Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13744 |
Resumo: | Esta dissertação centra-se no estudo da análise da relação entre abordagens da aprendizagem e conceções pessoais de inteligência. Para além da análise correlacional, proceder-se-á a uma análise das diferenças tendo em conta várias variáveis sociodemográficas, tais como, idade, género, ano escolar, rendimento académico e dias de estudo. Para perceber estas relações foi utilizado um questionário sociodemográfico, o Inventário de Processo de Estudo-IPE (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) e a Escala de Conceções Pessoais de Inteligência-ECPI (Faria, 2001). As abordagens da aprendizagem serão descritas tendo por base o modelo teórico de SAL (Students Approaches to Learning) e as conceções pessoais de inteligência serão discutidas à luz da teoria de Dweck O estudo foi realizado com 258 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas. Os principais resultados indicam-nos que existe uma correlação positiva entre a conceção estática de inteligência e a abordagem profunda da aprendizagem e entre a abordagem superficial e a conceção dinâmica. |
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Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?AprendizagemAbordagens à aprendizagemAutorregulaçãoInteligênciaConceções pessoais de inteligênciaLearningApproaches to learningAuto-regulationIntelligencePersonal conceptions intelligenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação centra-se no estudo da análise da relação entre abordagens da aprendizagem e conceções pessoais de inteligência. Para além da análise correlacional, proceder-se-á a uma análise das diferenças tendo em conta várias variáveis sociodemográficas, tais como, idade, género, ano escolar, rendimento académico e dias de estudo. Para perceber estas relações foi utilizado um questionário sociodemográfico, o Inventário de Processo de Estudo-IPE (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) e a Escala de Conceções Pessoais de Inteligência-ECPI (Faria, 2001). As abordagens da aprendizagem serão descritas tendo por base o modelo teórico de SAL (Students Approaches to Learning) e as conceções pessoais de inteligência serão discutidas à luz da teoria de Dweck O estudo foi realizado com 258 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas. Os principais resultados indicam-nos que existe uma correlação positiva entre a conceção estática de inteligência e a abordagem profunda da aprendizagem e entre a abordagem superficial e a conceção dinâmica.This dissertation focuses on the study examining the relationship between approaches to learning and personal conceptions intelligence. Beyond correlational analysis, it will carry out an analysis of the differences taking into account various socio-demographic variables such as age, gender, school year, academic performance and study days. To understand these relationships, we used a sociodemographic questionnaire, the Inventory Case Study (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) and the Scale of Intelligence-Personal Conceptions (Faria, 2001). The approaches to learning are described based on the theoretical model of SAL (Students Approaches to Learning) and conceptions personal intelligence will be discussed in the light of the theory of Dweck The study was conducted with 258 students from 7th to 9th grade, two groups of schools. The main results show us that there is a positive correlation between the static conception of intelligence and deep learning approach and enter the superficial approach and dynamic conception.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Andreia Daniela Pereira2014-02-28T13:50:04Z2013-05-1520122013-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13744TID:201678365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:38:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:01.695942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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