Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tatiana Carminda Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21401
Resumo: Atualmente, devido ao facto de o mercado do trabalho exigir cada vez mais das organizações e da influência da competitividade internacional, a maioria das empresas são obrigadas a seguir padrões que até então não estavam habituadas e a deixar conceitos que se tornam praticamente obsoletos, tais como o “trabalho para a vida toda”, porque os colaboradores são cada vez mais exigentes. Por este motivo verifica-se que as organizações têm cada vez mais a necessidade de valorizar os seus colaboradores e criar condições favoráveis ao seu bom desempenho, bem-estar e realização pessoal. Um colaborador que se sinta reconhecido e valorizado pela organização onde trabalha, executa melhor as suas funções, mantendo atitudes pessoais e comportamentais positivas. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar as motivações dos colaboradores hospitalares, que operam no setor privado, público e social, percebendo ainda a satisfação com o sistema de recompensas oferecido pelos diferentes hospitais portugueses da zona norte, com as quais têm algum tipo de situação contratual. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se por ser de natureza quantitativa e baseou-se na realização de um inquérito por questionário aplicados aos colaboradores do setores público, privado e social dos variados hospitais da zona Norte do país. Os resultados obtidos através da investigação realizada, permitem aferir que a motivação intrínseca e as recompensas intrínsecas tem um maior peso no ambiente laboral e apesar do meio hospitalar apresentar algumas debilidades ao nível da motivação extrínseca e recompensas extrínsecas, as mesmas são balançadas pela parte intrínseca.
id RCAP_9e1c461f52a71bcdd338fc8b4ab406cf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalarMotivaçãoSistema de recompensasRecompensas intrínsecasRecompensas extrínsecasSetor hospitalarMotivationRewards systemIntrinsic rewardsExtrinsic rewardsHospital sectorGestãoAtualmente, devido ao facto de o mercado do trabalho exigir cada vez mais das organizações e da influência da competitividade internacional, a maioria das empresas são obrigadas a seguir padrões que até então não estavam habituadas e a deixar conceitos que se tornam praticamente obsoletos, tais como o “trabalho para a vida toda”, porque os colaboradores são cada vez mais exigentes. Por este motivo verifica-se que as organizações têm cada vez mais a necessidade de valorizar os seus colaboradores e criar condições favoráveis ao seu bom desempenho, bem-estar e realização pessoal. Um colaborador que se sinta reconhecido e valorizado pela organização onde trabalha, executa melhor as suas funções, mantendo atitudes pessoais e comportamentais positivas. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar as motivações dos colaboradores hospitalares, que operam no setor privado, público e social, percebendo ainda a satisfação com o sistema de recompensas oferecido pelos diferentes hospitais portugueses da zona norte, com as quais têm algum tipo de situação contratual. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se por ser de natureza quantitativa e baseou-se na realização de um inquérito por questionário aplicados aos colaboradores do setores público, privado e social dos variados hospitais da zona Norte do país. Os resultados obtidos através da investigação realizada, permitem aferir que a motivação intrínseca e as recompensas intrínsecas tem um maior peso no ambiente laboral e apesar do meio hospitalar apresentar algumas debilidades ao nível da motivação extrínseca e recompensas extrínsecas, as mesmas são balançadas pela parte intrínseca.Nowadays, since the employment market demands more and more from organizations and the influence of international competitiveness, most companies are obliged to follow standards that they were not used to until then and to leave concepts that have become practically obsolete, such as “a job for life”, because employees are more and more demanding. For this reason, there is an increasing need to value its employees and create favorable conditions for their good performance, well-being and personal fulfillment. An employee who feels recognized and valued by the organization where he/she works, performs his/her functions better, maintaining positive personal and behavioral attitudes. This research has as its main objective to analyze the motivations of hospital employees, who operate in the private, public and social sectors, also perceiving their satisfaction with the system of rewards offered by the different Portuguese hospitals in the northern area, with which they have some type of contractual situation. The methodology adopted in this study is characterized as quantitative and was based on the completion of a questionnaire survey applied to employees in the public, private and social sectors, of the various hospitals in the northern area of the country. The results obtained through the research conducted allow us to conclude that intrinsic motivation and intrinsic rewards have a greater weight in the work environment and, although the hospital environment has some weaknesses in terms of extrinsic motivation and extrinsic rewards, they are balanced by the intrinsic part.Bernardino, Susana Jacinta QueirósRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Tatiana Carminda Oliveira2023-01-10T11:22:58Z2022-11-072022-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21401TID:203155750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:28.163997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
title Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
spellingShingle Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
Pereira, Tatiana Carminda Oliveira
Motivação
Sistema de recompensas
Recompensas intrínsecas
Recompensas extrínsecas
Setor hospitalar
Motivation
Rewards system
Intrinsic rewards
Extrinsic rewards
Hospital sector
Gestão
title_short Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
title_full Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
title_fullStr Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
title_full_unstemmed Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
title_sort Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
author Pereira, Tatiana Carminda Oliveira
author_facet Pereira, Tatiana Carminda Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardino, Susana Jacinta Queirós
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tatiana Carminda Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Sistema de recompensas
Recompensas intrínsecas
Recompensas extrínsecas
Setor hospitalar
Motivation
Rewards system
Intrinsic rewards
Extrinsic rewards
Hospital sector
Gestão
topic Motivação
Sistema de recompensas
Recompensas intrínsecas
Recompensas extrínsecas
Setor hospitalar
Motivation
Rewards system
Intrinsic rewards
Extrinsic rewards
Hospital sector
Gestão
description Atualmente, devido ao facto de o mercado do trabalho exigir cada vez mais das organizações e da influência da competitividade internacional, a maioria das empresas são obrigadas a seguir padrões que até então não estavam habituadas e a deixar conceitos que se tornam praticamente obsoletos, tais como o “trabalho para a vida toda”, porque os colaboradores são cada vez mais exigentes. Por este motivo verifica-se que as organizações têm cada vez mais a necessidade de valorizar os seus colaboradores e criar condições favoráveis ao seu bom desempenho, bem-estar e realização pessoal. Um colaborador que se sinta reconhecido e valorizado pela organização onde trabalha, executa melhor as suas funções, mantendo atitudes pessoais e comportamentais positivas. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar as motivações dos colaboradores hospitalares, que operam no setor privado, público e social, percebendo ainda a satisfação com o sistema de recompensas oferecido pelos diferentes hospitais portugueses da zona norte, com as quais têm algum tipo de situação contratual. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se por ser de natureza quantitativa e baseou-se na realização de um inquérito por questionário aplicados aos colaboradores do setores público, privado e social dos variados hospitais da zona Norte do país. Os resultados obtidos através da investigação realizada, permitem aferir que a motivação intrínseca e as recompensas intrínsecas tem um maior peso no ambiente laboral e apesar do meio hospitalar apresentar algumas debilidades ao nível da motivação extrínseca e recompensas extrínsecas, as mesmas são balançadas pela parte intrínseca.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-07
2022-11-07T00:00:00Z
2023-01-10T11:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21401
TID:203155750
url http://hdl.handle.net/10400.22/21401
identifier_str_mv TID:203155750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131502217265152