Sistema de recompensas: estudo de um caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4646 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
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Sistema de recompensas: estudo de um casoSistema de recompensasRemuneraçãoEstudo de casoSystem rewardsCompensationCase studyDissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos HumanosO presente estudo tem sobretudo um caráter exploratório e desenvolve-se num ambiente de descoberta da lógica de implementação e gestão do sistema de recompensas, através do estudo de um caso. Tem como objetivo geral perceber como a empresa em estudo define e estrutura o seu sistema de recompensas, pretendendo-se igualmente conhecer quais as componentes atribuídas aos trabalhadores incluindo a componente variável, saber que benefícios e incentivos são atribuídos, perceber qual é o tipo de sistema e se é eficaz. De forma a alcançar os objetivos deste estudo foi aplicada uma entrevista à responsável pela gestão do sistema de recompensas e foram aplicados inquéritos por questionário aos trabalhadores dos escritórios centrais. Os resultados dos inquéritos foram analisados recorrendo-se ao software SPSS tendo sido agrupados em fatores, através de uma Análise Fatorial Exploratória. De acordo com os dados obtidos foi possível verificar que as diretrizes gerais do sistema de recompensas da empresa em estudo são definidas centralmente, a nível da empresa-mãe e que localmente é ajustada ao contexto tanto interno como externo. Estamos perante uma empresa em que o seu sistema de remunerações assenta nas funções, como forma de definição da sua componente fixa e a esta componente alia uma componente variável que está dependente do desempenho do trabalhador, benefícios sociais como forma de colmatar carências sociais e possibilidade de compra de ações. O sistema de recompensas nesta empresa reúne os pressupostos para ser considerado eficaz, os fatores intrínsecos fazem parte integrante deste sistema, podendo ser caracterizado como um sistema de remuneração tradicional que integra a componente do desempenho e valoriza a parte variável. Estas conclusões são retiradas quer da análise de conteúdo da entrevista quer do resultado da AFE dos questionários, havendo conformidade entre as conclusões da entrevista e dos questionários.study has an exploratory character and develops an environment of discovery of logic and implementation of management reward system through a case study. It aims to understand how the company structure and defines your reward system, the aim is also know which parts allotted to employees including the variable component, know what benefits and incentives are awarded, understand what kind of system and if it is effective. In order to achieve the objetives of this study was applied an interview to the responsible of managing system of rewards and questionnaire surveys were applied to workers from central offices. Survey results were analyzed using SPSS software and having been grouped into factors through an Exploratory Fator Analysis. According to the data obtained, it was possible to verify that the general guidelines of the reward system of the company under study are defined centrally and locally are adjusted to both internal and external context. We are dealing with a company that bases its reward system functions as a way to define its fixed and this component combines a variable component that depends on the performance of the worker, the social benefits to meet social needs and the possibility of buying shares. The reward system in this company meets the conditions to be considered effective, the intrinsic factors are an integral part of this system, which can be characterized as a traditional pay system that integrates component performance and values the variable part. These findings are taken from both the content analysis of the interview and of the outcome of the questionnaires AFE, given the differences between the findings of interviews and questionnaires.Escola Superior de Ciências EmpresariaisVaz, Isabel FariaRepositório ComumRosa, Adriana Isabel Varela2013-08-20T09:08:52Z2013-07-052013-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:03.412782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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