Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/72477 |
Resumo: | O objetivo fulcral do presente estudo é enfatizar o papel das questões pragmáticas na adequação das atividades de interação escrita nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tal, abordaremos aspetos relacionados com a natureza e modalidades de interação escrita e relacionaremos a adequação pragmática aos componentes que intervêm nas interações estabelecidas. Daremos conta dos tipos de inadequações pragmáticas e das suas consequências na comunicação entre utilizadores de línguas distintas. Por conseguinte, defenderemos um ensino-aprendizagem da interação escrita adequada que dá primazia a metodologias e conceitos conducentes a uma consciencialização dos fatores e princípios pragmáticos na língua estrangeira, assentes numa perspetiva funcional e processual da escrita, com vista ao desenvolvimento de competências que permitam a realização de interações adequadas em diversas situações comunicativas com as quais os discentes poderão deparar-se em contextos reais de uso da língua. |
id |
RCAP_23b015ffb74fcd45170e2bda7a5acbe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/72477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmáticaComunicação escritaLíngua espanhola - EnsinoPragmáticaO objetivo fulcral do presente estudo é enfatizar o papel das questões pragmáticas na adequação das atividades de interação escrita nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tal, abordaremos aspetos relacionados com a natureza e modalidades de interação escrita e relacionaremos a adequação pragmática aos componentes que intervêm nas interações estabelecidas. Daremos conta dos tipos de inadequações pragmáticas e das suas consequências na comunicação entre utilizadores de línguas distintas. Por conseguinte, defenderemos um ensino-aprendizagem da interação escrita adequada que dá primazia a metodologias e conceitos conducentes a uma consciencialização dos fatores e princípios pragmáticos na língua estrangeira, assentes numa perspetiva funcional e processual da escrita, com vista ao desenvolvimento de competências que permitam a realização de interações adequadas em diversas situações comunicativas com as quais os discentes poderão deparar-se em contextos reais de uso da língua.Porto : [Edição do Autor]20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/72477porRodrigues, Maria Antónia da Silva Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T16:15:01Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/72477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:39:52.227885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
title |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
spellingShingle |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática Rodrigues, Maria Antónia da Silva Portela Comunicação escrita Língua espanhola - Ensino Pragmática |
title_short |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
title_full |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
title_fullStr |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
title_full_unstemmed |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
title_sort |
Operacionalizando a interação escrita adequada em E/LE : uma perspetiva pragmática |
author |
Rodrigues, Maria Antónia da Silva Portela |
author_facet |
Rodrigues, Maria Antónia da Silva Portela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Antónia da Silva Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação escrita Língua espanhola - Ensino Pragmática |
topic |
Comunicação escrita Língua espanhola - Ensino Pragmática |
description |
O objetivo fulcral do presente estudo é enfatizar o papel das questões pragmáticas na adequação das atividades de interação escrita nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tal, abordaremos aspetos relacionados com a natureza e modalidades de interação escrita e relacionaremos a adequação pragmática aos componentes que intervêm nas interações estabelecidas. Daremos conta dos tipos de inadequações pragmáticas e das suas consequências na comunicação entre utilizadores de línguas distintas. Por conseguinte, defenderemos um ensino-aprendizagem da interação escrita adequada que dá primazia a metodologias e conceitos conducentes a uma consciencialização dos fatores e princípios pragmáticos na língua estrangeira, assentes numa perspetiva funcional e processual da escrita, com vista ao desenvolvimento de competências que permitam a realização de interações adequadas em diversas situações comunicativas com as quais os discentes poderão deparar-se em contextos reais de uso da língua. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/72477 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/72477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136305179787264 |