Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22705 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_23dfd9d3c568df4fd2f76a9d9351de4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formalEducação de adultos - PortugalEducação não formalAssociaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Formação de adultos, tendo como principal objetivo relatar e refletir acerca da experiência desenvolvida ao longo do estágio no Graal. A inserção na dinâmica da própria associação possibilitou acompanhar e participar em diversos projetos, com linhas orientadoras e públicos igualmente díspares. Entre os vários projetos do Graal o estágio inseriu-se nos seguintes: Banco de Tempo; Banco de Tempo Ativo; Banco de Tempo e Comércio Justo; Entra mais em Ação pela Igualdade, Contra a Violência no Namoro; e ECO – Encontro com o Outro. A multiplicidade de projetos conduziu, naturalmente, à realização de atividades de cariz muito diverso, o que foi uma mais-valia enquanto estagiária. A experiência deste estágio permitiu encarar desafios e práticas muito semelhantes à do mundo profissional, sendo uma forma de canalizar e consolidar as aprendizagens realizadas ao longo da licenciatura e do próprio mestrado, nomeadamente no que toca à educação de adultos e às práticas de educação não formal. Por outro lado, a participação na dinâmica da associação introduziu, ainda, um relevante número de aprendizagens, nomeadamente ao nível prático, que preparam para experiências profissionais futuras. Além disto, a convivialidade presente ao longo do percurso no Graal conduziu, naturalmente, ao desenvolvimento de competências pessoais, também elas essenciais à prática educativa. Fundamentando-se no pensamento de autores basilares no campo da educação de adultos, como é exemplo Rui Canário e Paulo Freire, o presente relatório é composto por duas grandes partes: a primeira, dedicada ao pensamento de autores que contribuem para o enquadramento teórico do estágio; e a segunda, onde se descreve a associação acolhedora do estágio e as atividades desenvolvidas em cada projeto. Ao longo do relatório faz-se uma articulação permanente entre a teoria e a prática, destacando-se as aprendizagens e conhecimentos desenvolvidos que servirão de base à prática profissional.This present internship report was developed under the Master of Educational Sciences, within a specialization in adult education, the primary goal is to report and reflect about the experience that was developed throughout the internship in GraaL. The integrations in the dynamics in this very association enabled me to accompany and participate in a diversity of projects, with guiding lines and public that where very disparate. Among the projects that Graal had, the internship was inserted into the following ones: Banco de Tempo; Banco de Tempo Ativo; Banco de Tempo e Comércio Justo; Entra mais em Ação pela Igualdade, Contra a Violência no Namoro; e ECO – Encontro com o Outro. Naturally, the multiplicities of the projects lead to a realization of a diverse nature of activities, which was a very positive assist as an intern. The experience in the internship allowed me to face challenges and practices very similar to the professional world, that lead to a form of channeling and consolidating apprenticeships pursued through the bachelor’s degree and from the master’s degree itself, particularly regarding Adult Education and practices in Non Formal Education. In another hand, the participation in the dynamics of the association, lead furthermore, to a relevant number of learning experiences, especially at a practical level, which prepared for future professional experiences. Besides this, the conviviality that was always present through the entire way in GRAAL, naturally, lead to the development of personal skills, that are also essential for educational practices. Basing itself on the work of cardinal authors, in the field of Adult Education, such as Rui Canário and Paulo Freire, the present report is divided in two sections: the first part is based on the theories, works and guide lines of authors which contributed to the theoretical framework of the internship; the second part is dedicated to the description of the association in which the internship took place and the activities developed in each project. Throughout this report there is a constant articulation between theory and practice, highlighting the apprenticeships and knowledge that was developed throughout, serving as a great foundation for professional practices in the future.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Patrícia Margarida Romão2016-02-19T17:54:14Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22705TID:201237580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:16.412148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
title |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
spellingShingle |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal Silva, Patrícia Margarida Romão Educação de adultos - Portugal Educação não formal Associação Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
title_short |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
title_full |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
title_fullStr |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
title_sort |
Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal |
author |
Silva, Patrícia Margarida Romão |
author_facet |
Silva, Patrícia Margarida Romão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Margarida Romão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos - Portugal Educação não formal Associação Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
topic |
Educação de adultos - Portugal Educação não formal Associação Relatórios de estágio de mestrado - 2015 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-14 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-19T17:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22705 TID:201237580 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22705 |
identifier_str_mv |
TID:201237580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134311687913472 |