Das concepções às práticas de diferenciação pedagógica no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Gonçalves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8524
Resumo: Relatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Das concepções às práticas de diferenciação pedagógica no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básicoDiferenciação pedagógicaConceções de professoresPráticas de ensinoSucesso educativoPedagogical differentiationConceptions of teachersTeaching practicesEducational successRelatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privada, localizada na área da Grande Lisboa e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 6.º ano, de uma instituição pública do concelho de Lisboa. O presente relatório integra um estudo, realizado no contexto da PES II, intitulado “Das conceções às práticas de diferenciação pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Este estudo visou estudar as conceções e as práticas de professores do 1.º e do 2.º CEB sobre a diferenciação pedagógica. Configuraram-se como objetivos específicos do estudo: (i) Descrever as conceções de professores do 1.º e do 2.º CEB sobre o processo de diferenciação pedagógica; (ii) Identificar as práticas de diferenciação pedagógica enunciadas por esses professores; e (iii) Comparar as conceções dos professores sobre os processos de diferenciação pedagógica com as práticas enunciadas. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences v23. A análise e discussão dos resultados permite destacar que, embora a maioria dos inquiridos refira implementar dispositivos de diferenciação pedagógica e planificar tendo em conta a diversidade de alunos, as práticas indicadas pelos docentes como sendo desenvolvidas em sala de aula sugerem que apenas uma reduzida percentagem destes professores o faça.ABSTRACT This report is developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work aims to describe and analyze in a reflexive way the period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the contexts of the 1st and 2nd CBE. In the 1st CBE, supervised teaching practice took place in a 1st grade class of a private educational institution, located in the Greater Lisbon area, and in the 2nd CBE, took place in two classes of the 6th grade, of a public institution located in the municipality of Lisbon. This report includes a study, carried out in the context of PES II, entitled "From conceptions to practices of pedagogical differentiation in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education". This study aimed to inquire the conceptions and practices of teachers of the 1st and 2nd CBE on pedagogical differentiation. They were set up as specific objectives of the study: (i) Describe the conceptions about the process of pedagogical differentiation of teachers of the 1st and 2nd CBE; (ii) Identify the practices of pedagogical differentiation indicated by these teachers; (iii) Compare teachers' conceptions about the processes of pedagogical differentiation with the practices enunciated. In accordance with the object of the study, a methodology of a quantitative nature was used, with a questionnaire survey as the data collection technique. The data treatment was performed with the Statistical Package for Social Sciences v23 software. The analysis and discussion of the results allow to conclude that, although the majority of respondents refer to implement pedagogical differentiation devices and to plan considering the diversity of students, the practices indicated by the teachers as being developed in the classroom suggest that only a small percentage of these teachers do it.Santos, Pereira, Maria da Conceição FigueiraRCIPLSilva, Ana Isabel Gonçalves da2018-05-23T09:02:04Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8524TID:201854430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:16.432394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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