Contributo dos sistemas aumentativos e alternativos para a promoção da comunicação em crianças com paralisia cerebral : intervenção e estudo de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria da Luz Gomes Martins de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vaz, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47624
Resumo: A comunicação reveste-se de grande importância em todo o processo de desenvolvimento da criança, sendo a faculdade de comunicar com clareza, fundamental para toda a sua evolução futura. No entanto, esta competência encontra-se desde muito cedo alterada em crianças com deficiência motora grave, como é o caso da paralisia cerebral. Nestas circunstâncias, as crianças tendem a adotar uma postura passiva, limitando o seu interesse, a sua curiosidade e condicionando a sua relação com os outros. Deste modo, os seus processos de aprendizagem e as condições de desenvolvimento tornam-se mais difíceis, exigindo condições e recursos extra para colmatar a situação de desvantagem em que se encontram. Neste artigo iremos apresentar o resultado de um projeto de intervenção centrado na estimulação das competências comunicativas de uma aluna com paralisia cerebral que apresentava uma quase incapacidade articulatória, resultante de uma grave anartria. O trabalho realizado focou-se do desenvolvimento das capacidades comunicativas desta criança, recorrendo à expansão e treino no uso de uma tabela de comunicação assente em símbolos gráficos dos sistemas SPC e Bliss. O trabalho pedagógico continuado com a utilização desse recurso junto da criança em estudo revelou-se eficaz, havendo-a conduzido a um aumento no conhecimento da língua nas várias vertentes avaliadas e à melhoria da qualidade do seu uso em contexto real de interação.
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