A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sílvia Elisabete Dias de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1064
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Especial
id RCAP_2385d5bad1ff00fed3681562563b1dee
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associadosParalisia cerebralDistúrbios comunicacionaisSistemas aumentativos e Alternativos de ComunicaçãoCerebral palsyCommunication disturbsWidening and alternative Systems of communicationWidening and Alternative Systems of CommunicationTME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)Dissertação de Mestrado em Educação EspecialO presente projeto de investigação, realizado na área da Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, pretende estudar o modo como a escola responde às necessidades das crianças com Paralisia Cerebral (PC) e distúrbios comunicacionais associados e das suas famílias. De forma mais específica, esta investigação procura perceber se os SAAC são uma mais-valia para o processo comunicacional de crianças com PC no contexto escolar e de reabilitação. Assumimos então como objetivos da nossa investigação identificar as necessidades e obstáculos referenciados por professores, pais e técnicos que acompanham as crianças com PC, nomeadamente no que concerne ao processo comunicacional; identificar os Sistemas de Comunicação utilizados por diferentes técnicos e docentes e o seu grau de adequação perante as necessidades e objetivos referenciados pelos alunos e suas famílias e identificar os critérios utilizados na seleção das ferramentas comunicacionais em contexto escolar e de reabilitação. Daí que, a questão de partida que orientou o nosso percurso de investigação foi “Os SAAC são uma mais-valia para o processo comunicacional de crianças com PC no contexto escolar e de reabilitação?” O presente estudo pretende ser um contributo para o esclarecimento desta questão. Para tal, utilizamos o inquérito por questionário como instrumento de trabalho, e que foi aplicado a famílias, professores e técnicos de crianças com PC com problemas comunicacionais associados, da área metropolitana do Porto e Lisboa. Com este instrumento pretendíamos analisar as opiniões dos professores/ técnicos e das famílias com crianças com PC com distúrbios na comunicação e fazer um levantamento das suas necessidades específicas. Os resultados obtidos confirmam a maioria das nossas hipóteses, podendo concluir-se que a família e escola privilegiam a fala como forma de comunicação com crianças com PC, e um número significativo de pais e agentes da educação (professores e técnicos) não utiliza as SAAC no trabalho com crianças com estas crianças. Daí resulta que as crianças com PC e distúrbios comunicacionais comunicam com alguma dificuldade com pais, colegas e agentes educativos, quando não usam os SAAC.This master project, realized in the Special Education area, in the Motor Mental Disabilities domain, want to study about how school answer children with Cerebral Palsy (PC) and communication disturbs needs and their family. Specifically, this investigation wants to understand if SAAC are an increment to the communicational process of the children with PC, in the scholar and rehabilitation field. So we assume, as the objective of our investigation, to identify the needs and barriers referenced by teachers, parents and technicians which work with the children with PC, especially concerning by communicational process; to identify the Communication Systems used by different teachers and technicians and the adequacy to the needs and objectives referenced by students and their families and identify the requirements used in the selection of the communication tools in the school and rehabilitation context. So, the question of departure which guided our investigative journey is “The SAAC are an increment to the communication process of the children with Cerebral Palsy in the school and rehabilitation context?” The present study mean to be a contribute in order to answer this question. For that, we applied a questioner survey to the families, teachers and technicians of the children with PC and communication problems, from the Porto and Lisbon areas. With this tool we pretend to analyze the opinions from the teachers/ technicians and families of the children with PC and communication disturbs and to carry out a survey of their specific needs. The results confirmed most of our working hypotheses, so we can conclude that family and school contexts predominantly use the speech with children with PC and communication disturbs and a significant number of parents, teachers and technicians don´t use PC and communication disturbs communicate with some difficult with parents, partners and school community when they don´t use SAAC.Orientação: Professora Doutora Daniela Nascimento2015-03-09T16:00:24Z2015-03-092014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMagalhães, S. (2014). A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1064http://hdl.handle.net/11328/1064Magalhães, S. (2014). A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1064http://hdl.handle.net/11328/1064TID:201548585porCota: TME 526Magalhães, Sílvia Elisabete Dias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:02:01Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:28.954107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
title A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
spellingShingle A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
Magalhães, Sílvia Elisabete Dias de
Paralisia cerebral
Distúrbios comunicacionais
Sistemas aumentativos e Alternativos de Comunicação
Cerebral palsy
Communication disturbs
Widening and alternative Systems of communication
Widening and Alternative Systems of Communication
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
title_short A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
title_full A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
title_fullStr A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
title_full_unstemmed A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
title_sort A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados
author Magalhães, Sílvia Elisabete Dias de
author_facet Magalhães, Sílvia Elisabete Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sílvia Elisabete Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
Distúrbios comunicacionais
Sistemas aumentativos e Alternativos de Comunicação
Cerebral palsy
Communication disturbs
Widening and alternative Systems of communication
Widening and Alternative Systems of Communication
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
topic Paralisia cerebral
Distúrbios comunicacionais
Sistemas aumentativos e Alternativos de Comunicação
Cerebral palsy
Communication disturbs
Widening and alternative Systems of communication
Widening and Alternative Systems of Communication
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
description Dissertação de Mestrado em Educação Especial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01T00:00:00Z
2015-03-09T16:00:24Z
2015-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Magalhães, S. (2014). A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1064
http://hdl.handle.net/11328/1064
Magalhães, S. (2014). A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1064
http://hdl.handle.net/11328/1064
TID:201548585
identifier_str_mv Magalhães, S. (2014). A escola e as necessidades das famílias com paralesia cerebral e distúrbios comunicacionais associados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1064
TID:201548585
url http://hdl.handle.net/11328/1064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134944027475968