Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47072 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_23f764c2f31cb847e0f389e7356e991c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia BMultimédiaDesenhoTécnicas de aprendizagemAprendizagem colaborativaMovimentoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório de prática profissional supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário e reúne as informações relativas à intervenção didática desenvolvida na Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa), na disciplina de Oficina de Multimédia B, numa turma do 12º ano do curso CientificoHumanístico de Artes Visuais. A partir da análise do contexto educativo, artístico, escolar e curricular, e das questões da prática pedagógica no Ensino Artístico, foi pelo paradigma do desenho de observação e da sua dimensão basilar e fulcral na aprendizagem artística, que se criou o presente projeto pedagógico, com o qual se pretendeu uma ação educativa assertiva e conducente a aprendizagens significativas. Esta unidade didática foi intitulada “Desenho Cego e Movimento” e representa a necessidade de analisar, explorar e compreender as temáticas do desenho de observação através do desenho cego e a noção de movimento enquanto exercício que pode ter um papel fundamental na formação do aluno de artes visuais. Foi criada esta unidade didática com dois objetivos principais. Primeiramente tem-se em vista que os alunos explorem e dominem as potencialidades do desenho cego no âmbito do desenho de observação e no ambiento de técnicas de aprendizagem de desenho. Posteriormente, a interpretação e desconstrução do conceito objeto estanque e inalterável e projetar uma animação 2D. As estratégias adotadas passaram primeiramente por definir um exercício de desenho cego que definia uma coreografia espontânea, a cargo dos alunos que a executavam à vez, enquanto os outros colegas registam esta coreografia através do desenho cego. Posteriormente foi-lhes lançado o desafio de animarem a sequencia de desenhos resultantes do primeiro exercício com visto a uma exploração e estudo do movimento. Em grupos de dois espera-se que os alunos desconstruíssem e recriassem uma animação que promovesse a noção de movimento. Dos resultados finais considerase que foram alcançadas aprendizagens significativas relativas às questões propostas pela unidade didática.This supervised professional practice report was carried out within the scope of the Master in Teaching of Visual Arts in the 3 rd grade and Secondary Cycle and assembles information related to the didactic intervention developed at the Secondary School Pedro Nunes (Lisbon), in the discipline of Oficina Multimedia B, in a 12th year class of the Scientific-Humanistic Visual Arts course. From the investigation of the educational, artistic, school and curricular context, and of the questions of pedagogical practice in Artistic Teaching, it was through the archetype of observation drawing and its fundamental dimension in artistic learning, that this pedagogical project was created, with which it was intended an assertive educational action and leading to meaningful learning. This didactic assembly was entitled “Blind Drawing and Movement” and represents the need to analyze, explore and understand the themes of observation drawing through blind drawing and movement as exercises that can play a fundamental role in the education of the visual arts student. This didactic unit was created with two main objectives. First, it is intended that students explore and master the potential of blind drawing in the context of observation drawing and in the environment of alternative artistic learning. Subsequently, the interpretation and deconstruction of the solid and unalterable object concept and project a 2D animation. The strategies adopted were essentially to define a blind drawing exercise that defined a spontaneous choreography, in charge of the students who performed it at the same time, while the other colleagues recorded this choreography through blind drawing. Afterwards, they were challenged to animate the sequence of drawings resulting from the first exercise with a view to exploring and studying movement. In pairs, the students are expected to deconstruct and recreate an animation that promotes the notion of movement. From the final results, it is considered that significant learning has been achieved regarding the questions proposed by the didactic unit.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Diogo Pereira2021-03-25T15:50:56Z20202020-06-122020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamvideo/quicktimeapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/47072TID:202679217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:09.120265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
title |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
spellingShingle |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B Santos, Diogo Pereira Multimédia Desenho Técnicas de aprendizagem Aprendizagem colaborativa Movimento Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
title_full |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
title_fullStr |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
title_full_unstemmed |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
title_sort |
Desenho cego e movimento : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B |
author |
Santos, Diogo Pereira |
author_facet |
Santos, Diogo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diogo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimédia Desenho Técnicas de aprendizagem Aprendizagem colaborativa Movimento Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multimédia Desenho Técnicas de aprendizagem Aprendizagem colaborativa Movimento Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-12 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-25T15:50:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47072 TID:202679217 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47072 |
identifier_str_mv |
TID:202679217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream video/quicktime application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537337274368 |