Conceções pessoais de inteligência no 5.º ano : desenvolvimento e avaliação de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena Maria Monteiro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29970
Resumo: As Conceções Pessoais de Inteligência estão divididas em duas dimensões – conceção dinâmica e conceção estática. Este modelo teórico possui várias investigações que as relacionam com múltiplas variáveis, no entanto é escassa a literatura referente a programas de intervenção em Portugal. Este estudo teve como principal objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção de promoção de uma conceção dinâmica da inteligência, em alunos do 5º ano de escolaridade. Participaram 22 alunos do 5º de escolaridade de uma escola privada do Porto. Estes estavam divididos em dois grupos (experimental e de controlo). Os instrumentos utilizados para a avaliação deste programa foram questionários e uma entrevista, elaborados no âmbito deste programa e a Escala sobre as Conceções Pessoais de Inteligência (ECPI) de Luísa Faria (2001). Com a análise de dados observaram-se no teste de design inter-sujeitos valores superiores na conceção dinâmica de inteligência no grupo experimental após a intervenção, em comparação com o grupo de controlo. Foram também percecionadas mudanças de comportamento, discurso e pensamento nos alunos participantes, após a intervenção. No entanto, os resultados no design intra-sujeitos apontam para um aumento da conceção dinâmica global e uma diminuição da conceção estática quer no grupo experimental quer no grupo de controlo.
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