discussion and sharing moments with the internship team and of the autonomous and continuous study in the improvement of my educational intervention. The coaching doesn’t include only the teaching activity in the class context. It also provides opportunities to the student teacher to develop skills in other intervention departments such as the investigation-action section and the class management section and the training section.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaLopes, Miguel Lima2016-01-05T16:10:18Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10560pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:00.305959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
title Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
Lopes, Miguel Lima
Estágio pedagógico
Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Intervenção pedagógica
Student teaching
Physical Education
Teaching-learning process
Reflection
Educational intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Eugénio dos Santos
author Lopes, Miguel Lima
author_facet Lopes, Miguel Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Miguel Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Intervenção pedagógica
Student teaching
Physical Education
Teaching-learning process
Reflection
Educational intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Intervenção pedagógica
Student teaching
Physical Education
Teaching-learning process
Reflection
Educational intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico é o momento em que o professor estagiário aplica, em contexto real, o conhecimento adquirido durante a sua formação inicial. Este relatório pretende analisar de forma reflexiva e crítica todo o processo de formação do professor, que contemplou inúmeras experiências, dificuldades e desafios. Enquanto docente da disciplina de Educação Física, desenvolvi competências ao nível de três áreas fulcrais, sendo elas: a área do planeamento em que se pretendeu que este fosse ajustado às reais necessidades de cada aluno; a área da avaliação, onde desenvolvi competências que me permitiram operacionalizar adequadamente a avaliação formativa e sumativa; e a área da condução, onde evoluí ao nível da organização das atividades, da transmissão de informação nos momentos de instrução, da gestão da disciplina da turma e da criação de um clima relacional positivo, durante a lecionação. De salientar a importância que os momentos de reflexão individual, de discussão e partilha com o núcleo de estágio e de estudo autónomo contínuo tiveram na evolução da minha intervenção pedagógica. O estágio pedagógico pretendeu, também proporcionar a oportunidade de desenvolver competências noutras áreas de intervenção como a área da investigação-ação, a área da direção de turma, e a área do desporto escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-05T16:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10560
url http://hdl.handle.net/10400.5/10560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131052652888064