Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96636 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_201de194dd46d0ca38cfe871d4ab4e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96636 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágioTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA SECONDARY SCHOOL, CANTANHEDE 2019-2020 THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: A STUDY ABOUT THE TRAINEE TEACHER PERCEPTION IN THE BEGINNING AND INTERMEDIATE STAGES OF THE INTERNSHIPEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoIntervenção PedagógicoProcesso de Ensino-aprendizagemTeacher TrainingPhysical EducationReflectionPedagogical InterventionTeaching-learning processRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório apresenta todo o processo de desenvolvimento do Estágio Pedagógico, sejam as aprendizagens adquiridas ou as práticas realizadas ao longo do ano letivo como estagiário, na Escola Secundária Lima-de-Faria. Nesta escola acompanhámos a turma 8ºLF3 ao longo do ano letivo 2019/2020. No decorrer do relatório serão apresentadas as estratégias, opções tomadas, reflexões, fracassos e conquistas que foram sentidas ao longo de todo o estágio. Este relatório representa a etapa conclusiva da unidade curricular Estágio Pedagógico, que se insere no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Estruturalmente, o documento está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é referente à caraterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido em quatro áreas (área 1 atividades de ensino-aprendizagem; área 2 atividades de organização e gestão escolar; área 3 projeto e parcerias educativas; área 4 atitude ético-profissional) , diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica e, por fim, o terceiro corresponde à sua parte investigativa onde desenvolvemos o tema intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da perceção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio. .This report presents the entire development process of the Teacher Training, whether it is the learning acquired or the practices carried out during the school year as an intern, at the Lima-de-Faria Secondary School. In this school, we accompanied the class 8ºLF3 throughout the academic year 2019/2020. It presents all the strategies, options taken, reflections, failures and achievements that were experienced all over the stage.This report represents the concluding stage of the Teacher Training curricular unit, which is part of the 2nd year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. Structurally, this document is divided into three chapters. The first one refers to the characterization of the context of the pedagogical practice, the second concerns the reflexive analysis of the pedagogical practice and was divided into four areas (area 1 teaching-learning activities; area 2 school organization and management activities; area 3 educational project and partnerships; area 4 ethical-professional attitude ), and, finally, the third chapter refers to an investigation carried out during the internship. This investigation theme is the pedagogical intervention of the physical education teacher: study about the trainee teacher perception in the beginning and intermediate stages of the internship. .2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96636http://hdl.handle.net/10316/96636TID:202808688porSanto, Rodrigo Dias Espiritoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:53:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:51.063513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA SECONDARY SCHOOL, CANTANHEDE 2019-2020 THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: A STUDY ABOUT THE TRAINEE TEACHER PERCEPTION IN THE BEGINNING AND INTERMEDIATE STAGES OF THE INTERNSHIP |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio Santo, Rodrigo Dias Espirito Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Intervenção Pedagógico Processo de Ensino-aprendizagem Teacher Training Physical Education Reflection Pedagogical Intervention Teaching-learning process |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo 2019/2020. A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo da percepção do professor estagiário no início e em fase intermédia do estágio |
author |
Santo, Rodrigo Dias Espirito |
author_facet |
Santo, Rodrigo Dias Espirito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo, Rodrigo Dias Espirito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Intervenção Pedagógico Processo de Ensino-aprendizagem Teacher Training Physical Education Reflection Pedagogical Intervention Teaching-learning process |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Intervenção Pedagógico Processo de Ensino-aprendizagem Teacher Training Physical Education Reflection Pedagogical Intervention Teaching-learning process |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96636 http://hdl.handle.net/10316/96636 TID:202808688 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96636 |
identifier_str_mv |
TID:202808688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134046509334528 |