Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andreia Daniela Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13744
Resumo: Esta dissertação centra-se no estudo da análise da relação entre abordagens da aprendizagem e conceções pessoais de inteligência. Para além da análise correlacional, proceder-se-á a uma análise das diferenças tendo em conta várias variáveis sociodemográficas, tais como, idade, género, ano escolar, rendimento académico e dias de estudo. Para perceber estas relações foi utilizado um questionário sociodemográfico, o Inventário de Processo de Estudo-IPE (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) e a Escala de Conceções Pessoais de Inteligência-ECPI (Faria, 2001). As abordagens da aprendizagem serão descritas tendo por base o modelo teórico de SAL (Students Approaches to Learning) e as conceções pessoais de inteligência serão discutidas à luz da teoria de Dweck O estudo foi realizado com 258 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas. Os principais resultados indicam-nos que existe uma correlação positiva entre a conceção estática de inteligência e a abordagem profunda da aprendizagem e entre a abordagem superficial e a conceção dinâmica.
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