Integração dos sistemas aumentativos e alternativos nafamília de crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6070 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar e caracterizar a integração dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) nas famílias de crianças com paralisia cerebral (PC). Neste sentido, foram utilizadas famílias de 28 crianças com PC. Os critérios de inclusão definidos apontam para o benefício de acompanhamento de Terapia da Fala a frequentarem o pré-escolar ou o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB). Elaborou-se um questionário subdividido em quatro partes, a primeira recolhe dados sociodemográficos, uma segunda parte relacionada com o diagnóstico e os acompanhamentos, uma terceira parte que recolhe dados quanto ao perfil comunicativo da criança e uma quarta parte referente à utilização dos SAAC. Através da análise dos dados obtidos foi possível concluir que a introdução e o acompanhamento da implementação dos SAAC nas famílias, por um técnico especializado, é fundamental, para que posteriormente as crianças possam utilizar os mesmos noutros contextos. O envolvimento da família torna-se principal para o sucesso de uma intervenção na área da comunicação aumentativa e alternativa. |
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O presente estudo tem como objetivo avaliar e caracterizar a integração dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) nas famílias de crianças com paralisia cerebral (PC). Neste sentido, foram utilizadas famílias de 28 crianças com PC. Os critérios de inclusão definidos apontam para o benefício de acompanhamento de Terapia da Fala a frequentarem o pré-escolar ou o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB). Elaborou-se um questionário subdividido em quatro partes, a primeira recolhe dados sociodemográficos, uma segunda parte relacionada com o diagnóstico e os acompanhamentos, uma terceira parte que recolhe dados quanto ao perfil comunicativo da criança e uma quarta parte referente à utilização dos SAAC. Através da análise dos dados obtidos foi possível concluir que a introdução e o acompanhamento da implementação dos SAAC nas famílias, por um técnico especializado, é fundamental, para que posteriormente as crianças possam utilizar os mesmos noutros contextos. O envolvimento da família torna-se principal para o sucesso de uma intervenção na área da comunicação aumentativa e alternativa. |
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