A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3757
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_23ed679871bf768ba6bb5350e7400bfb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básicomotivaçãointeressesmotivação intrínsecamotivação extrínsecaaprendizagensensino-aprendizagem.motivationinterestsintrinsic motivationextrinsic motivationlearningteaching-learningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final de estágio foi elaborado com objetivo na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), é um relatório de caracter informativo e investigativo, na medida em que apresenta primeiramente as práticas realizadas no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos: creche, jardim de infância, 2.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB. A segunda parte assenta na investigação realizada tendo como tema “A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo que a mesma é de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, possuindo como instrumentos de recolha de dados, entrevistas semi estruturadas a três educadoras de infância e a duas docentes, inquéritos realizados às crianças mais velhas de jardim de infância e a crianças de 3º e 4º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta investigação demonstram que crianças motivadas revelam aprendizagens mais significativas, que os interesses potenciam a motivação, que é importante os docentes encontrarem estratégias e que utilizem recursos que sejam do interesse e do gosto do seu grupo de crianças, para que as mesmas consigam focar a sua atenção e que posteriormente realizem as tarefas com gosto e vontade em aprender. Apresenta os fatores que influenciam a motivação, segundo a perspetiva das educadoras e docentes, reflete sobre o papel dos docentes na promoção da motivação nas crianças e sobre a forma como ambiente e a organização da sala promovem a motivação.The final internship report was prepared with the purpose of obtaining a Master’s Degree in Pre-School Education and Elementary School Education. It is a report of informative and investigative nature that presents primarily practices carried out within the scope of the Supervised Teaching Practices within the curriculum in four contexts: Nursery, Kindergarten, 2nd year of 1st CEB, and 3rd year of 1st CEB. The second part is based on research focused on the theme of “ The influence motivation has on the teachings of children in Pre-School and Elementary School” with the understanding that it is of mixed nature as it presents qualitative and quantitative methodologies which includes as instruments of data collection: semi-structured interviews with three Kindergarten educators and two Elementary School teachers, and surveys collected from older kindergarten children and children in the 3rd and 4th grade. The results obtained in the research and investigation demonstrate that motivated children reveal more significant learning, that the interests enhance motivation, that it is important for teachers to identify strategies, and that they utilize resources that are of interest to its group of children, so that they can focus their attention to subsequently carry out the tasks with pleasure and willingness to learn. To present the factors that influence motivation, from the perspective of the educators and teachers, reflects on the role of the teachers in promoting motivation in the children as well as on the environment and on the organization of the classroom to promote motivation.Tagarro, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Joana Alves2021-11-30T15:10:06Z2021-09-082021-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3757TID:202775640por202775640info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:28.466179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Ferreira, Joana Alves
motivação
interesses
motivação intrínseca
motivação extrínseca
aprendizagens
ensino-aprendizagem.
motivation
interests
intrinsic motivation
extrinsic motivation
learning
teaching-learning
title_short A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Ferreira, Joana Alves
author_facet Ferreira, Joana Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tagarro, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joana Alves
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
interesses
motivação intrínseca
motivação extrínseca
aprendizagens
ensino-aprendizagem.
motivation
interests
intrinsic motivation
extrinsic motivation
learning
teaching-learning
topic motivação
interesses
motivação intrínseca
motivação extrínseca
aprendizagens
ensino-aprendizagem.
motivation
interests
intrinsic motivation
extrinsic motivation
learning
teaching-learning
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T15:10:06Z
2021-09-08
2021-09-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3757
TID:202775640
url http://hdl.handle.net/10400.15/3757
identifier_str_mv TID:202775640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202775640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137043985465344