Cyberbullying : descomprometimento moral no discurso dos adolescentes no contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Mariana Sofia Afonso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37826
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
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spelling Cyberbullying : descomprometimento moral no discurso dos adolescentes no contexto portuguêsCyberbullyingAdolescentesTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018O cyberbullying é uma forma de violência entre pares que ocorre no contexto virtual e que se caracteriza pela intencionalidade de magoar o outro, de forma repetida e agressiva, com o objetivo de causar dano ou stresse emocional. O impacto negativo deste fenómeno nas vítimas parece ser mais visível nos adolescentes, podendo conduzir ao abandono escolar, consumo de substâncias psicoativas e dificuldades de relacionamento. Neste sentido, é essencial prevenir e intervir no cyberbullying, em particular junto dos adolescentes. O comportamento do observador, especificamente, tem vindo a ser estudado com maior ênfase nos últimos anos, considerando a influência que o mesmo pode ter neste tipo de situações. Por um lado, os observadores podem intervir de forma positiva e ativa, nomeadamente denunciar, procurar ajuda para lidar com a situação, ou defender a vítima. Por outro lado, muitas vezes, os observadores não intervêm da forma desejada, juntando-se ao agressor, reforçando o seu comportamento, ou ignorando a situação e optando por não intervir. Como tal, é necessário averiguar os possíveis motivos que levam a este último tipo de comportamentos. Este estudo tem como principal objetivo perceber os mecanismos psicológicos que os adolescentes utilizam para justificar moralmente as ações dos agressores, em situações de cyberbullying, segundo uma perspetiva sociocognitiva. Neste trabalho, foi realizada uma análise temática de 25 entrevistas semiestruturadas a adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos (M= 16.8), provenientes de uma amostra alargada de 160 participantes. Os mecanismos de descomprometimento moral que apresentaram maior incidência foram linguagem eufemística (37.9%) e atribuição de culpa à vítima (51.7%). Estes resultados indicam, assim, que os adolescentes que se descomprometem moralmente das situações de cyberbullying parecem desvalorizar o grau de seriedade do comportamento do agressor, utilizando expressões linguísticas nesse sentido (i.e., linguagem eufemística), além de atribuírem frequentemente a responsabilidade pelo comportamento do agressor à vítima. Também foi visível a presença de outros mecanismos de descomprometimento moral, nomeadamente comparação vantajosa, deslocamento da responsabilidade, difusão da responsabilidade e distorção das consequências. O presente trabalho pretende contribuir para salientar a importância do papel dos observadores na prevenção e na intervenção em situações de cyberbullying. Neste sentido, através da compreensão dos mecanismos que os adolescentes utilizam para se descomprometer moralmente, poderá tornar-se mais fácil definir estratégias psicoeducacionais que conduzam os observadores a intervir de forma ativa e positiva no cyberbullying.Cyberbullying is a form of peer aggression which occurs in the virtual context, and it is defined by the intentionality of harming others, in a repetitive and aggressive way, in order to cause damage or emotional distress. The negative effects of this phenomenon seem to be more prominent in adolescents, such as school dropout, consumption of psychoactive substances, and relationship difficulties. In this sense, it is essential to prevent and intervene in cyberbullying, especially among adolescents. Studies on bystander behavior have increased in recent years considering the influence bystanders may exert in this type of events. On the one hand, bystanders may be active and positive participants by reporting, seeking help or defending the victim. On the other hand, bystanders often behave in an undesirable manner by joining the aggressors, reinforcing their behavior, or ignoring the situation and choosing not to intervene. Therefore, there is a need to apprehend the possible motives which lead bystanders to this later type of behaviors. The main objective of this work is to understand the psychological mechanisms used by adolescents to morally justify aggressors’ actions in cyberbullying situations, according to a sociocognitive approach. In this study, a thematic analysis of 25 semi-structured interviews of adolescents, aged from 14 to 20 years (M = 16.8), from a larger sample of 160 participants, was conducted. The mechanisms of moral disengagement which were found to be more prevalent included euphemistic labelling (37.9%) and blaming the victim (51.7%). These results suggest that adolescents which tend to morally disengage in cyberbullying situations seem to diminish the degree of seriousness of the aggressor's behaviors, by resorting to linguistic expressions (i.e., euphemistic labelling) with that intention. Additionally, results suggest that adolescents often seem to attribute the responsibility of aggressor’s behaviors to the victim. Other mechanisms of moral disengagement were also found, such as advantageous comparison, displacement of responsibility, diffusion of responsibility, and distortion of consequences. The present work emphasizes the importance of bystanders in the prevention and intervention in cyberbullying events. In this sense, understanding the mechanisms used by adolescents to morally disengage may help to better define psychoeducational strategies which can contribute to more active and positive bystanders’ actions with regard to cyberbullying.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Pereira, Nádia Margarida SalgadoRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Mariana Sofia Afonso2019-04-03T10:05:56Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37826TID:202188191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:48.369434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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