As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marta Filipa Paulino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3463
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_23de56cf36f690ebf07d2b29bbcb9976
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógicaaprendizagemdiferenciação pedagógicasucesso educativolearningpedagogical differentiationeducational successMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório síntese de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, interligando as experiências vividas nos vários contextos de estágio e todo o desenvolvimento do percurso investigativo. A dimensão investigativa foca-se nas conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica. Este estudo permite compreender e aprofundar as caraterísticas de uma pedagogia diferenciada, com enfoque no sucesso da aprendizagem das crianças. Por meio de um estudo de caráter qualitativo, pretendeu-se conhecer as perspetivas dos participantes, nomeadamente de 4 alunos do 1º ano de escolaridade, 2 professoras de 1º CEB, 1 professora de educação especial e 2 educadoras de infância acerca da aprendizagem e da diferenciação pedagógica. Estas perspetivas foram recolhidas através da realização de entrevistas semiestruturadas, levando a verificar as conceções e formas de intervenção de cada docente e como é que implementam a diferenciação na sua prática perante a diversidade existente em sala de aula. Com este trabalho de pesquisa foi possível analisar e relacionar diferentes conceções acerca do conceito de diferenciação pedagógica, bem como um leque diversificado de estratégias adotadas pelos docentes. No caso das crianças, foram identificadas perspetivas muito singulares sobre a aprendizagem. A forma como o professor planeia e organiza as situações de aprendizagem determina, inevitavelmente, a aprendizagem, ou seja, se o docente conhecer o aluno, as suas potencialidades e dificuldades e desenvolver uma abordagem inclusiva, centrada nas suas necessidades específicas, implementando estratégias pedagógicas diferenciadas, o aluno irá certamente construir uma aprendizagem significativa.This internship synthesis report arises within the scope of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, linking the experiences cultivated in the various internship contexts and the entire development of the investigative path. The investigative dimension focuses on the conceptions of children and teachers about the learning process and pedagogical differentiation. This study allows us to understand and deepen the characteristics of a differentiated pedagogy, focusing on the success of children's learning. By means of a qualitative study, the perspectives about learning and pedagogical differentiation of some participants was brought to light, namely 4 students from the first year of schooling, 2 teachers from the 1st CEB, 1 special education teacher and 2 kindergarten teachers. These perspectives were collected through semi-structured interviews, to check the conceptions and forms of intervention of each teacher and how they implement differentiation in their practice before a classroom with existing diversity. With this research it was possible to analyze and relate different conceptions about the concept of adaptive education, as well as a wide range of strategies adopted by teachers. In the case of children, unique perspectives on learning were identified. The way in which the teacher plans and organizes learning situations inevitably determines learning. In other words, if the teacher knows the student, his potential, and difficulties, developing an inclusive approach, centered on specific needs, implementing differentiated pedagogical strategies, it will lead to a meaningful learning by the student.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Marta Filipa Paulino2021-04-25T18:02:57Z2021-04-082021-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3463TID:202698505por202698505info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:14.432695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
title As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
spellingShingle As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
Dias, Marta Filipa Paulino
aprendizagem
diferenciação pedagógica
sucesso educativo
learning
pedagogical differentiation
educational success
title_short As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
title_full As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
title_fullStr As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
title_full_unstemmed As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
title_sort As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
author Dias, Marta Filipa Paulino
author_facet Dias, Marta Filipa Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marta Filipa Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
diferenciação pedagógica
sucesso educativo
learning
pedagogical differentiation
educational success
topic aprendizagem
diferenciação pedagógica
sucesso educativo
learning
pedagogical differentiation
educational success
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-25T18:02:57Z
2021-04-08
2021-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3463
TID:202698505
url http://hdl.handle.net/10400.15/3463
identifier_str_mv TID:202698505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202698505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551339943624704