Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.14285 |
Resumo: | A separação do lixo é uma atitude simples e faz a diferença no dia a dia, é uma prática fácil de realizar e fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável. Por meio da separação do lixo é possível: a reutilização, a reciclagem, menos impacto na natureza entre outros. Diante disso fomos à campo na escola Jorge Nascimento e atuamos com as turmas do terceiro ano com intuito de identificar o conhecimento real dos alunos sobre a separação do lixo, o projeto foi divido em três visitas sendo: 1ª visita: identificar o conhecimento real através da aplicação de uma avaliação; 2ª visita: explicar o porquê a separação do lixo é importante demostrando toda a agressão ao meio ambiente os benefícios da separação do lixo e como cada um pode contribuir fazendo sua parte; 3ª visita: aplicar a segunda avaliação para comparar a evolução de aprendizado. Com as visitas concluídas o objetivo foi avaliar o conhecimento dos alunos e comparar a evolução de aprendizagem. Por meio do resultado das avaliações foi constatado que ocorreu evolução do nível de aprendizado dos alunos em todas as turmas, os resultados obtidos reforçam a importante função da escola nas práticas sustentáveis e quanto os temas transversais se bem aplicados podem surtir efeito no comportamento e atitudes da criança. |
id |
RCAP_237ca6214b0ce988c235d55172e8a5cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PRArtigosA separação do lixo é uma atitude simples e faz a diferença no dia a dia, é uma prática fácil de realizar e fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável. Por meio da separação do lixo é possível: a reutilização, a reciclagem, menos impacto na natureza entre outros. Diante disso fomos à campo na escola Jorge Nascimento e atuamos com as turmas do terceiro ano com intuito de identificar o conhecimento real dos alunos sobre a separação do lixo, o projeto foi divido em três visitas sendo: 1ª visita: identificar o conhecimento real através da aplicação de uma avaliação; 2ª visita: explicar o porquê a separação do lixo é importante demostrando toda a agressão ao meio ambiente os benefícios da separação do lixo e como cada um pode contribuir fazendo sua parte; 3ª visita: aplicar a segunda avaliação para comparar a evolução de aprendizado. Com as visitas concluídas o objetivo foi avaliar o conhecimento dos alunos e comparar a evolução de aprendizagem. Por meio do resultado das avaliações foi constatado que ocorreu evolução do nível de aprendizado dos alunos em todas as turmas, os resultados obtidos reforçam a importante função da escola nas práticas sustentáveis e quanto os temas transversais se bem aplicados podem surtir efeito no comportamento e atitudes da criança.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.14285por1646-2335Prado, Cristiane doPrado, Fatiane doOliveira, Janaina deMassaneiro, KetlinSilveira, VeraBonassina, Ana Lucia BernoCatapan, Dariane Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.882795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
title |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
spellingShingle |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR Prado, Cristiane do Artigos |
title_short |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
title_full |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
title_fullStr |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
title_full_unstemmed |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
title_sort |
Separação do Lixo em uma Escola Municipal de São José dos Pinhais/PR |
author |
Prado, Cristiane do |
author_facet |
Prado, Cristiane do Prado, Fatiane do Oliveira, Janaina de Massaneiro, Ketlin Silveira, Vera Bonassina, Ana Lucia Berno Catapan, Dariane Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Fatiane do Oliveira, Janaina de Massaneiro, Ketlin Silveira, Vera Bonassina, Ana Lucia Berno Catapan, Dariane Cristina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Cristiane do Prado, Fatiane do Oliveira, Janaina de Massaneiro, Ketlin Silveira, Vera Bonassina, Ana Lucia Berno Catapan, Dariane Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A separação do lixo é uma atitude simples e faz a diferença no dia a dia, é uma prática fácil de realizar e fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável. Por meio da separação do lixo é possível: a reutilização, a reciclagem, menos impacto na natureza entre outros. Diante disso fomos à campo na escola Jorge Nascimento e atuamos com as turmas do terceiro ano com intuito de identificar o conhecimento real dos alunos sobre a separação do lixo, o projeto foi divido em três visitas sendo: 1ª visita: identificar o conhecimento real através da aplicação de uma avaliação; 2ª visita: explicar o porquê a separação do lixo é importante demostrando toda a agressão ao meio ambiente os benefícios da separação do lixo e como cada um pode contribuir fazendo sua parte; 3ª visita: aplicar a segunda avaliação para comparar a evolução de aprendizado. Com as visitas concluídas o objetivo foi avaliar o conhecimento dos alunos e comparar a evolução de aprendizagem. Por meio do resultado das avaliações foi constatado que ocorreu evolução do nível de aprendizado dos alunos em todas as turmas, os resultados obtidos reforçam a importante função da escola nas práticas sustentáveis e quanto os temas transversais se bem aplicados podem surtir efeito no comportamento e atitudes da criança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.14285 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.14285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950201769984 |