Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Margarida Infante
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10986
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8e8a2ec50771f710d2f1cd638b60758a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticasDiferenciação pedagógicaConceções de professoresPráticas de ensinoSucesso educativoPedagogical differentiationConception of teachersTeaching practicesEducational successRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É finalidade deste relatório a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica – nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) – e a apresentação de um estudo de investigação que emergiu destas práticas. A investigação intitulada “Processos de diferenciação pedagógica no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: conceções e práticas” teve como finalidade estudar as conceções e as práticas de um grupo de professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre os processos de diferenciação pedagógica na sala de aula com os alunos. Em conformidade com o objetivo de estudo, identificaram-se como objetivos específicos: (i) Caracterizar as conceções de professores do 1.º e do 2.º CEB sobre o processo de diferenciação pedagógica; (ii) Identificar as práticas de diferenciação pedagógica enunciadas pelos professores; (iii) Comparar as conceções dos professores sobre os processos de diferenciação pedagógica com as práticas que enunciam. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário (online) como técnica de recolha de dados. Participaram no estudo 50 professores dos 1.º e 2.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso Software Statistical Package for Social Sciences v25. Os resultados do estudo permitem destacar que, muito embora ambos os grupos de professores revelem conceções adequadas sobre os processos de diferenciação pedagógica, os docentes do 2.º CEB manifestam dificuldades na sua implementação, consequência do elevado número de alunos por turma. Os professores do 1.º CEB revelam-se mais favoráveis à implementação de práticas diferenciadas com os seus alunos em sala de aula.ABSTRACT The following report is developed within the course of Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The purpose of this report is the analytical and reflective description of a period of observation, intervention and pedagogical evaluation - within the context of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CBE) - and a research study that emerged from this practice. The research entitled "Pedagogical differentiation processes in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education: conceptions and practices" aims to study the conceptions and practices of a group of teachers of the 1st and 2nd CBE regarding pedagogical differentiation processes in the classroom with their students. In accordance with the study objective, the following specific objectives were identified: (i) Characterize the conceptions of teachers in the 1st and 2nd CBE regarding differentiation processes; (ii) Identify the pedagogical differentiation practices enunciated by teachers; (iii) Compare the conceptions of teachers regarding pedagogical differentiation processes with the practices they enunciate. For this purpose, a methodology of quantitative nature was used, and the data collection consisted in a survey via questionnaire. 50 teachers in the 1st and 2nd CBE participated in the study. The data processing was accomplished using Software Statistical Package for Social Sciences v25. The results of the study made it possible to show that, while both groups show adequate conceptions regarding pedagogical differentiation processes, the teachers in the 2nd CBE show difficulties in its implementation, due to the high number of students per class. The teachers in the 1st CBE are shown to be more favourable to the implementation of differentiated practices with the students in their classroom.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLGonçalves, Margarida Infante2020-01-16T14:12:01Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10986TID:202334805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.769393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
title Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
spellingShingle Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
Gonçalves, Margarida Infante
Diferenciação pedagógica
Conceções de professores
Práticas de ensino
Sucesso educativo
Pedagogical differentiation
Conception of teachers
Teaching practices
Educational success
title_short Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
title_full Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
title_fullStr Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
title_full_unstemmed Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
title_sort Processos de diferenciação pedagógica nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico: conceções e práticas
author Gonçalves, Margarida Infante
author_facet Gonçalves, Margarida Infante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Margarida Infante
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Conceções de professores
Práticas de ensino
Sucesso educativo
Pedagogical differentiation
Conception of teachers
Teaching practices
Educational success
topic Diferenciação pedagógica
Conceções de professores
Práticas de ensino
Sucesso educativo
Pedagogical differentiation
Conception of teachers
Teaching practices
Educational success
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-16T14:12:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10986
TID:202334805
url http://hdl.handle.net/10400.21/10986
identifier_str_mv TID:202334805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459769196544