Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21401 |
Resumo: | Atualmente, devido ao facto de o mercado do trabalho exigir cada vez mais das organizações e da influência da competitividade internacional, a maioria das empresas são obrigadas a seguir padrões que até então não estavam habituadas e a deixar conceitos que se tornam praticamente obsoletos, tais como o “trabalho para a vida toda”, porque os colaboradores são cada vez mais exigentes. Por este motivo verifica-se que as organizações têm cada vez mais a necessidade de valorizar os seus colaboradores e criar condições favoráveis ao seu bom desempenho, bem-estar e realização pessoal. Um colaborador que se sinta reconhecido e valorizado pela organização onde trabalha, executa melhor as suas funções, mantendo atitudes pessoais e comportamentais positivas. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar as motivações dos colaboradores hospitalares, que operam no setor privado, público e social, percebendo ainda a satisfação com o sistema de recompensas oferecido pelos diferentes hospitais portugueses da zona norte, com as quais têm algum tipo de situação contratual. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se por ser de natureza quantitativa e baseou-se na realização de um inquérito por questionário aplicados aos colaboradores do setores público, privado e social dos variados hospitais da zona Norte do país. Os resultados obtidos através da investigação realizada, permitem aferir que a motivação intrínseca e as recompensas intrínsecas tem um maior peso no ambiente laboral e apesar do meio hospitalar apresentar algumas debilidades ao nível da motivação extrínseca e recompensas extrínsecas, as mesmas são balançadas pela parte intrínseca. |
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Sistema de recompensas e motivação nos colaboradores do setor hospitalarMotivaçãoSistema de recompensasRecompensas intrínsecasRecompensas extrínsecasSetor hospitalarMotivationRewards systemIntrinsic rewardsExtrinsic rewardsHospital sectorGestãoAtualmente, devido ao facto de o mercado do trabalho exigir cada vez mais das organizações e da influência da competitividade internacional, a maioria das empresas são obrigadas a seguir padrões que até então não estavam habituadas e a deixar conceitos que se tornam praticamente obsoletos, tais como o “trabalho para a vida toda”, porque os colaboradores são cada vez mais exigentes. Por este motivo verifica-se que as organizações têm cada vez mais a necessidade de valorizar os seus colaboradores e criar condições favoráveis ao seu bom desempenho, bem-estar e realização pessoal. Um colaborador que se sinta reconhecido e valorizado pela organização onde trabalha, executa melhor as suas funções, mantendo atitudes pessoais e comportamentais positivas. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar as motivações dos colaboradores hospitalares, que operam no setor privado, público e social, percebendo ainda a satisfação com o sistema de recompensas oferecido pelos diferentes hospitais portugueses da zona norte, com as quais têm algum tipo de situação contratual. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se por ser de natureza quantitativa e baseou-se na realização de um inquérito por questionário aplicados aos colaboradores do setores público, privado e social dos variados hospitais da zona Norte do país. Os resultados obtidos através da investigação realizada, permitem aferir que a motivação intrínseca e as recompensas intrínsecas tem um maior peso no ambiente laboral e apesar do meio hospitalar apresentar algumas debilidades ao nível da motivação extrínseca e recompensas extrínsecas, as mesmas são balançadas pela parte intrínseca.Nowadays, since the employment market demands more and more from organizations and the influence of international competitiveness, most companies are obliged to follow standards that they were not used to until then and to leave concepts that have become practically obsolete, such as “a job for life”, because employees are more and more demanding. For this reason, there is an increasing need to value its employees and create favorable conditions for their good performance, well-being and personal fulfillment. An employee who feels recognized and valued by the organization where he/she works, performs his/her functions better, maintaining positive personal and behavioral attitudes. This research has as its main objective to analyze the motivations of hospital employees, who operate in the private, public and social sectors, also perceiving their satisfaction with the system of rewards offered by the different Portuguese hospitals in the northern area, with which they have some type of contractual situation. The methodology adopted in this study is characterized as quantitative and was based on the completion of a questionnaire survey applied to employees in the public, private and social sectors, of the various hospitals in the northern area of the country. The results obtained through the research conducted allow us to conclude that intrinsic motivation and intrinsic rewards have a greater weight in the work environment and, although the hospital environment has some weaknesses in terms of extrinsic motivation and extrinsic rewards, they are balanced by the intrinsic part.Bernardino, Susana Jacinta QueirósRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Tatiana Carminda Oliveira2023-01-10T11:22:58Z2022-11-072022-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21401TID:203155750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:28.163997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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