Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Rodrigo Dias Espirito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96636
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_201de194dd46d0ca38cfe871d4ab4e25
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágioTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA SECONDARY SCHOOL, CANTANHEDE 2019-2020 THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: A STUDY ABOUT THE TRAINEE TEACHER PERCEPTION IN THE BEGINNING AND INTERMEDIATE STAGES OF THE INTERNSHIPEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoIntervenção PedagógicoProcesso de Ensino-aprendizagemTeacher TrainingPhysical EducationReflectionPedagogical InterventionTeaching-learning processRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório apresenta todo o processo de desenvolvimento do Estágio Pedagógico, sejam as aprendizagens adquiridas ou as práticas realizadas ao longo do ano letivo como estagiário, na Escola Secundária Lima-de-Faria. Nesta escola acompanhámos a turma 8ºLF3 ao longo do ano letivo 2019/2020. No decorrer do relatório serão apresentadas as estratégias, opções tomadas, reflexões, fracassos e conquistas que foram sentidas ao longo de todo o estágio. Este relatório representa a etapa conclusiva da unidade curricular Estágio Pedagógico, que se insere no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Estruturalmente, o documento está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é referente à caraterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido em quatro áreas (área 1 atividades de ensino-aprendizagem; área 2 atividades de organização e gestão escolar; área 3 projeto e parcerias educativas; área 4 atitude ético-profissional) , diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica e, por fim, o terceiro corresponde à sua parte investigativa onde desenvolvemos o tema intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da perceção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio. .This report presents the entire development process of the Teacher Training, whether it is the learning acquired or the practices carried out during the school year as an intern, at the Lima-de-Faria Secondary School. In this school, we accompanied the class 8ºLF3 throughout the academic year 2019/2020. It presents all the strategies, options taken, reflections, failures and achievements that were experienced all over the stage.This report represents the concluding stage of the Teacher Training curricular unit, which is part of the 2nd year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. Structurally, this document is divided into three chapters. The first one refers to the characterization of the context of the pedagogical practice, the second concerns the reflexive analysis of the pedagogical practice and was divided into four areas (area 1 teaching-learning activities; area 2 school organization and management activities; area 3 educational project and partnerships; area 4 ethical-professional attitude ), and, finally, the third chapter refers to an investigation carried out during the internship. This investigation theme is the pedagogical intervention of the physical education teacher: study about the trainee teacher perception in the beginning and intermediate stages of the internship. .2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96636http://hdl.handle.net/10316/96636TID:202808688porSanto, Rodrigo Dias Espiritoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:53:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:51.063513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA SECONDARY SCHOOL, CANTANHEDE 2019-2020 THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: A STUDY ABOUT THE TRAINEE TEACHER PERCEPTION IN THE BEGINNING AND INTERMEDIATE STAGES OF THE INTERNSHIP
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
Santo, Rodrigo Dias Espirito
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção Pedagógico
Processo de Ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Intervention
Teaching-learning process
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
author Santo, Rodrigo Dias Espirito
author_facet Santo, Rodrigo Dias Espirito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Rodrigo Dias Espirito
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção Pedagógico
Processo de Ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Intervention
Teaching-learning process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção Pedagógico
Processo de Ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Intervention
Teaching-learning process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96636
http://hdl.handle.net/10316/96636
TID:202808688
url http://hdl.handle.net/10316/96636
identifier_str_mv TID:202808688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046509334528