Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52222 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_5e97e38daa71a78126232cc3a2892fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédiaArtes visuaisCriatividadeTrabalho colaborativoMotivaçãoMultimédiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório faz referência à prática de ensino supervisionada intitulado Da Tridimensionalidade à Bidimensionalidade, implementado na Escola Secundária José Gomes Ferreira em Benfica, numa turma de 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. A unidade didática apresentada tem caráter interdisciplinar entre duas disciplinas, partindo do mais plástico, uma arte manual para outra centrada na arte digital. O que se pretende com este projeto é que os alunos se motivem realizando uma atividade interdisciplinar, que iniciam na disciplina de Oficinas de Arte e prosseguem em Oficina de Multimédia B. A metodologia de investigação caracteriza-se como investigação ação, enquadra-se no paradigma interpretativo com abordagem qualitativa, uma vez que a recolha de dados será realizada através da observação e de questionários. No âmbito do enquadramento teórico, faz-se uma abordagem às correntes de educação artística e perfil do professor, segue para algumas das teorias de aprendizagem pertinentes para este estudo de caso; breve enquadramento do movimento surrealista e o livro “Cidades Invisíveis” e ainda a caraterização do contexto escolar. No âmbito do enquadramento curricular e pedagógico compreende a apresentação da unidade didática, a planificação, o relatório, mas também foram apresentados os resultados dos trabalhos realizados pelos alunos, bem como uma avaliação da unidade didática. Os resultados obtidos na implementação da unidade didática foram positivos, indicaram sucesso dos alunos, além do sucesso escolar os alunos referiram a ampliação de conhecimentos diferenciados, que futuramente lhes podem ser úteis, também demostraram motivação e interesse pela proposta.The present report makes reference to the supervised teaching practice entitled From Tridimensionality to Dimensionality, implemented at Escola Secundária José Gomes Ferreira in Benfica in a 12th grade class of the scientific-humanistic Course of Visual Arts. The didactic unit presented has an interdisciplinary character between two disciplines, starting from the most plastic, a manual art to another centered on digital art. What is intended with this project is that students are motivated by performing an interdisciplinary activity that start in the discipline of Art Workshops and pursue in Multimedia Workshop B. The research methodology is characterized as action research which fits into the interpretative paradigm with a qualitative approach since data collection will be carried out through observation and questionnaires. Within the scope of the theoretical framework, an approach is made to the currents of artistic education and the teacher's profile follows for some of the theories of learning relevant to this study case; brief framing of surrealist movement and the book “Cidades Invisíveis” and also the characterization of school context. Within the scope of the curricular and pedagogical framework, the presentation of the didactic unit includes, the planning, the report, but also the results of the works carried out by the students were presented, as well as an evaluation of the didactic unit. The obtained results in the implementation of the didactic unit were positive, indicated the students' success, beside school’s success students referred the expansion of differentiated knowledge, that in the future can be usefull and also showed motivation and interest in the proposal.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaCruz, Vera Catarina Lopes2022-04-06T14:30:42Z20202020-12-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:23.221450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
title |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
spellingShingle |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia Cruz, Vera Catarina Lopes Artes visuais Criatividade Trabalho colaborativo Motivação Multimédia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
title_full |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
title_fullStr |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
title_full_unstemmed |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
title_sort |
Da tridimensionalidade à bidimensionalidade : projeto interdisciplinar entre oficina de artes e oficina de multimédia |
author |
Cruz, Vera Catarina Lopes |
author_facet |
Cruz, Vera Catarina Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Vera Catarina Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Criatividade Trabalho colaborativo Motivação Multimédia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Artes visuais Criatividade Trabalho colaborativo Motivação Multimédia Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-04 2020-01-01T00:00:00Z 2022-04-06T14:30:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52222 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134584430919680 |